Hora de evoluir: Qual é a hora certa para migrar de plataforma de e-commerce?

migrar de plataforma de e-commerce

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Dê o play e confira!

Migrar de plataforma de e-commerce é sempre necessário? Depende. Se o seu negócio busca soluções que acompanhem seu crescimento e proporcionem recursos sólidos, a migração é a recomendação mais segura.

Porém, qual é a hora certa de migrar? Você sabe identificar o momento ideal para trocar de plataforma e partir rumo a um novo passo para a sua loja? Por ser uma tarefa complexa e que exige muito conhecimento técnico, muitos profissionais adiam o momento da migração, mas, na verdade, não deveriam.

Neste artigo, vamos falar sobre os pontos que devem ser avaliados em um e-commerce em uma situação de migração. O medo da mudança não entra em pauta nesse texto. A evolução do negócio só é possível se houver disposição para que outras evoluções aconteçam. E a plataforma do seu e-commerce é a principal delas.

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

Como saber se está na hora de migrar de plataforma?

Grande parte dos e-commerces começaram como pequenos negócios e, aos poucos, foram ganhando espaço e se consolidando dentro do seu ramo de atuação. É natural que no inícios das operações haja contenção de custos, otimização de ferramentas e poucos recursos. Porém, com o crescimento do negócio, é fundamental investir em soluções que acompanhem essa expansão por mais tempo.

Quer saber se está na hora de migrar a plataforma da sua loja? Veja a seguir alguns fatores que podem indicar que está na hora de dar um novo passo.

Necessidade de hub de integração

Integrar um e-commerce com outros recursos, como ERP e marketplaces faz parte da linha de crescimento de um negócio online. Quando a plataforma atual não tem suporte para realizar a maioria das integrações e necessita sempre de um hub para que novos recursos funcionem, pode ser um indício de que é preciso migrar para uma opção mais preparada.

Falta de escalabilidade

No início, muitas lojas optam por começar em plataformas mais simples e acessíveis, já que a demanda não é tão grande e uma solução mais enxuta pode dar conta. Seja por falta de conhecimento ou de investimento, é compreensível otimizar recursos no começo das operações. Porém, com as limitações de uma plataforma mais simples, dificilmente será possível dar escala aos negócios. Se a sua loja já está dando sinais de evolução, não perca tempo e evolua de plataforma o quanto antes.

Alta instabilidade 

Quem trabalha com tecnologia sabe que não é nada incomum se deparar com alguns bugs em algum momento. O problema é quando eles se tornam frequentes e começam a atrapalhar o andamento das vendas. Alta instabilidade é um alerta crítico de que está na hora de pensar na migração.

Recursos desatualizados

A plataforma pode até atender as necessidades da sua loja, porém a evolução dos recursos estacionaram. Dentro do mercado digital, tudo muda o tempo todo. Por isso, seguir com uma plataforma que não disponibiliza atualizações de recursos há um tempo é perigoso. Isso porque, quando você quiser implementar um novo recursos que poderá te ajudar nas conversões, é possível que a sua plataforma não tenha suporte para isso.

Há riscos na migração?

A migração de plataforma de e-commerce é uma tarefa complexa e exige conhecimento e experiência prática para minimizar os riscos. Assim como toda grande operação, migrar a estrutura completa de um e-commerce para uma nova plataforma requer muito cuidado. Porém, o risco de continuar em uma plataforma que logo deixará de atender às suas necessidades enquanto negócio é muito maior.

A maneira mais segura de fazer a migração é contratar uma agência especializada em tecnologia para e-commerce. Com uma equipe dedicada a esse projeto, as chances de algum problema interferir no processo são mínimas, e ainda, torna o trabalho muito mais profissional e eficaz.

Vale a pena migrar para VTEX IO?

Vale! A versão mais atualizada da VTEX, conhecida como VTEX IO é a opção mais completa e preparada para a evolução de e-commerces de qualquer segmento. 

Desenvolvida para agregar valor tanto para clientes, desenvolvedores e gestores, o VTEX IO oferece mais praticidade para novas integrações, possibilita um e-commerce único e totalmente personalizado, é pronto para integrar diferentes tipos de pagamento, organiza com facilidade as informações para campanhas de marketing digital com foco em e-commerce, além de melhorar a comunicação entre consumidores, atendimento e gestores.

Quer saber mais sobre a migração de plataforma e as vantagens de escolher VTEX IO? Fale com a nossa equipe e evolua o seu e-commerce com o suporte da we.digi.

[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]