Como o fluxo de nutrição pode ajudar o seu e-commerce?

O fluxo de nutrição consiste em estratégias de Marketing para guiar um determinado público até o fechamento da compra. Além de ser uma técnica largamente utilizada pelos mais diversos setores do comércio, com o auxílio de uma agência de performance, é possível melhorar ainda mais os resultados obtidos.

Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre fluxo de nutrição e como a agência de performance we.digi pode te ajudar a vender mais pela Internet.

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

O que é fluxo de nutrição?

Dentro do Marketing para e-commerce, pode-se ver no fluxo de nutrição uma das principais estratégias de funil de vendas, que tem como principal objetivo acompanhar os leads por toda a jornada até o fechamento de uma compra.

Ou seja, o fluxo de nutrição, como o próprio nome sugere, é uma forma de nutrir o lead com informações que realmente sejam de seu interesse, para que se possa criar uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor, levando em consideração cada caso individualmente.

Por meio desse fluxo, o lead aprende mais sobre a empresa, os produtos ou serviços disponíveis e o que faz mais sentido para as necessidades dele.

Esse processo costuma acontecer via e-mail, com informações qualificadas – isto é, voltadas para cada lead. Essa é uma forma que o Marketing encontrou para conscientizar o público acerca do negócio, porém sem carregar aquele tom de propaganda invasiva, e sim com ofertas interessantes, que possam realmente virar uma venda.

Quais os benefícios do fluxo de nutrição?

Melhorar sua conversão

Por meio de uma comunicação realmente eficiente, e de forma contínua, a empresa pode atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

As mensagens enviadas devem instruir os leads de forma individualizada e natural, o que facilita a negociação.

Otimizar a entrega de conteúdo

Com os fluxos de nutrição, é possível entregar uma mensagem mais certeira para consumidores com potencial de compra.

Economizar tempo

A economia de tempo utilizando fluxos de nutrição é perceptível, já que a equipe da empresa não precisa verificar quais páginas os leads acessaram para, então, enviar conteúdos relacionados.

Pela nutrição de leads, pode-se utilizar ferramentas e plataformas para realizar o processo de forma automatizada.

O que é preciso para fazer um fluxo de nutrição de sucesso?

Captação de leads

Para dar início ao fluxo de nutrição, é preciso, primeiramente, conseguir o contato de e-mail do público-alvo, o que pode ser feito via Landing Page.

O negócio deve fornecer uma oferta de valor, ou seja, um conteúdo especial, e o consumidor deve entregar seus dados em troca desse material.

Início do fluxo de nutrição

Após obter os dados dos leads, é preciso acompanhá-los continuamente, observando suas interações dentro do e-commerce, do blog e das redes sociais. Dessa forma, pode-se fazer uma leitura do perfil desses consumidores e saber o que eles buscam para, então, dar início ao fluxo de nutrição.

Segmentação e personalização

Após coletar todos os dados possíveis acerca do consumidor, a empresa pode segmentar e elaborar mensagens mais personalizadas. Isso certamente aumentará as chances de conseguir vendas em menos tempo.

Frequência

A nutrição de leads é um processo contínuo e deve seguir uma frequência pré-estipulada durante o planejamento do fluxo.

É preciso levar em consideração o tempo que o consumidor precisa para se decidir sobre uma compra, a fim de determinar a frequência para automação dos e-mails. Isso pode acontecer a cada dois dias ou uma vez por semana.

[cta text=”Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]

Dicas para criar seu fluxo de nutrição

O conteúdo de cada e-mail enviado aos leads deve levar em consideração o perfil deles e os produtos que eles têm procurado na Internet. Após visitar uma determinada página do e-commerce, por exemplo, é possível enviar mensagens com descritivos de cada produto, ideias de uso para cada um e, até mesmo, um cupom de oferta.

Outra dica importante é manter a observação contínua do comportamento do consumidor, que pode mudar conforme surjam novas demandas. Assim, é possível surpreendê-lo e convencê-lo a fechar uma compra.

Mesmo após esse processo, é preciso dar continuidade ao fluxo de nutrição, visando fidelizar os clientes e estimular uma recompra.

Consiga extrair mais resultados do fluxo de nutrição com a ajuda de uma agência de performance

Planejar o fluxo de nutrição é muito importante para guiar os leads até o fechamento de uma compra, criar uma relação mais forte entre o consumidor e a empresa, informar sobre produtos e instigar uma recompra. Além de trazer resultados positivos, com o auxílio da mídia de performance, é possível se surpreender ainda mais com a diferença que a nutrição de leads pode trazer ao e-commerce.

A we.digi é uma agência de performance que, por meio de técnicas, análises, acompanhamento e diagnósticos, pode aperfeiçoar o processo de nutrição de leads e garantir melhores resultados no fechamento de vendas.

Navegue pelo site para saber como a mídia de performance pode ajudar o seu e-commerce a prosperar!