Case de Sucesso Urban Arts – Melhorias desde a migração ao aumento de velocidade

Um desafio de ponta a ponta. É assim que podemos nomear o case da Urban Arts em parceria com a we.digi. A Urban Arts é uma galeria de arte diferente que atua com mais de 6 mil artistas independentes do Brasil e do mundo, contando com um acervo de mais de 130 mil artes autorais, exclusivas e com tiragens limitadas.

Desde que iniciamos a parceria, alguns desafios diferentes surgiram e, como sempre, essa dinâmica motiva nossa equipe a buscar as melhores soluções para alcançar as expectativas. Ou melhor, superá-las.

Aqui você vai conhecer 2 desses desafios que viraram case de sucesso: a migração de 4 milhões e SKUs e a diminuição da lentidão em um site tão completo. Confira!

Sobre o cliente

A Urban Arts é uma grande galeria de arte online. Trabalha com mais de 6 mil artistas independentes do Brasil e do mundo.
Seu acervo conta hoje com mais de 130 mil artes autorais, exclusivas e com tiragens limitadas.

A migração de 4 milhões de SKUs

O desafio


Com a saída da Rakuten do Brasil, plataforma anteriormente usada pela marca, os responsáveis pela galeria iniciaram suas buscas por uma nova plataforma para absorver as demandas de seu ecommece. Migrar uma loja completa inteiramente no ar não é uma tarefa simples e, após diversas análises minuciosas, a decisão foi partir para uma implantação VTEX, onde se deu início a parceria da Urban Arts com a we.digi.

Já pensou em migrar mais de 4 milhões de SKUs em um prazo apertado? O nosso desafio começou nesse momento. Com o objetivo de entregar a loja em sua nova plataforma em apenas 30 dias, nossa equipe desenhou todas as possibilidades possíveis e impossíveis para realizar a migração de forma segura, sem tirar o site do ar e não perder nenhuma informação importante dentro do prazo estipulado.

A solução

Para economizar tempo nas fases de layout e aprovação, a primeira decisão foi manter o mesmo visual aplicado na Rakuten, dessa forma, no dia 20/03/2020, foi publicada a primeira versão com o mesmo layout utilizado na antiga plataforma, utilizando o checkout VTEX e melhorias de velocidade e usabilidade.

Após a implantação bem sucedida, iniciamos uma nova fase, novo layout, reestruturação completa nas listagens e tela de produto, modificando a visualização das artes e otimizando a aplicação de molduras e simulação de tamanho dos produtos, tornando o processo de decisão do usuário mais intuitivo e eficaz.

Resultados

Desafio cumprido! A migração de plataforma resultou não somente em um novo ambiente para o ecommerce, como também proporcionou um aumento na receita, na taxa e conversão, transações e valor médio de pedido.

Veja a seguir os resultados obtidos do período de 20/03/2020 a 20/12/2020 comparado ao mesmo período do ano anterior:

Receita + 44.04%
Taxa de Conversão + 33.47%
Transações + 19.97%
Valor médio do Pedido + 20.06%

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png

Melhoria de Velocidade

O desafio

Lentidão no site é um problema que preocupa qualquer negócio digital. No início do projeto, esse era uma das grandes preocupações da marca e, com a implantação na plataforma VTEX a expectativa de melhora era grande.

Como foi resolvido

Foco na reestruturação. Esse foi a chave da virada que exigiu muita atenção, desde a forma como as imagens foram inseridas até a redução significativa na refatoração da codificação, o que resultou em uma melhora expressiva na velocidade do site.

Resultado

Objetivo alcançado com sucesso!

As medidas tomadas pela nossa equipe resultaram em uma redução do tempo médio de carregamento em 53.59%.

we.digi é uma consultoria digital e performance com mais de 20 anos de experiência em negócios, focada sempre em alcançar resultados duradouros e descomplicados. Somos a soma de uma metodologia única, de olhares treinados para resultados reais e ferramentas próprias alinhadas com tendências tecnológicas para potencializar negócios de todos os portes.

Para saber como podemos aumentar seus resultados de forma descomplicada é só falar com a nossa equipe e contar o seu desafio. Quem sabe o nosso próximo case de sucesso não é o seu?

[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]

O que nosso cliente tem a dizer sobre nós

“Migrada o loja para a plataforma Vtex, chegou a hora de entendermos nossos números e atuar para melhorarmos.
Novamente a equipe we.digi, a quem agradecemos, se fez presente e nos ajudou a melhorar nossos números.
Mais do que isso, a busca constante por otimizações nos faz acreditar e participar de um processo contínuo de superação e melhoria.”

Raphael Martins – Urban Arts

Quer ver um resumo desse texto em vídeo? Aperte o play!