E-commerce omnichannel – entenda porque vale a pena olhar com carinho para esse formato

ecommerce omnichannel

Pensar em expandir os negócios, nem sempre está relacionado com abrir novas filiais ou multiplicar as linhas de produtos. Dentro do ambiente online, quando o assunto é crescimento, entender o que pode impactar a experiência do consumidor a ponto de influenciar no faturamento, pode ser um caminho interessante para seguir. Hoje você vai entender como um e-commerce omnichannel pode ser uma dessas alternativas para o crescimento da sua loja online.

O formato multicanal tem ganhado destaque, já que não é de hoje que o usuário digital está cada vez mais habituado a utilizar diferentes veículos para consumir conteúdo e novos produtos. Dessa forma, entender como tornar a experiência de compra do seu e-commerce integrada com a jornada do consumidor tem se mostrado fundamental para dar novos passos dentro da expansão de negócio.

Se você já cogitou implementar recursos omnichannel no seu e-commerce, mas ainda não tem muita certeza dessa decisão, acompanhe esse artigo e entenda porque vale a pena olhar com carinho para esse formato dentro da sua loja online.

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O que caracteriza um e-commerce omnichannel?

Basicamente, um e-commerce omnichannel é aquele que não limita a compra somente no ambiente online. Isso quer dizer que o comprador pode iniciar a compra no e-commerce e finalizá-la na loja física. Ou então, optar por diferentes formas de recebimento do pedido, como por exemplo, comprar online e retirar em um locker localizado em algum ponto da cidade, ou até mesmo, na unidade mais próxima de sua residência.

As barreiras do online e offline não fazem tanto sentido em um e-commerce omnichannel, tornando a experiência de compra muito mais interessante e integrada para o consumidor. Hoje, é possível encontrar estratégias multicanal em diferentes tipos de negócio, como:

  • Pontos de vendas tradicionais
  • Aplicativos de lojas físicas e e-commerces
  • E-commerces integrados ao estoque da loja física
  • E-commerce e marketplace integrados às redes sociais

A ideia central do omnichannel  é oferecer ao consumidor as mesmas facilidades independente do canal utilizado para pesquisar, comunicar e comprar seu produto, potencializando sua experiência de compra e criando oportunidades de recorrência. 

Vale mesmo a pena?

A pergunta que não quer calar: o e-commerce omnichannel vale a pena no final das contas? Assim como toda estratégia, antes de ser colocada em prática, é preciso entender os riscos e promessas que cada ação pode proporcionar. Por isso, trouxemos alguns dados de uma pesquisa realizada pela Nexaas em parceria com o E-Commerce Brasil com alguns dados interessantes sobre a aderência do omnichannel no mercado atual.

  • 78% das empresas que participaram da pesquisa afirmam que o principal ganho para a empresa foi a melhora da experiência de compra
  • 57% tiveram aumento das vendas pelas facilidade do cliente em relação à entrega (clique e retire, ship from store) 
  • 36% tiveram aumento de vendas devido a integração do estoque
  • 50% relataram redução de custo de logística, já que as opções de entrega foram ampliadas

Para complementar, segundo um estudo feito pela Harvard Business Review, clientes que compraram em sites multicanal gastaram 9% a mais na loja se comparados aos que usaram apenas um canal. Ainda de acordo com o mesmo levantamento, os e-commerces omnichannel apresentaram maiores tickets médios e maior recorrência de compra, isso porque, dentro do período de 6 meses, foi registrado aumento de 23% em novas compras nas lojas que ofereciam opções em diferentes formatos dentro da jornada de compra.

Além desses dados, as opções para tornar um e-commerce omnichannel são variadas, oferecendo mais flexibilidade no momento da compra. Veja a seguir algumas formas de implementar a compra multicanal no seu negócio:

  • Compre online e retirar na loja física
  • Oferecer cartão fidelidade no formato digital, englobando compras feitas em qualquer canal da loja
  • Compre offline e pague pelo aplicativo
  • Oferecer guias completos online para tirar dúvidas durante a compra física
  • Entre outros

Por onde eu começo?

Implementar um e-commerce omnichannel é ou não é uma estratégia interessante para quem quer aumentar o faturamento e expandir os negócios alinhado ao comportamento do consumidor? Por isso que, desde o começo desse post, começando pelo título, estamos te falando que vale a pena olhar com carinho para essa estratégia.

Se você quer saber o que fazer para transformar a sua loja em um e-commerce omnichannel de maneira estruturada, organizada e sem dor de cabeça, o primeiro passo é encontrar parceiros que tenham experiência nesse formato de negócio para te orientar desde o planejamento à execução. Escolher a plataforma certa também é um passo importante, já que as integrações ocorrerão a partir dela e, contar com uma ferramenta completa e intuitiva vai tornar essa mudança muito mais fácil.

A plataforma de e-commerce VTEX é uma excelente opção que garante que você integre todos os canais de venda em um único lugar, desde e-commerce, marketplace, lojas físicas, aplicativos e showrooms, com ela é possível explorar os principais canais de venda e integrá-los de forma totalmente eficaz.

A we.digi é uma agência especializada em e-commerce e presente no quadrante VTEX, sendo qualificada para assumir projetos de todas as grandezas dentro do ecossistema VTEX. Quer saber mais como a we.digi pode te ajudar a ser omnichannel? Clique aqui e tire suas dúvidas com a nossa equipe e transforme o seu e-commerce em multicanal sem complicações.

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