O que esperar do e-commerce em tempos de metaverso?

metaverso

Nos últimos tempos tem se falado muito sobre metaverso e como esse avanço da tecnologia poderá impactar vários aspectos da nossas vidas. Desde o comportamento humano, aos relacionamentos e, até mesmo, na forma como compramos, podem ter impactos de alguma forma. Isso porque, esse novo ambiente tem tudo para influenciar os modelos de e-commerce como conhecemos hoje. E isso pode ser muito bom.

Por ser um ambiente totalmente digital e imersivo, o metaverso terá capacidade de proporcionar experiências que nenhuma loja online atualmente é capaz de oferecer. Essa imersão a um ambiente criado pela própria marca poderá intensificar a experiência do cliente e potencializar a conexão entre marca e seu público, favorecendo não somente o momento da compra, como também o aumentando o LTV com consumidores mais fiéis e satisfeitos.

Para muitas pessoas, falar de metaverso ainda é algo distante e totalmente intangível. Uma tecnologia futurista para uns, superestimada para outros. O ponto é que, o metaverso já está entre nós e, estar de olho nas oportunidades que ele oferece para o mercado digital é fundamental para não ser pego de surpresa e poder aproveitar cada benefício que ele tem a oferecer.

Ainda não sabe como o metaverso pode impactar no e-commerce? Neste artigo, separamos algumas situações que podem transformar a experiência de compra em uma loja online dentro do metaverso. Confira!

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Mas antes, só para contextualizar: o que é o metaverso?

Para aqueles que ainda não sabem muito bem o que ele significa, ou para quem parou no tempo, vale a pena aquela contextualização. O que é o metaverso, afinal de contas?

O metaverso é um ambiente totalmente virtual desenvolvido a partir de tecnologias como a realidade virtual e aumentada e tem como objetivo reunir pessoas e experiências em uma realidade paralela da qual já estamos acostumados a viver. Não é a toa que o nome metaverso representa algo como “além do universo que conhecemos” (Meta significa “além”, e verso vem de “universo”).

Nesses espaços virtuais criados no metaverso, é possível interagir com outras pessoas, visitar museus, jogar, fazer compras, assistir a shows, entre tantas outras situações, utilizando avatares e recursos que proporcionam que essas experiências virtuais sejam cada vez mais próximas das que vivenciamos na realidade.

Em um exemplo mais prático, o metaverso é uma evolução do que já conhecemos da realidade aumentada, tornando inúmeros ambientes e situações completamente compatíveis com essa nova realidade tecnológica. 

E como essa nova tecnologia vai impactar o comércio online? Veja alguns exemplos em que o metaverso pode contribuir com o avanço do e-commerce:

5 exemplos de como o e-commerce pode se favorecer com o metaverso

O metaverso é experiência pura. Isso quer dizer que, com tecnologias que potencializam essas experiências, o e-commerce ganhou um grande aliado para diminuir a distância entre o cliente, a marca e os produtos durante a jornada de compra. Veja alguns exemplos:

Provador online

Com uma loja no metaverso, será possível oferecer provadores online para que os clientes experimentem as peças antes de comprar, assim como fazemos nas lojas físicas. Com a realidade aumentada em um ambiente virtual, os avatares poderão provar as peças e ter uma noção muito próxima da realidade. Esse tipo de experiência irá reduzir as taxas de insatisfação e, consequentemente, os índices de troca e devolução.

Interação

No metaverso, é possível andar pela loja, visitar diferentes ambientes e interagir com outras pessoas. Para o e-commerce, essa interação é muito positiva, pois os clientes poderão tirar dúvidas com vendedores, como também, conversar com outros consumidores que estão no local. A criação de comunidade e engajamento dentro de um e-commerce nunca fez tanto sentido como neste momento.

Simulação de ambientes

Para os setores de decoração e móveis, por exemplo, o metaverso poderá potencializar a experiência de simular ambientes com novos produtos, por exemplo. Combinar quadros e visualizar como ficarão no seu escritório antes de comprar será muito mais fácil em um ambiente virtual. Testar tamanhos e dimensões de móveis também poderão ter essa vantagem. Ou seja, comprar um sofá que não cabe na sala não será mais um problema!

Novas formas de pagamento

As formas de pagamento digitais serão as principais moedas de troca do metaverso. Isso quer dizer que, para comprar nesse ambiente, será preciso utilizar blockchain e criptomoedas. É possível que as formas de pagamento mais comuns também sejam aceitas, mas vale a pena ficar de olho nesses novos formatos para não perder oportunidades de negócios

Novas experiências de marca

E se estamos falando de experiências, não tem como deixar de fora a possibilidade de criar novas experiências de marca para conquistar de vez o coração do seu público. Shows, palestras, lives e ativações poderão ser amplamente exploradas no metaverso, criando novos vínculos, sensações e percepções para quem estiver na sua loja.

Não tem como negar que tudo isso ainda parece uma realidade distante, mas acredite, aos poucos, o metaverso vai transformar o mercado online e, por isso, vale a pena estar atento a cada movimento e se preparar para essa nova era do comércio digital.

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