Logística para e-commerce: Entendendo a VTEX Log em 4 passos
VTEX LOG

A VTEX log foi criada com o propósito para que você possa contar com uma rede confiável de transportadoras e que o last mile seja feito da melhor forma. Estar a frente de um e-commerce é muito mais do que somente vender pela internet. Para que a operação aconteça, muitas outras áreas precisam estar integradas ao processo para que o produto saia do estoque e chegue ao destino final.

Não é de hoje que a VTEX lança funcionalidades que atuam em rede, potencializando a experiência dos lojistas e entregando muito mais qualidade para o cliente final. Com a VTEX Log não é diferente. Para que o recurso funcione como o esperado, a empresa criou uma rede de transportadoras de diferentes modalidades e regiões e negociando  melhores custos de frete. Em outras palavras, a VTEX Log conecta transportadoras e lojistas para uma operação mais simples e inteligente, além de melhores condições de frete.

A ideia é que os lojistas não fiquem presos a um único prestador de serviço, podendo encontrar outros parceiros dependendo da necessidade da entrega. Com isso, o lojista ganha novas possibilidades de entrega para oferecer ao cliente final e aumentar as margens de lucro a partir da logística.

Para entender melhor como a VTEX Log funciona, veja a seguir uma explicação descomplicada que vai tirar todas as suas dúvidas em 4 passos. 

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

1 – VTEX Log e a rede de transportadoras

Ter uma logística bem planejada e ampla contribui para aumentar a competitividade do seu e-commerce. Por isso, a primeira coisa que você precisa entender sobre a VTEX Log é que esse recurso é um canal para te ajudar a ter novas possibilidades de transporte de forma integrada. Ou seja, para cada tipo de entrega, em qualquer região no país, você pode acionar a rede de transportadoras. 

2 – Atualização de tabela de frete

É natural que para cada opção de frete haja alteração de valores. A vantagem de ser uma opção integrada à plataforma VTEX, é que a atualização da tabela de frete é feita automaticamente no painel. Assim, o cálculo do frete será baseado nos valores atualizados de cada transportadora sem que seja preciso corrigir manualmente.

3 – Vtex Log e a Gestão facilitada

A VTEX Log tem painéis de gestão que facilitam o acompanhamento da operação, desde o financeiro até a performance das transportadoras parceiras. Pelos painéis fica muito mais fácil acompanhar os principais KPIs, como receita e desempenho, além de entender com mais clareza se houve divergências entre o custo projetado e o executado.

Outro destaque dos painéis é que por ali é possível comparar os custos de frete calculados no checkout e o quanto foi faturado pela transportadora.

Para analisar a performance das transportadoras, a ferramenta apresenta dados de melhor rendimento e ainda, cruza informações de diferentes períodos do ano. Essas e outras visualizações auxiliam na gestão do e-commerce, tornando a operação totalmente metrificada e fácil de acompanhamento.

4 – Relatórios inteligentes

O principal objetivo da VTEX Log é contribuir na logística de maneira integrada e facilitada. Por isso, a seção de relatórios é outro recurso importante para tornar as operações ainda mais eficazes e alinhadas para cada e-commerce. A ferramenta oferece a extração de relatórios de desempenho que ajudam os lojistas a visualizar a atuação das transportadoras parceiras em relação às entregas dos pacotes. Com dados precisos e atualizados, fica muito mais fácil dar novos passos com segurança.

Como começar?

Para ter a VTEX Log como ferramenta de logística no seu e-commerce, é preciso entrar em contato com uma agência parceira, como a we.digi, e solicitar a implementação na sua loja. Se ainda tiver dúvidas e quiser entender melhor sobre a implementação, fale com a nossa equipe e descomplique a operação logística da sua loja!

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!

    Por Felipe Trudes

    Novos negócios