VTEX: O QUE É E POR QUE ESTÁ REVOLUCIONADO O MERCADO DE ECOMMERCE

vtex o que é

Se você quer saber sobre VTEX, o que é e o por quê tem se falado tanto nessa solução para e-commerce, você está no lugar certo. A marca é responsável por ser a plataforma que garante a estrutura de milhares de lojas online dentro e fora do Brasil e está transformando a forma de vender pela internet.

Encontrar a plataforma ideal para e-commerce pode ser um grande desafio para quem está começando agora. Isso porque, uma escolha mal feita pode prejudicar o desempenho da loja e dificultar que as vendas aconteçam como deveriam.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre a plataforma de e-commerce VTEX e por que vale a pena investir nessa solução para tornar a operação da sua loja online mais eficiente e de alta performance. Confira!

VTEX: O que é e por que tem se destacado tanto no mercado digital?

Segundo a definição da própria empresa, a VTEX é uma plataforma de comércio digital para empresas que desejam vender pela internet. Atualmente, a plataforma brasileira é vista como a maior e mais completa da América Latina, atuando em mais de 16 países. 

Diferente de grandes concorrentes do mercado, a VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service) e oferece uma estrutura completa para que o lojista faça o cadastro de todos os produtos, integre os meios de pagamento, as opções de frete, acompanhe as vendas e faça a gestão completa em um único lugar.

O seu funcionamento é todo em nuvem, ou seja, não é preciso fazer nenhum tipo de instalação para colocar a loja no ar, facilitando ainda mais para que o desenvolvimento e a gestão aconteçam de maneira integrada e fluida.

Não é à toa que a VTEX tem se destacado no mercado digital. Isso porque, a empresa investe constantemente em inovação tecnológica, permitindo que seus clientes tenham acesso a recursos de ponta para aprimorar suas operações de comércio eletrônico. A plataforma oferece recursos de inteligência artificial, machine learning, analytics, entre outros, que permitem que os varejistas personalizem a experiência de compra dos consumidores e otimizem seus resultados.

Outro ponto que tem ajudado a VTEX a se destacar no mercado digital é sua abordagem centrada no cliente. A empresa busca entender as necessidades de seus clientes e oferecer soluções personalizadas para cada um deles. Além disso, a VTEX tem uma equipe de suporte técnico dedicada, que está sempre pronta para ajudar os clientes a resolverem quaisquer problemas que possam surgir ao utilizar a plataforma.

Além disso, visão de longo prazo da empresa tem contribuído fortemente para posicionar a plataforma no topo da lista. A empresa não busca apenas oferecer uma plataforma de comércio eletrônico, e sim criar um ecossistema completo para seus clientes, incluindo desde soluções de pagamento até serviços de marketing e logística. Essa visão ampla permite que a VTEX se posicione como um parceiro estratégico para seus clientes, ajudando-os a crescer e se desenvolver no mercado digital.

Resumindo, a VTEX é a melhor opção para quem quer uma plataforma atualizada e pensada de ponta a ponta na experiência do usuário, experiência do desenvolvedor e do gestor, capaz de acompanhar as evoluções de negócio de seus clientes e, principalmente, de atender os avanços do mercado.

+ LEIA TAMBÉM: O que o VTEX Insurance tem a ver com o aumento da sua receita?

As principais vantagens da plataforma VTEX

Não é preciso ir muito longe para entender que a empresa está cada vez mais empenhada em liderar o ranking de melhor plataforma de e-commerce do mercado. As atualizações são constantes, o que torna possível o lançamento de novas funcionalidades com frequência.

Porém, um dos principais pontos de destaque é que na VTEX as ideias saem do papel e os novos recursos são disponibilizados para os lojistas constantemente. Isso faz com que os clientes da plataforma estejam sempre um passo à frente, andando lado a lado com as principais tendências mundiais do segmento.

Veja a seguir algumas características que reforçam as principais vantagens da VTEX:

  • Plataforma 100% customizável, possibilitando a criação de um design totalmente exclusivo
  • Adaptação responsiva em todos os formatos de telas
  • SmartCheckout: processo de compra patenteado e comprovadamente seguro, com foco na agilidade e experiência do usuário
  • Integração com diferentes tecnologias de pagamento, precificação, logística, entre outras.
  • Sistema de gerenciamento centralizado
  • Estrutura para lojas B2B e B2C
  • Conteúdo dinâmico a partir do comportamento do consumidor
  • Catalogação de mercadorias com foco em usabilidade
  • Diferentes modalidade de negócio, como omnichannel, compre online e retira na loja, entre outros

+ LEIA TAMBÉM: Hora de evoluir: Qual é a hora certa para migrar de plataforma de e-commerce?

Quais são os principais benefícios de migrar para VTEX

A VTEX é uma excelente opção tanto para quem está iniciando no comércio eletrônico , como também para quem já atua no mercado digital e deseja migrar de plataforma. Migrar para a plataforma VTEX pode trazer diversos benefícios para lojas que desejam expandir suas operações, veja alguns deles:

Uma das únicas plataformas no país que já vem integrada com diversos gateways de pagamento

  • Tecnologia de ponta: A plataforma é construída com tecnologia de última geração e oferece recursos avançados de personalização, inteligência artificial, machine learning, analytics, entre outros. Isso permite que os varejistas personalizem a experiência de compra dos consumidores e otimizem seus resultados.
  • Suporte técnico dedicado: com uma equipe de suporte técnico dedicada, a empresa está sempre pronta para ajudar os clientes a resolverem quaisquer problemas que possam surgir ao utilizar a plataforma. Além disso, eles oferecem treinamentos e recursos de capacitação para ajudar os usuários a utilizar a plataforma de forma mais eficiente.
  • Ecossistema completo: A VTEX oferece um ecossistema completo para seus clientes, que inclui soluções de pagamento, marketing, logística, entre outros. Isso permite que os varejistas tenham acesso a uma gama mais ampla de serviços para ajudá-los a crescer e se desenvolver no mercado digital.
  • Flexibilidade e escalabilidade: uma de suas principais características é ser altamente flexível e escalável, o que significa que ela pode ser adaptada às necessidades específicas de cada cliente e pode crescer junto com o negócio. Isso é especialmente importante para empresas em crescimento, que precisam de uma plataforma que possa acompanhá-las em cada etapa do processo.
  • Segurança e confiabilidade: essa é uma plataforma segura e confiável, que adota as melhores práticas de segurança para proteger as informações dos clientes e garantir a integridade das transações. Isso ajuda a criar confiança nos consumidores e pode contribuir para aumentar as vendas.
  • Capacidade omnichannel: A plataforma VTEX permite que os varejistas ofereçam uma experiência de compra omnichannel, integrando seus canais de vendas online e offline. Isso significa que os clientes podem comprar produtos online e retirá-los na loja física, ou comprar na loja física e receber o produto em casa, por exemplo.
  • Integração com marketplace: A VTEX permite que os varejistas integrem seus catálogos de produtos com diversos marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, entre outros. Isso pode aumentar a visibilidade dos produtos e trazer mais vendas para os varejistas.
  • Certificado PCI – SSC: A plataforma é certificada pelo PCI – SSC (Payment Card Industry – Security Standards Council), o que significa que segue os mais rigorosos padrões de segurança para proteger as informações dos clientes em transações com cartão de crédito.
  • Teste AB: com a funcionalidade de teste AB,  é possível que os varejistas realizem testes de performance e usabilidade para otimizar a experiência de compra dos consumidores e aumentar as taxas de conversão.
  • Compras com One Click Buy: a funcionalidade de One Click Buy permite que os clientes realizem compras com apenas um clique, sem a necessidade de preencher formulários ou informações de pagamento. Isso pode tornar o processo de compra mais rápido e conveniente para os consumidores, contribuindo para aumentar as vendas dos varejistas.

Agora que você já sabe mais sobre a VTEX, o que é como ela está movimentando o mercado, fale com a nossa equipe de tecnologia e saiba como contar com a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio com o apoio de uma consultoria de e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado e presente no quadrante VTEX, como a we.digi!