VTEX IO vs Legacy: Descubra as principais diferenças e motivos para fazer a migração

vtex io

A VTEX é uma plataforma brasileira de comércio e-commerce que tem se destacado no mercado digital nos últimos anos. Isso porque, a plataforma VTEX é conhecida por oferecer soluções flexíveis e personalizadas para lojas online, permitindo que os profissionais de e-commerce gerenciem facilmente seus negócios de forma eficiente. O que nem todo mundo sabe, é que atualmente, a VTEX tem duas versões distintas disponíveis: VTEX IO e VTEX Legacy. Você sabe a diferença entre as duas versões e qual é a melhor para a evolução do seu e-commerce? 

Muitas lojas começaram com a versão CMS da plataforma e, com o tempo, sentiram a necessidade de uma opção mais sólida e preparada para a evolução do e-commerce, como é o caso do VTEX IO. 

A VTEX IO é a plataforma de última geração da VTEX, projetada para oferecer a melhor experiência de comércio eletrônico. É uma plataforma mais moderna, flexível e escalável, que permite aos profissionais de lojas online personalizar facilmente sua loja de acordo com suas necessidades específicas. Essa versão também oferece uma integração mais fácil com outras plataformas, como CMS e ERP, tornando a gestão de negócios mais simples e eficiente.

A VTEX Legacy, por outro lado, é a versão anterior da plataforma VTEX. Embora ainda seja amplamente utilizada, ela é considerada menos avançada em comparação com a versão IO. Isso porque, a VTEX Legacy oferece menos recursos e flexibilidade em comparação com a atual versão, o que pode limitar as opções de personalização e integração com outras plataformas. No entanto, para muitas empresas, a plataforma VTEX Legacy é suficiente para gerenciar seus negócios online de forma eficiente.

Para te ajudar a entender melhor essa comparação, neste artigo vamos falar sobre as principais diferenças entre as duas versões e quais são as vantagens da migração. Confira!

Por que é importante migrar VTEX Legacy para VTEX IO?

Assim como todo profissional de e-commerce, a plataforma da sua loja também precisa estar atualizada. A tecnologia está longe de ser um recurso estático e, com isso, as atualizações são lançadas com frequência para manter o alto desempenho das lojas. 

Migrar da plataforma VTEX Legacy para a plataforma VTEX IO pode ser uma escolha importante para muitas lojas online. A versão VTEX IO oferece muitos recursos avançados que não estão disponíveis na plataforma VTEX Legacy, permitindo maiores personalizações e que haja um gerenciamento do negócio de forma mais fácil e eficiente.

Outra vantagem de migrar para a plataforma VTEX IO é a sua integração mais fácil com outras plataformas, como CMS e ERP, contribuindo para reduzir erros manuais. Além disso, a plataforma VTEX IO tem uma arquitetura modular, o que significa que as lojas online podem escolher os recursos que desejam utilizar e personalizar sua loja de acordo com suas necessidades específicas.

Quem já usa as ferramentas da VTEX sabe que lançar novidades e melhorias é quase que uma rotina da plataforma. Isso é extremamente positivo, pois os clientes sabem que as suas lojas poderão contar com os melhores recursos e estruturas para a evolução do e-commerce como operação e, principalmente, como negócio.

Dessa forma, se a tecnologia está em constante evolução, é inquestionável a necessidade de acompanhar esse movimento, seja com informações técnicas, ou com novos recursos disponibilizados pelo mercado.

Antes de conferir o comparativo entre VTEX IO e Legacy é importante que você entenda: ficar para trás não deve ser uma opção!

+ LEIA TAMBÉM: VTEX IO e WordPress: uma ótima combinação no marketing digital para ecommerce

O comparativo: VTEX Legacy X VTEX IO

VTEX Legacy: a versão CMS

Um dos principais destaques da VTEX Legacy é a sua estabilidade. Como uma plataforma mais antiga, a versão CMS passou por muitos testes e atualizações, o que a tornou uma plataforma robusta e confiável. Isso significa que os profissionais que optam por ela podem confiar para gerenciar seus negócios online de forma segura.

Com o funcionamento padrão, HTML, CSS e javascript, o Legacy depende de controles nativos da VTEX e é utilizado por muitas empresas, inclusive as de grande porte. Essa versão já está há mais de 10 anos no mercado e, entre suas vantagens está a estabilidade de quem já enfrentou diversos testes e atualizações ao longo dos anos.

Outro destaque da VTEX Legacy é a facilidade de uso. A plataforma é relativamente fácil de usar, mesmo para usuários iniciantes. Porém, por se tratar de uma opção anterior ao VTEX IO, algumas tecnologias utilizadas estão desatualizadas e sem perspectivas de atualizações. Isso porque, a VTEX já deixou claro que o foco principal da empresa é o VTEX IO, até mesmo com a possibilidade de descontinuação do Legacy.

Resumindo, a VTEX Legacy mesmo sendo uma versão anterior da plataforma, ainda se destaca pela sua:

  • Estabilidade
  • Funcionamento padrão
  • Facilidade de uso

VTEX IO: a versão mais atualizada

O VTEX IO é uma plataforma mais avançada em comparação à VTEX Legacy, com uma abordagem completamente diferente. Ao contrário do Legacy, o VTEX IO é uma plataforma de comércio sem servidor e com uma arquitetura de microsserviços, o que proporciona uma grande flexibilidade e escalabilidade. A plataforma permite que os usuários adicionem novos recursos, integrações e personalizações de forma mais rápida e eficiente.

Outro diferencial do VTEX IO é que ele possui um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em API, que facilita a criação e edição de conteúdo. Essa abordagem permite que os profissionais de marketing gerenciem o conteúdo do site de forma independente e ágil, sem precisar da ajuda de desenvolvedores. Isso traz mais autonomia e eficiência na gestão do e-commerce.

Além disso, o VTEX IO oferece uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos, a VTEX IO Apps, que permite que desenvolvedores criem aplicativos personalizados para a plataforma. Essa abordagem de desenvolvimento de aplicativos baseada em microsserviços é mais ágil e flexível do que a abordagem tradicional de criação de aplicativos para plataformas de e-commerce. 

Ficar estacionado é o mesmo que ficar para trás. A VTEX sabe muito bem disso e colocou no mercado o VTEX IO, uma versão ainda mais inteligente que permite o desenvolvimento de lojas e apps de forma exclusiva e autônoma, sem que os desenvolvedores fiquem presos às possibilidades nativas da ferramenta.

Essa versão possibilita que a loja tenha um aumento significativo de performance. Isso porque, a própria equipe de desenvolvimento poderá atuar diretamente nas melhorias estruturais do e-commerce sem depender do suporte VTEX, o que não é possível na outra versão.

Autonomia e agilidade são pontos fortes do VTEX IO, mas não é só isso. Veja outras vantagens de migrar o seu e-commerce para VTEX IO:

  • Teste A/B Nativo: com esse recurso, é possível realizar testes A/B de maneira rápida e segura, contribuindo para o aumento da performance da loja e, consequentemente, das conversões.
  • Ambiente de desenvolvimento nativo: tudo fica na nuvem, o que facilita e agiliza o processo de configuração das aplicações. Além disso, é possível que mais de um desenvolvedor trabalhe no mesmo ambiente e de maneira sincronizada, ganhando mais agilidade e segurança para o projeto.
  • Componentização: as lojas desenvolvidas em VTEX IO contam com as melhores bibliotecas e frameworks atuais, tornando-se uma opção modularizada e componentizada, com códigos mais limpos e organizados, sendo uma opção muito mais segura para não danificar a loja.
  • VTEX App Store: a versão IO conta com a loja de aplicativos desenvolvidos pelo ecossistema VTEX. Lá são disponibilizados inúmeros recursos que podem ser usados nos e-commerces desenvolvidos em VTEX IO para torná-los ainda mais completos e potencializar a experiência do usuário. 
  • PWA (Progressive Web App): com VTEX IO é possível utilizar técnicas focadas em desenvolver aplicações e adicionar funcionalidades que antes só eram possíveis em apps nativos.

Vale a pena migrar para VTEX IO!

Se você ainda está em dúvida sobre as vantagens de trocar o VTEX Legacy por VTEX IO, nós te ajudamos com a conclusão: Vale muito a pena migrar para VTEX IO! A versão Legacy CMS cumpriu muito bem o seu papel até aqui, mas agora é hora de migrar e evoluir. 

Com tantas vantagens de migrar para uma opção mais atualizada e em constante evolução, permanecer em uma versão que possivelmente não irá acompanhar o seu crescimento não é a melhor decisão. Por isso, corra enquanto é tempo e considere a possibilidade de ter a melhor plataforma para o seu e-commerce. 

A we.digi tem um núcleo especializado em evolução e manutenção de e-commerce totalmente apto para desenvolver e migrar lojas online para VTEX IO. Fale com a nossa equipe, conheça nossos casos de sucesso e dê um passo importante para o crescimento do seu negócio.