Sistema de entrega: o que não pode ficar fora do seu ecommerce

sistema de entrega

O sistema de entrega é uma peça chave para o mercado de ecommerce. Isso porque, é por ele que o cliente acompanha todo o processo de entrega de suas compras e pode se programar para recebê-las conforme o planejado. 

Porém, nem todas as plataformas contam com um sistema completo que ofereça recursos para facilitar o processo para clientes e empresas. Esse é o seu caso?

Hoje, nós vamos falar das funcionalidades do VTEX Tracking, o sistema de entrega da VTEX, que reúne tudo que um ecommerce necessita para ter mais eficiência logística e como essa tecnologia pode te ajudar a se destacar no mercado.

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

Reagendamento e previsão de entrega

Não encontrar o cliente no momento da entrega é ruim tanto para quem comprou, como para a empresa que vendeu. Esse desencontro é um dos problemas que geram mais custos para loja online, pois envolve o deslocamento do entregador, o retorno do produto para o centro de distribuição e o início de um novo processo para a outra tentativa de entrega. Com o VTEX Tracking é possível acompanhar com precisão a entrega dos produtos, podendo ainda remarcar, caso não seja possível receber na data e horário previstos. 

Leitura de código de barras

Essa é uma ótima funcionalidade que não pode ficar de fora de um sistema de entrega. Com esse recurso, é possível otimizar e organizar o despacho dos produtos evitando que os itens sejam colocados em caminhões com destinos diferentes do endereço de entrega. No VTEX Tracking, o operador logístico identifica cada pacote e se certifica qual será o veículo que irá transportá-lo e, também, é uma forma do entregador confirmar que a entrega foi realizada.

Avaliação

O boca a boca continua sendo uma importante aliada nas vendas. No mundo digital, a avaliação cumpre perfeitamente esse papel. Além disso, com o feedback dos clientes, a empresa pode corrigir falhas e melhorar processos para aprimorar ainda mais seus serviços. No sistema de entrega da VTEX,  além de avaliar o serviço de entrega, o cliente também tem acesso às informações relevantes sobre o motorista, tendo mais tranquilidade e segurança para receber seus pedidos e, claro, avaliar o atendimento ao final.

Otimização de rotas

Imprevistos acontecem e, por isso, um bom sistema de entrega precisa ter um recurso que otimize as rotas de forma inteligente para não afetar o cronograma. O VTEX Tracking conta com uma funcionalidade que mapeia os melhores trajetos para que a entrega seja feita em segurança e dentro do previsto. Outra vantagem dessa funcionalidade é que o gestor logístico pode acompanhar em tempo real a rota traçada, podendo tomar melhores decisões com mais agilidade e eficácia sempre que necessário.

Assinatura digital

A digitalização chegou para ficar. Sabe aqueles canhotos de papel que comprovam que o produto foi entregue? Ele não precisa mais existir. Com a assinatura digital do sistema de entrega, é possível comprovar que o pedido foi entregue de forma organizada e eficaz, pois o cliente confirma o recebimento do produto com a assinatura digital e, de forma automatizada, o sistema computa a ação. Assim, é possível reduzir fraudes e problemas causados pela falta de confirmação oficial de que o produto chegou ao seu destino. 

Monitoramento em tempo real

Uma funcionalidade que se destaca em um bom sistema de entrega é o monitoramento em tempo real. Com esse recurso, os produtos podem ser acompanhados o tempo todo, evitando perdas e facilitando que sejam encontrados em caso de extravio, por exemplo. Para deixar o sistema ainda mais completo, o VTEX Tracking também conta com um chat via Whatsapp ou SMS entre motorista e cliente que facilita a comunicação no processo de entrega. 

Painel de indicadores

Ter um painel de indicadores é fundamental para entender se os processos estão sendo feitos da maneira correta ou não. Esse tipo de recurso é importante para otimizar as etapas da cadeia logística e tornar as entregas cada vez mais produtivas e eficazes. Com o dashboard interativo do VTEX Tracking é possível ter acesso a métricas estratégicas de performance de maneira dinâmica e centralizada.

O que é preciso para ter o sistema de entrega da VTEX?

O VTEX Tracking foi desenvolvido com objetivo de levar mais eficácia e produtividade para as operações logísticas de seus clientes. Se o seu ecommerce não estiver na plataforma VTEX, o primeiro passo é fazer a migração entrando em contato com uma agência parceira.

Agora, se você já é cliente VTEX e quer saber mais sobre o sistema de entrega VTEX Tracking, fale com a nossa equipe de tecnologia e tire todas as suas dúvidas para transformar a experiência de entrega em uma vantagem competitiva para o seu ecommerce.

[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe de tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]