Certificado SSL e a segurança do ecommerce

certificado ssl

Fraude no comércio eletrônico. Esse é um tema de grande importância e que deve ser sempre discutido para minimizar os riscos das operações no ambiente digital. Você sabe o que é um certificado SSL e por que ele é crucial para o funcionamento de um ecommerce? Continue a leitura e entenda os principais pontos para deixar a sua loja online mais segura para você e para o seu cliente final.

Em um passado não muito distante, a falta de confiança por parte do consumidor em inserir seus dados pessoais e, até confidenciais, como número do cartão de crédito, era um dos principais impeditivos para a compra online. E não é para menos. Durante a quarentena, o aumento de fraudes registradas cresceu 18% e, segundo um estudo do Serasa Experian em parceria com a BigData Corp, no Brasil, a cada seis e-commerces, um não possui o certificado SSL. 

Mesmo em um cenário vulnerável à golpes, como a internet, a preocupação com a segurança dos sites aumentou e as possibilidades para manter um ecommerce seguro estão cada vez mais amplas. Como é o caso do certificado SSL, que garante que as informações trocadas dentro de um rede permaneçam criptografadas, ou seja, mantendo a comunicação segura. 

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

Afinal, o que é certificado SSL?

A certificação Secure Sockets Layer, mais conhecida como certificado SSL, atua basicamente como uma camada de segurança capaz de criptografar a informação trocada dentro de um site para garantir que os dados fornecidos neste ambiente não sejam perdidos, invadidos ou acessados por qualquer pessoa.

Essa proteção é fundamental em uma loja virtual, pois impede que as informações enviadas pelo comprador sejam compartilhadas com terceiros, tornando a compra segura de fraudes ou outros golpes.

Dessa forma, o certificado SSL deixa de ser apenas um item opcional e se torna obrigatório para qualquer site que solicita dados ou outras informações sigilosas. Inclusive, esse é um dos principais critérios de uma operadora de cartão de crédito para operar em um ambiente de compra online. Portanto, tenha sempre em mente que o certificado SSL é um item indispensável em um ecommerce e deve estar sempre ativo enquanto a loja existir.

LEIA TAMBÉM: ECOMMERCE SEGURO: COMO PROTEGER SEU ECOMMERCE DE POSSÍVEIS ATAQUES

Tipos de certificado SSL

Ao contratar o serviço de implantação do certificado SSL, o comprador compartilha suas informações criptografadas apenas com a loja virtual e não com o proprietário dela, assim, a segurança é redobrada e a compra pode ser feita com tranquilidade.

Essa certificação é dividida em algumas categorias que podem variar devido a validação, já que são emitidos por mais de uma entidade certificadora. Confira 3 tipos de certificado SSL e entenda a diferença entre eles:

  • Validação de domínio: O básico indispensável. Esse tipo de certificação indica que o domínio é confiável e seguro para continuar a navegação. Na maioria das vezes, a própria hospedagem já disponibiliza de forma gratuita, portanto, não tem desculpa para não ter na sua loja.
  • Validação da organização: De nível intermediário de segurança, essa validação certifica as informações de domínio e valida as informações da organização, validando também a presença física de uma empresa, o que passa mais credibilidade na hora da compra.
  • Validação estendida: É a certificação completa. Esse nível faz uma análise profunda da empresa e do site. Ao contratar essa validação, consegue uma pequena diferença na URL, com o nome da empresa em destaque.

Como identificar se minha loja tem Certificado SSL

Para quem não atua diretamente com a manutenção de ecommerce, nem sempre tem acesso fácil a informações internas, como a contratação dessa certificação. Para identificar se um site possui o certificado SSL é simples, basta verificar se há um cadeado, geralmente verde, ao lado do domínio na barra de endereço, ou em alguns tipos de certificado digital a barra de navegação fica toda verde indicando que o site é confiável para compartilhar dados sensíveis. 

Outra forma de saber se uma loja conta com esse recurso é confirmar se o endereço é HTTPS. Se a letra S, de security, aparece após o http, ela está validado pela certificação e pode ganhar mais um voto de confiança.

O certificado SSL é uma forma de manter seu ecommece seguro e mais distantes das fraudes virtuais, mas é necessário sempre fazer atualizações necessárias para manter esse ambiente o mais seguro possível, tanto para você como para o cliente. Por isso, é de extrema importância manter a manutenção da loja sempre em dia. A wedigi possui um núcleo focado no sucesso de lojas online. A we.digi.tech atua nas etapas de implantação, evolução e manutenção de ecommerce com segurança para quem quer crescer nesse mercado com mais tranquilidade e profissionalismo. Para saber mais clique aqui e fale com a nossa equipe de tecnologia. 

[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]