Ranking das redes sociais: TikTok lidera o 1º lugar dos apps mais baixados
tiktok

2020 definitivamente foi um ano diferente de todos os outros. Além da pandemia e de todos os impactos que ela trouxe para tantos mercados e para a sociedade, pela primeira vez, o Facebook perdeu o primeiro lugar no ranking dos aplicativos mais baixados do mundo, dando espaço para a rede social chinesa, TikTok, assumir a liderança. 

Após o lançamento da versão internacional feita pela ByteDance em 2017, a rede ganhou força fora de seu país de origem e se destacou no ranking, ultrapassando as redes sociais de Zuckerberg – Whatsapp, Instagram, Facebook Messenger e, em 2020, pela primeira vez ficou a frente do app Facebook em downloads até mesmo nos Estados Unidos.

Segundo o Wall Street Journal, em 2020, a ByteDance, dona da rede social chinesa, dobrou o faturamento do ano anterior e alcançou o valor de 34,4 bilhões de dólares. De acordo com o jornal, o crescimento da receita foi de 111% enquanto que o lucro bruto subiu 93% para 19 bilhões de dólares.

Entenda nesse post, os principais motivos que têm feito o ranking se movimentar e veja a lista completa dos apps mais baixados. Confira!

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

O que o TikTok trouxe de diferente?

O entretenimento é a base de todas as redes sociais e o Facebook e todas as outras redes do grupo sempre entenderam isso muito bem. Com a aderência do público mais jovem nos meios digitais, a reinvenção foi necessária para manter o alto engajamento e, consequentemente, toda a engrenagem dos negócios digitais.

Com mais interatividade e até mesmo com gamificação, premiando os melhores conteúdos até mesmo para quem não é um influencer, a rede social se diferencia também na utilização de Machine Learning para identificar, aprender, arquivar, analisar, construir e evoluir.

Outra característica que pode ter feito a rede chinesa desbancar o poder do Facebook em números de downloads, é o tipo de conteúdos atemporais que ganharam um novo espaço. Além disso, os vídeos se tornam mais ativos no feed por um tempo maior, já que a proposta não é necessariamente divulgar notícias ou grandes eventos, e sim, estimular a criatividade colocando a diversão no centro de qualquer estratégia.

A conquista de novos públicos

Se a pouco tempo atrás, a rede social chinesa era conhecida por ser predominantemente utilizada por crianças e adolescentes, durante a pandemia outros públicos começaram a utilizá-la, tornando a sua popularidade líder em download também na Europa e América do Sul.

Para se ter uma ideia dessa dimensão e pluralidade de conteúdo, a plataforma é usada até mesmo pelo presidente francês Emmanuel Macron e o Supremo Tribunal Federal (STF)  com o objetivo de aproximar novos públicos do dia a dia do governo.

Isso prova que TikTok vai muito além das famosas dancinhas e pode ser um importante canal para diferentes tipos de estratégias de marca, quebrando as barreiras da geração Z.

Se o TikTok assumiu a liderança dos apps mais baixados, como ficou o ranking geral?

Segundo relatório da Sensor Tower divulgado em abril de 2021, em primeiro lugar está a rede social chinesa e, logo em seguida aparecem as redes de Zuckerberg: Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger. Confira abaixo o ranking completo:

A sua marca já usa o TikTok como estratégia digital? Com você tem visto esse movimento e como a mudança de comportamento nas redes sociais podem impactar o seu negócio? Já parou para pensar? Acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais para se manter atualizado sobre tudo que influência o mercado digital!

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em performance!

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo