Por que otimizar a palavra-chave no Google Ads? - We.Digi

As palavras-chave são fundamentais para chegar ao público-alvo de forma mais assertiva. Em conjunto com as técnicas de otimização do Google Ads, é possível gerar campanhas ainda mais efetivas.

Saiba mais sobre palavras-chave, como o Google Ads potencializa seu alcance e por que é importante investir em mídia de performance para obter sucesso em uma campanha.

O que é palavra-chave?

As palavras-chave podem ser entendidas como expressões que são estrategicamente usadas para ajudar o Google a identificar quando um determinado anúncio ou conteúdo deve aparecer para o internauta.

Se o usuário pesquisa algo que se relaciona a essas palavras-chave, o Google saberá que o anúncio pode ser exatamente o que o consumidor está procurando.

Qual a importância da palavra-chave?

As palavras-chave são de extrema importância, uma vez que são inerentes a uma boa campanha. A otimização delas precisa ser constante, principalmente nos primeiros meses.

Uma sólida estratégia envolvendo a utilização de palavras-chave pode ser o grande diferencial para o sucesso de um anúncio no Google. Quando de excelência, essas expressões geram mais cliques e acessos de qualidade, com maior probabilidade de conversão.

Por outro lado, palavras-chave fracas não atrairão tráfego útil, gerando cliques irrelevantes e desperdiçando tempo e dinheiro.

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Quais os tipos de palavras-chave?

O Google Ads possibilita diferentes formas de acionar as palavras-chave, de acordo com o tipo de correspondência de cada uma. Confira a seguir.

  • Correspondência ampla

As palavras-chave de correspondência ampla são aquelas que acionam anúncios quando alguém fizer uma pesquisa que inclua, além dessas palavras, seus sinônimos.

Como exemplo, a palavra-chave “roupa social” será acionada para roupas pretas, femininas e masculinas.

  • Correspondência de frase

A correspondência de frase aciona anúncios para qualquer pesquisa que use a palavra-chave dentro de uma frase. Aqui, a ordem das palavras pode influenciar diretamente se elas acionarão as impressões dos anúncios ou não.

  • Correspondência exata

Como o próprio nome sugere, a correspondência exata faz com que o Google acione anúncios apenas para pesquisas que utilizem, praticamente, a palavra-chave exata escolhida. Por outro lado, nesse tipo de correspondência, variantes e formas muito próximas também serão acionadas.

Por que otimizar as palavras-chave no Google Ads?

A otimização de palavras-chave no Google Ads potencializa a relevância e ajuda no refinamento e aumento da qualidade dos anúncios, o que pode ser feito por meio de modificações no tipo de correspondência, caso fique evidente que o atual não está ajudando a campanha a alcançar as metas de publicidade, assim como exclusão de palavras-chave duplicadas.

Também é possível realizar o filtro dos dados de desempenho e, assim, localizar palavras-chave de performance não satisfatória.

Como otimizar as palavras-chave no Google Ads?

URL legível

A URL é a primeira impressão para o público e indica em que tipo de página se está entrando ao clicar no anúncio.

Tendo isso em vista, é recomendável colocar uma URL que faça relação com o conteúdo anunciado.

Utilize palavras-chave negativas

A lista de palavras-chave negativas serve para evitar que o anúncio apareça para um público irrelevante. Dessa forma, o Google Ads ajuda a refinar ainda mais o alcance de uma campanha.

Quem está vendendo um curso, por exemplo, pode excluir a palavra-chave “gratuito” para que seus anúncios não apareçam para quem está procurando opções de cursos grátis.

Aproveite as extensões disponíveis

Há recursos extras no Ads, também chamados de extensões, que garantem à campanha a possibilidade de refinar ainda mais os anúncios e deixá-los mais atraentes ao público-alvo.

Atenção aos grupos de palavras-chave

Dentro do Google Ads, é possível criar grupos com várias palavras-chave que se relacionam com o público-alvo e entre si.

O cuidado deve estar em torno de não utilizar todas as palavras em uma só campanha. O excesso de palavras-chave para um mesmo anúncio pode ser um grande erro, já que, ao pesquisar por “roupa social”, por exemplo, o consumidor corre o risco de receber o anúncio de “tênis”.

Ou seja, o grupo pode ser adicionado como palavras-chave de uma campanha, contanto que ele tenha alguma relação de sentido com o anúncio.

Faça mais de uma personalização para o mesmo anúncio

As campanhas feitas no Google Ads permitem que o responsável faça várias edições de um mesmo anúncio, segmentando de acordo com os diferentes públicos-alvo que a empresa tenha.

Com isso, um mesmo anúncio pode ter um direcionamento diferente para cada idade, gênero, localização, entre outras variáveis possíveis.

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Potencialize campanhas do Google Ads por meio de mídia de performance

O Google Ads possibilita a otimização de palavras-chave e refinamento de uma campanha visando alcançar com assertividade o público-alvo. Para além das possibilidades e extensões do Google Ads, no entanto, a mídia de performance é capaz de conciliar estratégias para que o e-commerce tenha ainda mais sucesso.

Apenas a mídia de performance pode obter dados sobre quais estratégias aplicadas estão trazendo os resultados esperados e quais precisam sofrer modificações o quanto antes.

A we.digi é uma agência de performance que surgiu para aplicar mídia de performance e, por meio de estratégias específicas, traçar diagnósticos e objetivos para alcançar metas. A we.digi realiza acompanhamento contínuo, otimização, análises e testes para garantir o sucesso de uma campanha em concomitância ao que a empresa espera alcançar.

Navegue pelo site da we.digi para saber como a mídia de performance, alinhada à otimização de palavras-chave, pode ser a melhor alternativa para o seu negócio.

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo