Quais cuidados devo tomar ao escolher uma plataforma de e-commerce?
plataforma de e-commerce

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, alguns cuidados devem ser levados a sério! Saiba quais são e veja como a we.digi pode te ajudar a implementar ou migrar de plataforma.

Há diversos aspectos que devem ser considerados na hora de escolher a plataforma que servirá de base para o seu e-commerce. Na dúvida, acompanhe os principais tópicos que reunimos neste artigo e aproveite para conversar com a equipe da we.digi sobre o assunto.

Cuidados ao escolher uma plataforma de e-commerce


Tempo de implementação

Cada tipo de plataforma conta com um tempo de implementação próprio. Enquanto algumas tomam semanas, outras podem demandar meses. Isso precisa ser bem-analisado para permitir que o lançamento da loja ocorra dentro do previsto.

Soluções que se dizem “gratuitas”

Muitas coisas na Internet são gratuitas, o que gera a falsa impressão de que a plataforma de e-commerce pode seguir esse padrão.

Há criadores de site que se dizem gratuitos, mas oferecem opções tão limitadas que os lojistas se veem obrigados a contratar o plano pago, ou seja, trata-se de uma propaganda enganosa.

Assim, compensa mais investir, desde o princípio, em uma boa plataforma de e-commerce do que partir para um barato que pode sair caro.

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

Análise dos custos

Ter plena clareza sobre o comprometimento financeiro que a aquisição da plataforma representará, e seu real custo-benefício, é crucial para a saúde da empresa, evitando que os resultados fiquem no vermelho por muito tempo.

Conheça a legislação

Hoje, os e-commerces contam com legislação própria, baseada no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Decreto n. 7.962/2013. Ambos definem regras como:

  • Contratos e disposições legais que devem ser fornecidos;
  • Identificação completa do e-commerce (CNPJ, contato, etc.);
  • Informações que não podem induzir ao erro;
  • Regras para atendimento, transporte, pagamento, troca, devolução, etc.;
  • Obrigatoriedade da página de confirmação de compra.

Complexidade

Ainda que um e-commerce traga inúmeras vantagens, principalmente em comparação à loja física, ele também representa desafios um tanto quanto complexos.

Além de todas as questões mencionadas até aqui, os gestores devem levar em consideração que é preciso investir em equipes de profissionais que saibam produzir e gerenciar conteúdos diversos, e isso dá bastante trabalho.

Nesse sentido, é necessário que os lojistas se preocupem com todas as operações envolvidas em um e-commerce, traçando estratégias e investindo recursos (que vão além de uma boa plataforma de e-commerce) para que as equipes possam trabalhar de forma ativa e devidamente produtiva.

plataforma de e-commerce

Como funciona a plataforma da VTEX?

Falando em plataforma para e-commerce, que tal conhecer um pouco sobre a VTEX? Seu sistema em nuvem, assim como todo o processo de implementação e gerenciamento, é online e otimizado, colaborando de forma intuitiva com o lojista e ajudando na conversão de vendas.

O sistema da plataforma VTEX traz diversos benefícios, sendo um dos maiores a agilidade de implementação de suas funcionalidades, além do suporte da própria VTEX, que conta com profissionais de visão global do mercado.

Como migrar minha plataforma de loja virtual para a VTEX?

Ao decidir migrar para a plataforma de e-commerce VTEX, é preciso escolher uma agência que viabilize esse processo, como é o caso da we.digi.

O novo setup do e-commerce, feito por meio das ferramentas da VTEX, deve ser elaborado por uma agência certificada. Dessa forma, o lojista pode contar com a própria VTEX e com uma empresa especializada em crescimento e performance no mercado digital.

Avise seus atuais clientes sobre as modificações no painel de acesso

Além de contar com a we.digi, o lojista também deve avisar todos os usuários que possuem login no site que a plataforma será trocada e, por isso, eles deverão lidar com um novo painel, que trará ainda mais vantagens para a navegação.

Faça o redirecionamento

É preciso fazer um levantamento de todas as URLs antigas do site e adequar para as novas. Dessa forma, é possível migrar de plataforma sem ser prejudicado durante o processo (e sem perder o rankeamento nas páginas do Google)

Assim, a we.digi conta com uma equipe de especialistas para acompanhar o lojista durante todo o processo de implementação da nova plataforma de e-commerce VTEX.

Plataforma de e-commerce: saiba quais são os principais cuidados na hora de escolher a melhor

Recomendamos fortemente que você leve em consideração tudo o que foi discutido nesse artigo antes de escolher uma plataforma de e-commerce.

Além disso, se a sua ideia é optar pela VTEX, a we.digi conta com uma equipe de profissionais aptos a auxiliar lojistas dos mais diversos setores na hora de fazer a migração (ou implementação) para esse modelo de plataforma de e-commerce.

Entre em contato para saber mais sobre plataformas de e-commerce e sobre a VTEX. Veja também os inúmeros benefícios e possibilidades que a plataforma representa para o seu e-commerce!

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!