Vtex ou Magento: Veja as principais diferenças entre elas - We.Digi
vtex ou magento

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Dê o play e confira!

Vtex ou Magento? Como escolher a melhor plataforma para a sua loja online e o que levar em consideração para avaliar as opções disponíveis no mercado? Uma solução mais simplificada ou mais completa? Uma plataforma mais flexível ou mais robusta? Cada uma delas apresenta um leque de qualidades e diferenciais que vale a pena fazer a comparação antes de dar o primeiro passo ou, até mesmo, para fazer uma migração, em casos de lojas que já estão atuando. Por isso, selecionamos os principais pontos de cada uma delas para te ajudar a escolher a que melhor atende o seu negócio.

Mas antes de começar a comparação, é ideal ter clareza das reais necessidades que a sua loja possui e quais são os seus objetivos com ela. Faça uma lista detalhada com o que você já tem e o que deseja que ela incorpore futuramente. Um exemplo básico é verificar quais são as formas de pagamento que a sua loja aceita ou pretende aceitar e como funciona a integração nas duas plataformas. Muitas vezes, uma decisão mal avaliada pode gerar prejuízos no futuro por não ter levado em consideração recursos fundamentais para manter a sua loja no ar.

Antes de optar por Vtex ou Magento, tenha em mente que independentemente da plataforma escolhida, é aconselhável ter uma equipe ou uma agência especializada para implementar a tecnologia e fazer as manutenções necessárias para manter a loja atualizada e funcionando como deveria sem maiores problemas. 

Veja a seguir as principais características entre essas duas fortes opções do comércio online:

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

VTEX ou Magento: qual é a melhor para o meu negócio?

Conheça as principais características da plataforma VTEX 

Para quem quer uma plataforma com foco em experiência do usuário, a VTEX é sem sombra de dúvidas uma excelente opção. Considerada a melhor plataforma de ecommerce da América Latina, a solução conta com funcionalidades que tornam a navegabilidade mais intuitiva e direcionada para a compra, a plataforma se destaca quando o assunto é personalização para UX e integração com ERP e CRM de outros sistemas de gestão. 

Outra grande vantagem da VTEX é ser uma plataforma SaaS (Software as a Service) e oferece uma estrutura completa, sem limite de personalização, proporcionando infinitas possibilidades para criar uma diferenciação competitiva. A plataforma é fortemente indicada para ecommerces de médio e grande porte, que possuem planejamento a longo prazo, exatamente por possuir uma grande cadeia de recursos para manter uma grande loja online ativa sem interrupções.

Benefícios VTEX

  • Permite integração com outros marketplaces
  • Armazenamento em nuvem – Cloud Software
  • Smart Checkout – O checkout inteligente da VTEX
  • One Click Buy – Comprar com 1 clique
  • Opção para que sua loja seja seller ou marketplace de outras lojas da plataforma
  • Possui CMS próprio integrado
  • Grande equipe de tecnologia, com códigos extremamente bem desenvolvidos com foco em conversão em vendas e indexação
  • Integração com os principais marketplaces do mercado
  • Opções para B2B e B2C
  • Suporte especializado 24/7

Por ser uma opção robusta e completa de ponta a ponta, é necessário ter um agência parceira VTEX para realizar as configurações e atuar em conjunto para extrair da plataforma as melhores soluções para o negócio.

Conheça as principais características da plataforma Magento

Outra grande opção do mercado, a Magento é conhecida por ser uma boa solução com código aberto. Isso quer dizer que é possível que você faça o download gratuito e configure a sua loja a nível básico sem grandes implicações. Porém, não exclui o envolvimento de uma equipe experiente para guiar as configurações mais complexas para implementar recursos necessários da plataforma.

Outra característica dessa plataforma é que ela se enquadra em uma opção escalável, ou seja, sua estrutura garante que a loja se mantenha estável e se adeque ao tamanho do seu negócio.

Benefícios Magento

  • Sistema com servidor próprio deixando as informações do ecommerce em modo privado
  • Grande quantidade de temas prontos
  • Oferece recursos gratuitos básicos e avançados de SEO 
  • Suporta até 80 mil ordens de serviço por hora, podendo armazenar mais de 500 mil produtos
  • Possui grande catálogo de módulos adicionais para personalização

Embora seja uma referência em plataforma para ecommerce com código aberto, a solução não dispensa a atuação de programadores ou equipe especializada para realizar manutenções, configurações robustas e atualizações de sistema.

O resultado da disputa

Claramente, Vtex ou Magento são as duas opções mais indicadas para quem tem um ecommerce muito bem estruturado e projeta um grande volume de tráfego e vendas. Por possuir uma estrutura muito bem construída e estar em plena expansão como empresa, a Vtex tem se destacado fortemente nesse mercado e absorvido muito bem altas demandas de lojas de médio e grande porte. Já a Magento ganha notoriedade em situações onde não é necessário grandes implementações para personalização, onde os templates ganham espaço para atuar de maneira prática e funcional.

Quer tirar outras dúvidas sobre a melhor plataforma de ecommerce para o seu negócio? Seja Vtex ou Magento, a we.digi possui uma equipe especializada em tecnologia para ecommerce apta para te auxiliar em todas as etapas de implantação, evolução e manutenção do seu ecommerce com segurança e tranquilidade e se manter alinhado com as novidades do segmento. Para fazer um diagnóstico gratuito clique aqui e saiba a melhor solução para a sua loja online.

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!

    Por Felipe Trudes

    Novos negócios