Plataforma de ecommerce para franquias, muito além do Ominichanel - we.digi

Hoje quero compartilhar uma necessidade de um cliente com lojas franqueadas. A operação está crescendo e até o momento deste post ele já contava com 3 lojas próprias e 9 franquias. 
Precisava expandir as vendas online mas tinha muito receio de como os franqueados iriam encarar esta iniciativa. O medo sempre foi o ecommerce se tornar um concorrente do negócio. Por outro lado, as vendas diretas sempre fluíram bem na lojas físicas.

Dia 16 de março de 2020. O jogo mudou e passamos a conhecer a pandemia.

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Com as lojas físicas fechadas e o faturamento despencando, ele passou a reparar que as vendas online tiveram uma reação e o ecommerce passou a ter mais atenção. Passado o susto das primeiras semanas, entrou em contato comigo para entender como a we.digi poderia auxiliá-lo neste momento.


De imediato, sugerimos a implantação do app do carrinho compartilhado. Com essa solução, os vendedores poderiam abordar seus clientes, montar o carrinho e compartilhar no whatsapp ou redes sociais, assegurando que seriam comissionados por todas as vendas.

Carrinho compartilhado VTEX (Shareable Cart app)

Em meados de maio de 2020 a VTEX disponibilizou essa funcionalidade, ainda mais para o momento, em que muitas lojas físicas ainda estão fechadas e você pode mostrar de uma vez por todas que o site é um aliado da sua equipe de vendas.

Resumidamente, depois de configurado, será possível que seu vendedor monte um carrinho com os produtos e compartilhe diretamente por WhatsApp, Facebook Messenger e email.

Shareable Cart Demo

Toda venda fica registrada para o código do vendedor, mesmo que o cliente navegue pelo site e exclua ou inclua novos produtos no carrinho.

Para saber como implantar em sua loja, acesse este link. Caso tenha dificuldades, conte com a we.digi para ajudá-lo!

E para meus franqueados? O que posso oferecer?

OK, isso ajudou as lojas próprias, mas e as franquias? Como também tirar proveito disso?


Com a VTEX, é possível configurar cada franquia como se fosse um centro de distribuição independente, além da cobrança ser faturada diretamente para o CNPJ do franqueado.  

Para cada um deles (os franqueados) uma nova “conta franquia” é criada. Trata-se de uma conta independente. Todo o catálogo de produtos principal fica acessível e, caso necessário, o franqueado pode ter sua própria política de preços.


A mesma administração de produtos na VTEX é estendida a eles, tudo fica integrado e a flexibilidade VTEX permitirá ao franqueado ter sua própria estratégia logística, não havendo necessidade de imensos investimentos nem grandes complexidades de integração a serem superadas.

Desta forma, cada franqueado passa a utilizar a plataforma de ecommerce como se fosse da sua loja, ativando seu time para vendas online e ainda ter seu faturamento separado.

A pandemia vai passar, mas o ganho tecnológico deste período de quarentena é pra sempre, assim como a experiência proporcionada ao seu cliente, especialmente para aqueles que ainda não possuem a cultura de compras online. =)

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios