Headless commerce: você já ouviu falar?

headless commerce

Capacidade de personalização, agilidade e segurança são características que fazem toda a diferença na construção de um e-commerce. Isso porque, o crescimento do comércio online não é linear e, muito menos estático, exigindo cada vez mais flexibilidade técnica para que a plataforma acompanhe as evoluções do mercado. Levando isso em consideração, o headless commerce surgiu em boa hora, proporcionando essas e outras vantagens para o setor.

Para quem não sabe o que é, headless commerce, ou comércio sem cabeça em português, é uma estrutura de e-commerce omnichannel que possui uma plataforma de gestão com back-end e front-end separados, mas que podem ser integrados via APIs.

Esse tipo de arquitetura web permite que o front-end seja trabalhado de forma independente do back-end, e vice-versa. Dessa forma, é possível elevar o desempenho da loja sem interferência entre as partes e ganhar muito mais flexibilidade para personalização de forma segura e ágil.

Continue a leitura e descubra o que é headless commerce e quais são as vantagens de optar por essa estrutura para o seu e-commerce. Confira!

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A anatomia de um headless commerce

Para entender o funcionamento de um headless commerce é preciso dar um passo atrás e relembrar as funções do tripé dessa estrutura: front-end, back-end e API.

O front-end é o responsável pela parte visível da loja. É ele que controla o layout e dá vida aos recursos das marcações da loja. Em outras palavras, é o front-end que faz com que cada botão, banner, texto, vídeo e outros recursos funcionem, tornando o layout da loja totalmente funcional.

Já o back-end cuida de toda programação da loja. É ele que faz o sistema funcionar, servindo como uma estrutura robusta para sustentar todos os recursos da loja. Basicamente, são as codificações do back-end que permitem que um e-commerce opere nos bastidores, enquanto o front-end organiza tudo isso de forma visual para quem está do outro lado da tela.

Já o API é um ambiente virtual que permite que integrações de aplicativos terceiros sejam feitas por uma interface de programação de aplicativos (daí vem a sigla API). 

Esses três componentes e a forma como eles se relacionam entre si formam a anatomia de um headless commerce, permitindo que cada um atue separadamente e que se conectem a partir de APIs terceiros ou não. Na prática, com essa estrutura é possível utilizar diferentes aplicativos de checkout, de catálogos, busca, assinatura e até pagamento, sem a necessidade de alterações no front-end ou outras interferências nos códigos da loja. Isso só é possível por se tratar de uma loja headless baseada em APIs.

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Vantagens do headless commerce

O headless commerce oferece diversas vantagens técnicas para a loja como as que já citamos. Porém, além da facilidade em aplicar novos recursos de forma independente com integração via API, é possível também oferecer novas experiências para o usuário, como compras multicanal utilizando um único estoque e sistema de suporte para todos os canais de venda da marca. Ou seja, nessa estrutura, o cliente pode iniciar seu processo de compra no e-commerce e finalizá-lo em uma rede social, ou até mesmo, em uma unidade física da marca.

Conheça abaixo outras vantagens do headless commerce para quem atua com comércio online e omnichannel:

  • Flexibilidade
  • Máxima personalização a partir do módulo front-end CMS
  • Maior capacidade de otimização
  • Alterações em tempo real
  • Agilidade nas mudanças de layout, uma vez que qualquer alteração no front-end não tem nenhuma implicação com o back-end
  • Mais facilidade para fazer integrações via API
  • Melhor experiência de interface e navegação
  • Permite a criação de experiências contínuas de vendas multicanal a partir de uma base de dados única
  • Possibilidade de criar personalizações próprias

O headless commerce se diferencia das estruturas tradicionais de e-commerce, pois oferece muito mais flexibilidade e agilidade tanto no desenvolvimento, quanto na evolução da loja. Além disso, por não seguir uma arquitetura estática, ele possibilita que novos testes sejam feitos sem interferir no desempenho do site, proporcionando respostas imediatas e possibilitando que novas interfaces de venda sejam aplicadas via APIs de terceiros, suprindo as demandas individuais de cada negócio. 

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