VTEX IO X LEGACY: entenda as principais diferenças
vtex io

VTEX IO ou Legacy? Você sabe a diferença entre as duas versões e qual é a melhor para a evolução do seu e-commerce? Não é de hoje que a plataforma brasileira tem se destacado no mercado de comércio digital, porém, com as constantes atualizações, algumas dúvidas podem surgir.

Muitas lojas começaram com a versão CMS da plataforma e, com o tempo, sentiram a necessidade de uma opção mais sólida e preparada para a evolução do e-commerce, como é o caso do VTEX IO. 

Para te ajudar a entender melhor sobre isso, neste artigo vamos falar sobre as principais diferenças entre as duas versões e quais são as vantagens da migração. Confira!

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

Mas antes, entenda porque é preciso estar atualizado

Assim como profissional de e-commerce, a plataforma da sua loja também precisa estar atualizada. A tecnologia está longe de ser um recurso estático e, com isso, as atualizações são lançadas com frequência para manter o alto desempenho das lojas. 

Quem já usa as ferramentas da VTEX sabe que lançar novidades e melhorias é quase que uma rotina da plataforma. Isso é extremamente positivo, pois os clientes sabem que as suas lojas poderão contar com os melhores recursos e estruturas para a evolução do e-commerce como operação e, principalmente, como negócio.

Dessa forma, se a tecnologia está em constante evolução, é inquestionável a necessidade de acompanhar esse movimento, seja com informações técnicas, ou com novos recursos disponibilizados pelo mercado.

Antes de conferir o comparativo entre VTEX IO e Legacy é importante que você entenda: ficar para trás não deve ser uma opção!

VTEX Legacy: a versão CMS

Com o funcionamento padrão, HTML, CSS e javascript, o Legacy depende de controles nativos da VTEX e é utilizado por muitas empresas, inclusive as de grande porte. Essa versão já está há mais de 10 anos no mercado e, entre suas vantagens está a estabilidade de quem já enfrentou diversos testes e atualizações ao longo dos anos.

Porém, por se tratar de uma opção anterior ao VTEX IO, algumas tecnologias utilizadas estão desatualizadas e sem perspectivas de atualizações. Isso porque, a VTEX já deixou claro que o foco principal da empresa é o VTEX IO, até mesmo com a possibilidade de descontinuação do Legacy.

VTEX IO e a importância da evolução

Ficar estacionado é o mesmo que ficar para trás. A VTEX sabe muito bem disso e colocou no mercado o VTEX IO, uma versão ainda mais inteligente que permite o desenvolvimento de lojas e apps de forma exclusiva e autônoma, sem que os desenvolvedores fiquem presos às possibilidades nativas da ferramenta.

Além disso, essa versão possibilita que a loja tenha um aumento significativo de performance. Isso porque, a própria equipe de desenvolvimento poderá atuar diretamente nas melhorias estruturais do e-commerce sem depender do suporte VTEX, o que não é possível na outra versão.

Autonomia e agilidade são pontos fortes do VTEX IO, mas não é só isso. Veja outras vantagens de migrar o seu e-commerce para VTEX IO:

  • Teste A/B Nativo: com esse recurso, é possível realizar testes A/B de maneira rápida e segura, contribuindo para o aumento da performance da loja e, consequentemente, das conversões.
  • Ambiente de desenvolvimento nativo: tudo fica na nuvem, o que facilita e agiliza o processo de configuração das aplicações. Além disso, é possível que mais de um desenvolvedor trabalhe no mesmo ambiente e de maneira sincronizada, ganhando mais agilidade e segurança para o projeto.
  • Componentização: as lojas desenvolvidas em VTEX IO contam com as melhores bibliotecas e frameworks atuais, tornando-se uma opção modularizada e componentizada, com códigos mais limpos e organizados, sendo uma opção muito mais segura para não danificar a loja.
  • VTEX App Store: a versão IO conta com a loja de aplicativos desenvolvidos pelo ecossistema VTEX. Lá são disponibilizados inúmeros recursos que podem ser usados nos e-commerces desenvolvidos em VTEX IO para torná-los ainda mais completos e potencializar a experiência do usuário. 
  • PWA (Progressive Web App): com VTEX IO é possível utilizar técnicas focadas em desenvolver aplicações e adicionar funcionalidades que antes só eram possíveis em apps nativos.

Vale a pena migrar para VTEX IO

Não esquecemos o ponto de interrogação no subtítulo. Isso realmente é uma afirmação. Vale muito a pena migrar para VTEX IO. A versão Legacy CMS cumpriu muito bem o seu papel até aqui, mas agora é hora de migrar e evoluir. 

Com tantas vantagens de migrar para uma opção mais atualizada e em constante evolução, permanecer em uma versão que possivelmente não irá acompanhar o seu crescimento não é a melhor decisão. Por isso, corra enquanto é tempo e considere a possibilidade de ter a melhor plataforma para o seu e-commerce. 

A we.digi tem um núcleo especializado em evolução e manutenção de e-commerce totalmente apto para desenvolver e migrar lojas online para VTEX IO. Fale com a nossa equipe, conheça nossos casos de sucesso e dê um passo importante para o crescimento do seu negócio. 

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!

    Por Felipe Trudes

    Novos negócios