Otimizando a integração do catálogo Vtex com o Google Shopping

Sobre o cliente

A Flaminga é uma loja referência em moda plus size na web e desde 2012, quando esse mercado ainda engatinhava, vem fazendo história e rompendo barreiras.

O desafio

Em nosso departamento de performance, dia após dia nos deparamos com os mais variados desafios. Em um deles, certa vez o catálogo de produtos presente no Google Shopping de nosso cliente diminuiu drasticamente devido inatividade.

Como sabido, após algum tempo sem interação o Google Shopping Vtex inativa os produtos. Isso gerou enorme transtorno pois o processo manual de identificação e reenvio desses produtos seria bastante trabalhoso. Um percentual bastante grande do catálogo havia ficado indisponível.

Nosso desafio nesse cenário seria identificar os produtos que estivessem na iminência de serem inativados e promover seu reenvio ao Google, reiniciando o contador para inativação.

A solução

Sabemos que a Vtex proporciona acesso ao catálogo de produtos através de suas API’s e planejamos um serviço adicional cuja responsabilidade seria, a partir do catálogo Vtex enviado ao Google, acessar o Merchant, desta vez através das API’s Google, e inspecionar as datas de inativação.

Isso nos possibilitou gerar um banco de dados em que produtos próximos de sua inativação pudessem ser automaticamente consultados e, sendo cabível, reenviados, evitando assim a inativação compulsória.

Para fins de gerenciamento uma interface para acompanhando e consulta da situação dos produtos foi montada, permitindo ainda algumas facilidades como reenvio ou inativação manuais:

Google Shopping Vtex

Desta forma ficamos seguros quanto ao problema que jamais voltou a ocorrer.