O que é Jamstack e por que você precisa saber sobre isso?

jamstack

Se você é um entusiasta da tecnologia assim como nós, já deve ter ouvido falar sobre Jamstack e como essa nova estrutura tem beneficiado o mercado de comércio digital. 

Se você ainda não ouviu falar ou quer saber mais, ainda está em tempo. Estamos imersos em um dos mercados mais dinâmicos e ágeis, principalmente no que se refere à mudanças e atualizações, por isso, se você tem ou atua em um negócio digital, é hora de parar uns minutos e ler esse texto para se atualizar sobre a bola da vez: o Jamstack.

Com o objetivo de tornar as páginas da internet mais rápidas, seguras e mais fáceis de dimensionar, a arquitetura Jamstack foi desenvolvida para proporcionar mais autonomia no desenvolvimento e mais agilidade e segurança em todo o fluxo de trabalho e navegação.

Além de aumentar o desempenho das lojas desenvolvidas em Jamstack, esse tipo de arquitetura facilita ainda mais o trabalho dos desenvolvedores que podem optar por um desenvolvimento mais independente entre front e back end, o que potencializa ainda mais a produtividade, ao contrário do que pode acontecer com estruturas monolíticas que acabam tornando a evolução da estrutura dependente entre as partes.

Escrevemos esse artigo de uma forma direta e descomplicada como um pontapé inicial para te ajudar a entender melhor o que é Jamstack e porque é importante você saber sobre isso para o seu e-commerce. Acompanhe!

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

O que é Jamstack?

Jamstack é uma arquitetura web baseada em Javascript, APIs reutilizáveis, marcações pré definidas e componentes pré-renderizados. Quando um site é desenvolvido nessa arquitetura, algumas outras características também estão presentes na construção, proporcionando mais facilidades para o desenvolvedor e para a performance das páginas.

Uma dessas características principais é a maneira desacoplada de trabalhar o front end e o back end da loja, já que o front é feito a partir de um gerador de site estático e o back end se integra a partir de APIs usadas durante o processo de construção.

Dessa forma, o desacoplamento e a pré-renderização possibilita que os aplicativos e sites possam ser desenvolvidos com maior confiança, segurança e agilidade. 

Para clarear ainda mais o entendimento sobre Jamstack, separamos abaixo como as principais tecnologias dessa arquitetura atuam nesse modelo de desenvolvimento:

JavaScript

Todos os componentes e recursos dinâmicos são tratadas por JavaScript, com isso, o desenvolvedor não precisa definir uma estrutura ou biblioteca específica para a construção das páginas, já que não há nenhum tipo de restrição nesse quesito.

API

As permissões de acesso e integração com outros aplicativos são feitas a partir de APIs reutilizáveis, podendo ser utilizadas soluções de terceiros ou até mesmo, ser uma função própria personalizada.

Marcações pré-definidas

As marcações das páginas, o markup, podem ser pré-definidas para servir o site com arquivos HTML estáticos a partir de seus arquivos de origem.

A ideia central é que o JavaScript possa ser inserido em sites pré-renderizados de acordo com a necessidade, sem limitar o desempenho e aumentando a performance de navegação.

Benefícios do Jamstack

Desempenho ágil

Com o Jamstack é possível exibir marcações e recursos criados anteriormente em uma CND (rede de distribuição de conteúdo). Assim, as páginas ficam disponíveis na CDN, prontas para serem exibidas, eliminando a necessidade de pré-visualizações no servidor e de infraestruturas mais complexas.

Segurança

Como o Jamstack utiliza arquivos pré-gerados, é possível utilizar hospedagem somente de leitura, o que diminui drasticamente possíveis ataques no servidor. Por isso, as preocupações com vulnerabilidades de servidor ou banco de dados são praticamente nulas com essa tecnologia.

Melhor custo benefício

Quando falamos em hospedagem de arquivos estáticos é possível encontrar opções muito mais em conta, ou até mesmo gratuitas.

Escalabilidade

A arquitetura Jamstack foi desenvolvida pensando em absorver demandas de todos os portes. Por isso, é possível estruturar um negócio altamente escalável sem se preocupar com a capacidade de suporte, já que a CDN estará pronta para compensar esse crescimento.

Facilidade de manutenção

Por apresentar baixa complexidade de hospedagem, a manutenção de um site em Jamstack também é mais simples. Isso quer dizer que, por se tratar de um site pré-gerado servido por uma CDN, a manutenção passa a ser mais simplificada e mais estável.

Flexibilidade

Uma das principais características de um site em Jamstack é a liberdade e flexibilidade no desenvolvimento. Até porque, o desenvolvedor pode utilizar uma ampla variedade de ferramentas, proporcionando mais possibilidades na criação e, consequentemente, resultados ainda mais sólidos.

Quer um exemplo prático de um site em Jamstack? A Fast Store é um framework/toolkit da VTEX que foi construído baseado no padrão de arquitetura web Jamstack. Vale a pena conhecer.

Jamstack é o presente e o futuro do e-commerce, é a evolução da tecnologia e a prova de que o mercado está sempre em movimento. Quer saber mais sobre esse modelo de arquitetura e como tudo isso pode impactar no seu e-commerce? Fale com a nossa equipe de tecnologia e saiba como a we.digi pode descomplicar o desenvolvimento da sua loja.

[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]