Por que vale a pena ter a forma de pagamento Buy now, pay later no seu e-commerce?

buy now pay later

As novas formas de pagamento estão chamando a atenção de quem costuma comprar pela internet. Se antes, fazer uma compra online dependia exclusivamente de um cartão de crédito, hoje em dia é possível parcelar as compras sem ao menos ter uma conta no banco. 

Isso mesmo! Com formas de pagamento como a buy now, pay later (em português “compre agora e pague depois”), os consumidores online podem continuar comprando em meios digitais utilizando métodos como pix ou boleto parcelado para obterem mais vantagem de compra.

Ao contrário do que pode parecer inicialmente, as lojas online são as maiores favorecidas nisso tudo. Até porque, o gerenciamento do pagamento não fica sob sua responsabilidade, mas sim de fintechs que fornecem crédito ao consumidor e oferecem a possibilidade de parcelamento via PIX ou boleto bancário. Para as lojas, o risco de inadimplência não existe, já que o valor é repassado em poucos instantes após realização da compra, na maioria das vezes e, a responsabilidade de cobrança permanece com a fintech.

Neste artigo, você vai entender melhor como o BNPL (sigla utilizada para buy now, pay later) funciona e quais são as verdadeiras vantagens de implementar mais essa forma de pagamento no seu e-commerce. Acompanhe!

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Buy now, pay later: o crediário digital para atrair uma nova fatia do público

Não é de hoje que o brasileiro é adepto a um crediário. Embora o BNPL não seja exatamente isso, na prática, é mais ou menos assim que ele funciona. Comprar à vista nem sempre é uma opção possível ou vantajosa, porém, ainda há uma grande parcela de consumidores desbancarizados que não possuem outros meios de crédito. Ou seja, sem uma opção mais flexível como o buy now, pay later, nem sempre é possível concluir a compra em uma loja online.

Essa opção tem chamado a atenção no mundo todo e demonstrado ser uma ótima maneira de atrair uma nova fatia do público para o mercado digital. Para se ter uma ideia, no mundo 15% dos adultos já realizaram uma compra online utilizando essa forma de pagamento em 2021, segundo uma pesquisa do YouGov. Nos Estados Unidos, a escolha pelo BNPL aumentou 50% entre 2020 e 2021, de acordo com a The Ascent, enquanto no Reino Unido o aumento foi de 60% entre 2019 e 2020, segundo o Sifted.

No Brasil, o buy now, pay later ainda é uma novidade e tende a se tornar um diferencial competitivo o quanto antes, já que novas formas de pagamento atraem o consumidor, especialmente uma parcela de consumidores mais jovens nascidos entre 1997 e 2010.

Por que o buy now, pay later é vantajoso?

Além de atrair novos compradores para a sua loja, outras vantagens também podem ser observadas nos e-commerces que já oferecem formas de pagamento mais flexíveis, como: 

Redução do abandono de carrinho

O fantasma do alto índice de carrinho abandonado pode estar com os dias contados. Isso porque, com o BNPL o empecilho da falta de crédito e da impossibilidade de parcelamento para clientes desbancarizados não existe. Ou seja, a facilidade em concluir a compra com um meio de pagamento facilitado tende a aumentar as conversões e reduzir as taxas de carrinho abandonado.

Aumento no ticket médio

Com o BNPL, os consumidores deixam de ser reféns do limite do cartão de crédito e passam a ter maior liberdade de consumo. Além disso, algumas fintechs possibilitam o parcelamento em até 24 vezes, oferecendo muito mais facilidade para compras de alto valor. Para validar essa teoria, uma pesquisa feita pela Klarna ainda indica que o BNPL pode trazer um aumento de 45% no ticket médio das vendas.

Pagamento sem risco para a loja

As lojas online não correm riscos de inadimplência dos consumidores. Isso porque, o pagamento é sempre intermediado por uma fintech que se responsabiliza pela cobrança e pelo recebimento do pagamento. Sendo assim, incluir essa nova modalidade de pagamento não gera riscos de prejuízos, e sim, maiores perspectivas de faturamento. 

O pagamento via buy now, pay later está ganhando espaço no Brasil, porém mais do que isso, tende a transformar o mercado digital brasileiro no maior adepto desse modelo, considerando todo o perfil de consumo e histórico econômico do país. Ou seja, se hoje o BNPL pode ser um grande diferencial para a sua loja online, daqui há alguns meses ele pode se tornar quase que uma obrigação para quem não quiser abrir mão das conversões.

Fale com a equipe de tecnologia da we.digi e descubra como implementar essa funcionalidade no seu e-commerce o quanto antes!

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