Google Analytics 4: A Nova Era da Análise de Dados na Web – Tudo o que você precisa saber sobre a despedida do Universal Analytics

Google Analytics 4

A partir do dia 1º de julho de 2023, o Google Analytics 4 deixará de ser uma opção e será a versão oficial da ferramenta de análises do Google, o que irá desativar de vez a versão Universal Analytics.

Se você usa o Google Analytics (GA) para monitorar o desempenho do seu site ou aplicativo, é importante estar ciente de que a versão Universal Analytics será descontinuada e desativada em julho de 2023. A partir dessa data, novos hits não serão mais processados nas propriedades padrão da versão antiga. Por isso, para continuar acompanhando as métricas e dados de performance, será necessário migrar para a versão mais recente, o Google Analytics 4.

Desde de 2020, a nova versão já está disponível para que os usuários possam fazer a migração das contas sem pressa e se adaptando aos poucos com a nova solução. Porém, há poucos meses da desativação da versão anterior, a procura para entender o que de fato irá mudar aumentou. 

Por isso, neste artigo vamos explorar o que você precisa saber sobre a mudança oficial para o GA4 e como se preparar para continuar monitorando o desempenho do seu site. Também abordaremos as diferenças entre as duas versões e as novidades da nova plataforma. Confira!

Universal Analytics X Google Analytics 4: o que muda?

Se você ainda não interagiu com a nova versão, o Google Analytics 4, pode estranhar um pouco a interface e se sentir perdido no começo. Embora as mudanças visuais não sejam drásticas, elas podem gerar um pouco de insegurança.

Na nova versão, as informações são divididas e organizadas entre cards e com termos novos para determinadas métricas, como é o caso do “usuários ativos agora” que passou a ser encontrado no card “usuários nos últimos 30 minutos”.

Outra grande mudança entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 é a possibilidade de incluir a análise de aplicativos. Se na antiga versão só era possível analisar sites, com o GA4 os apps também podem ser monitorados com todos os recursos da ferramenta, ou seja, adeus, Google Firebase.

Com essa mudança, a forma de contabilizar as interações dos usuários por sessão também é diferente. Isso porque, no Universal Analytics, se o usuário acessasse o mesmo site por diferentes dispositivos, a visita também era contabilizada mais de uma vez, possibilitando diferentes interpretações da jornada percorrida. Já no Google Analytics 4, cada visita ao site, cada compra, cada acesso ao app, será marcado como um evento na jornada do usuário, tornando a leitura desses dados mais reais.

Se os recursos de monitoramento mudam, os relatórios também ficam diferentes. Com o Google Analytics 4, é possível gerar relatórios mais personalizados e com mais dados integrados entre web e app.

Por fim, o recurso de pesquisa inteligente da nova versão oficial do Google Analytics permite que as buscas por dados na plataforma também sejam feitas por perguntas, facilitando o acesso aos dados de visitas, conversões, compras e outros eventos.

LEIA TAMBÉM: O que é um plano de métricas?

O que você precisa fazer até dia 1º de julho de 2023

A data oficial da implementação do Google Analytics 4 está chegando, porém até lá, você ainda vai poder usar e coletar novos dados nas propriedades do Universal Analytics. Depois disso, ainda será possível acessar os dados gerados até então, pelos próximos seis meses. Passado esse período, não será mais possível ver relatórios nem acessar dados no Universal Analytics, por isso, o mais recomendado é que você exporte seus relatórios históricos o quanto antes para não perder nada.

Embora ainda tenha tempo para fazer a mudança, o próprio Google recomenda que os usuários da plataforma comecem a utilizar a nova versão o quanto antes.

Google Analytics 4

Dicas para aproveitar ao máximo o Google Analytics 4

Agora que você já sabe da mudança para o GA4 e como se preparar para ela, é importante também conhecer algumas dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades dessa nova versão. Confira abaixo:

Configure as metas corretamente

As metas são fundamentais para o sucesso das suas campanhas. Com as metas configuradas corretamente, é possível entender qual é a taxa de conversão do seu site ou aplicativo. Além disso, as metas também ajudam a identificar quais são as páginas que precisam ser otimizadas para melhorar a experiência do usuário.

Utilize o relatório de Funis

O relatório de Funis é uma funcionalidade do Google Analytics 4 que ajuda a identificar os pontos de abandono do seu site ou aplicativo. Com essa informação em mãos, é possível identificar as oportunidades de otimização e melhorar a experiência do usuário.

Acompanhe as métricas corretas

O Google Analytics 4 possui diversas métricas que podem ser acompanhadas. É importante que você escolha as métricas que são relevantes para o seu negócio e as acompanhe com frequência. Dessa forma, é possível identificar rapidamente se alguma ação precisa ser tomada para melhorar o desempenho do seu site ou aplicativo.

Faça testes A/B

Os testes A/B são uma ótima forma de identificar o que funciona melhor para o seu público. Com o Google Analytics 4 é possível fazer testes A/B em diferentes páginas do seu site ou aplicativo e identificar qual é a versão que gera mais conversões.

A mudança oficial para o Google Analytics 4 é uma ótima oportunidade para as empresas acompanharem com mais precisão as métricas de seus sites e aplicativos. Embora ainda existam algumas diferenças entre a versão Universal Analytics e a nova versão, é importante começar a se familiarizar com as novas funcionalidades e se preparar para a transição.

Lembre-se de exportar seus relatórios históricos antes do dia 1º de julho de 2023 e contar com o suporte de um especialista para garantir que todas as métricas sejam acompanhadas da forma certa e que o seu site e aplicativo estejam bem integrados e monitorados para acompanhar a jornada do usuário.

LEIA TAMBÉM: POR QUE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE PERFORMANCE PARA E-COMMERCE?

Qual é a melhor forma para fazer a transição para o Google Analytics 4?

Ter o suporte de um especialista para fazer todas as configurações corretamente é a opção mais indicada. Assim, é possível garantir que todas as métricas serão acompanhadas da forma certa e que, tanto o site como o app, estarão bem integrados e monitorados para acompanhar a jornada do usuário.
A we.digi possui um núcleo focado em growth e tecnologia pronto para fazer todas as configurações e implantações para ativar o Google Analytics 4 no seu e-commerce. Para saber como a nossa equipe pode te ajudar nessa tarefa, é só solicitar um contato diretamente em nosso site.