Como fazer teste AB para e-commerce. Confira 5 dicas práticas
teste ab

A estratégia do teste AB já é conhecida no ambiente digital. Seja em campanhas de performance, conteúdos de newsletter ou no e-commerce, testar diferentes opções para entender o que apresenta maior potencial de conversão é fundamental para otimizar ainda mais cada ação.

Dentro de um e-commerce, existem diversas maneiras de aplicar o teste AB, principalmente antes de realizar alguma mudança definitiva, já que o resultado do teste poderá sugerir novos pontos de atenção.

Nesse artigo, vamos te mostrar em que momentos da navegação da sua loja você pode testar diferentes formatos, conteúdos e abordagens para transformar a experiência de compra do seu e-commerce e aumentar as vendas. Confira!

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5 possibilidades práticas para fazer teste AB no seu e-commerce

Pop-up

Há quem ame, há quem odeie. O ponto é que, se bem feito, o uso de pop-up pode ser altamente positivo. Para entender como o seu público reage a esse recurso, fazer teste AB em diferentes formatos irá orientar o uso de forma estratégica.

Você pode comparar o formato somente com texto com a versão com imagem. Ou então, testar diferentes CTAs com mudança de abordagem. Lembre-se que para que um teste AB apresente resultados confiáveis, é indicado não fazer muitas mudanças de uma vez, só assim você terá clareza sobre qual alteração realmente impactou o resultado do teste.

Promoções em dias diferentes

Quem trabalha com marketing digital sabe que cada horário e dia da semana representa um comportamento diferente. Tem dia que lançar uma nova campanha pode ser um sucesso, como tem também, aquele dia e horário que pode ser um grande fracasso. Você sabe o que funciona melhor para a sua loja? Quais são os dias e horários da semana que o tráfego aumenta e que o seu público está disposto a comprar? A data de fechamento de fatura do cartão de crédito tem influência? Essas respostas provavelmente virão após um teste AB bem feito.

Exibição de lista de produto

A forma de exibição dos produtos em um e-commerce é essencial, até porque, essa é a vitrine da loja online e, saber organizar os produtos corretamente é mais uma chance de despertar o interesse do consumidor e aumentar a taxa de conversão. Teste o formato de lista em grade, horizontal ou com destaque para alguns produtos específicos. Feito o teste, identifique os dois formatos que melhor performaram analisando tempo de permanência na página, taxa de clique e de conversão, por exemplo. Com essas métricas, será possível avaliar o que funciona melhor para o seu e-commerce.

Checkout

O cliente está saindo da sua loja sem comprar nada, o que você faz? O abandono de carrinho é muito comum no comércio online e, por isso, é extremamente importante colher dados para orientar quais ações podem ser mais eficientes em situações como essa. Uma boa maneira de aplicar o teste AB no checkout é alternar o uso de gatilhos, banners e condições especiais para quem está prestes a sair sem finalizar a compra. Usando as métricas do teste AB, será muito mais fácil identificar o que está fazendo o seu cliente sair sem levar nada e como reverter esse cenário.

Apresentação de preço

A apresentação do preço no meio digital é sempre uma decisão delicada de se tomar. Muitas vezes, utilizar um carrossel com imagens atraentes do produto pode ser uma boa escolha. Porém, em outras situações, usar uma imagem estática com o preço em destaque pode tornar o processo de compra muito mais direto. Para ter mais clareza do que funciona melhor na sua loja, use o teste AB também para esse objetivo e entenda em que momento cada formato pode fazer mais sentido na sua estratégia.

Tomar decisões baseadas em dados reais é uma das principais vantagens que o digital oferece para quem atua com e-commerce. Com tantas ferramentas e possibilidades de testar e acessar essas informações, o achismo definitivamente não tem lugar para quem quer vender mais. Para saber mais sobre teste AB para e-commerce e como colocar em prática na sua loja, fale com a nossa equipe e aumente as suas possibilidades de conversão o quanto antes.

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios