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Podcasts: Um oceano azul pronto para ser explorado

Você não precisa ser um heavy user digital para admitir que os podcasts são as novas promessas da internet. Na verdade, os programas em formato de áudio online deixaram de ser uma promessa e têm se apresentado como um mercado promissor para os que se aventuram em suas possibilidades.

Você já pensou em ter um podcast próprio? Ou então, ter algum vínculo com outros podcasts que podem se relacionar com a sua marca? Nesse artigo, vamos te mostrar como é possível explorar o oceano azul em publicidade dentro dos podcasts, como aproveitar a oportunidade chegando primeiro sem precisar pagar muito e, mesmo assim, ter grande entregabilidade e fortalecimento de marca.

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O crescimento dos podcasts

Os podcasts estão em constante crescimento. Para se ter uma ideia, o formato foi considerado uma das mídias que mais cresceu nos últimos anos segundo um estudo realizado pela plataforma de streaming Deezer. O levantamento aponta que os podcasts cresceram 67% no Brasil em 2019.

E não é só em solo nacional que os programas em áudio sob demanda têm apresentado números tão positivos. A pesquisa mostrou ainda que, na França e Alemanha, por exemplo, os podcasts também apresentaram taxas bem expressivas de crescimento no mesmo período, sendo 50% no último ano.

Se há crescimento, há audiência, certo? Certíssimo! E há audiência qualificada, engajada e pronta para ser trabalhada!

Com o Spotify, por exemplo, é possível se conectar ao seu potencial consumidor por diversas plataformas com informações por idade e gênero, por exemplo. Outra forma de mirar na audiência certa é por meio de interesses e comportamento. Na plataforma é possível engajar segmentos de público com base em dados demográficos e interesses, analisando o comportamento de streaming dos usuários. Com a utilização de dados terceirizados, você também pode somar interesses mais gerais, estilo de vida e hábitos de compras.

Quando falamos em publicidade, aqui também podemos segmentar muito bem os anúncios usando informações de localização, de interesse, de playlists mais ouvidas, horários, entre outras maneiras que ainda garantem uma boa entregabilidade com baixo custo.

A receita em publicidade também cresce

Segundo uma estimativa feita pela Interactive Advertising Bureau e PwC, as receitas de publicidade em podcasts podem ultrapassar US $ 1 bilhão até 2021. E como não podemos deixar de olhar para fora, o número de usuários e adeptos aos podcasts deve aumentar 55% dos atuais 86 milhões, indo para 132 milhões em 2022. Isso mostra que ainda há muito espaço para faturar usando os podcasts como estratégia.

Como aproveitar a era de ouro dos podcasts

Há diversas maneiras de trazer os podcasts para as suas estratégias e aproveitar as vantagens desse oceano azul enquanto ainda é tempo. 

Você já deve ter ouvido que “conteúdo é rei”, não é? Aqui ela prova mais uma vez que é verdade. Um conteúdo bem feito para o seu blog, pode perfeitamente ser adaptado para um programa exclusivo de podcast da sua marca. Um vídeo que você gravou para seu canal do Youtube também. Não é preciso ter um estúdio profissional e todo equipado para começar o seu podcast próprio, o importante é ter uma boa pauta, conteúdo que engaje o seu público e saber quais são os seus objetivos com ele para conseguir mensurar os resultados que virão.

Outra forma de estar presente nos podcasts sem ter um programa próprio, é patrocinando algum podcast do seu nicho. Esse formato funciona como se fosse um publipost, ou seja, em parceria paga com algum canal que tenha uma audiência e engajamento relevante para a sua marca. Dessa forma, vocês podem negociar como a sua marca será exposta e como criar relações que despertem interesse no público em te conhecer melhor.

Por último, mas não menos eficaz, você também pode explorar o sucesso dos podcasts investindo em formatos de Ads, como o SpotifyAds, por exemplo. Nesse caso, o anunciante utiliza dados fornecidos pelo próprio Spotify e também informações de terceiros para apontar as decisões de compra de mídia baseado em hábitos de escuta dos usuários. 

Outro ponto muito relevante para quem pensa em investir no SpotifyAds é que alguns formatos de anúncios no Spotify apresentam mais resistência aos bloqueadores de anúncios, o que faz com que as chances dos seus anúncios aparecerem mais vezes para a audiência que você deseja sejam muito maiores.

Acha que faz sentido pra você?
Vamos conversar?

Você já conhecia o poder dos podcasts para a publicidade? Já teve alguma experiência com esse formato? Compartilhe com a gente! Se você ainda não conhecia esse potencial e agora quer entender mais como incluir os podcasts nas suas estratégias digitais fale com a nossa equipe e descubra como sair na frente mais uma vez!

Por Fabio Costa

Head de Mídia
Pai de um casal pimentinha
Apaixonado por filmes e Copa do Mundo

1 resposta em “Podcasts: Um oceano azul pronto para ser explorado”

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