O que é e por que investir em mídia programática para ecommerce?
midia programatica

Adotar os anúncios online é uma das principais formas de divulgar uma loja online. Isso porque, com as ferramentas disponíveis no mercado, é possível adequar a melhor linguagem ao formato que melhor performa para o segmento e, ainda, mensurar cada ação executada a partir dos anúncios utilizados. Indo por esse caminho, a mídia programática se mostra uma ótima aliada aos e-commerces, você sabia?

O segredo de uma boa campanha de mídia programática para e-commerce é usá-la de forma estratégica para alcançar o objetivo esperado. Até porque, quando bem utilizada, as possibilidades de segmentação garantem que o público certo seja impactado positivamente, proporcionando ótimos resultados.

Neste artigo, vamos te explicar de forma descomplicada o que é mídia programática e quais são as vantagens de investir nesse formato de anúncio para e-commerce. Confira! 

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

O que é mídia programática

Mídia programática são plataformas online utilizadas em estratégias de marketing digital de performance para intermediar automaticamente espaços publicitários entre o anunciante e veículo em redes de display.

Quando falamos em rede de display estamos nos referindo a um conjunto de diversos sites, aplicativos, redes sociais e outros tipos de mídia que permitem a inserção de anúncios de forma automática. 

Por ser uma opção prática, a mídia programática tornou o processo de anunciar online muito mais eficaz e com mais inteligência usando possibilidades de otimização por segmentação precisa.

A facilidade que a mídia programática oferece aos e-commerces é enorme, já que é possível comprar o perfil do público desejado utilizando as plataformas sem precisar negociar pessoalmente com os canais anunciantes. O processo acontece por meio de um painel de controle, onde todas as ações são configuradas para que o anúncio apareça na hora certa, no lugar certo e, principalmente, para as pessoas certas.

Em outras palavras, com a mídia programática as etapas principais para rodar anúncios automatizados são: segmentar o público, subir os anúncios na plataforma e indicar quais serão os lances no leilão para que a compra do espaço publicitário seja feita de forma programada.

Não tem segredo! Se bem utilizada, a mídia programática pode ser uma grande aliada para o crescimento do seu e-commerce.

Por que investir em mídia programática para e-commerce?

A praticidade e a eficácia da mídia programática já são dois ótimos motivos para utilizar nas estratégias de um e-commerce. Porém, existem outros benefícios que também se destacam nesse tipo de ação. Veja a seguir quais são:

Maior escalabilidade

Ao contrário da mídia tradicional, a mídia programática é uma opção altamente escalável. Isso quer dizer que um anúncio pode aparecer em vários lugares ao mesmo tempo de forma eficaz. Com a tecnologia que rastreia os dados dos usuários e utiliza algoritmos para identificar o perfil do público, a plataforma libera os anúncios que fazem mais sentido para determinado perfil de usuário. Lembra daquela história de hora certa para o público certo? É aqui que ela entra.

Insights precisos

Ter informações corretas sobre o público da sua loja é uma ferramenta valiosa para aumentar seus resultados. As plataformas de mídia programática reúnem dados aprofundados dos usuários que visitam determinados canais digitais e, dessa forma, fica mais fácil entender o comportamento do seu consumidor, que tipo de ação e qual abordagem fazem mais sentido para conversar diretamente com ele.

Monitoramento em tempo real

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. O que não é o caso da mídia programática. Aqui o monitoramento é feito em tempo real para acompanhar o andamento das campanhas. Com a possibilidade de monitoramento de cada ação realizada a partir dos anúncios, fazer ajustes e tornar a campanha ainda mais otimizada sem perder tempo (e dinheiro) se torna muito mais prático.

Retargeting em ação

Atrair a atenção e o interesse de quem já conhece a sua loja é mais fácil do que começar tudo do zero. A mídia programática permite que anúncios diferenciados sejam utilizados para vincular somente entre usuários que já tiveram contato com o seu e-commerce. Isso facilita a interação com a campanha e potencializa os resultados. 

Investir no escuro para dar mais visibilidade para o seu e-commerce definitivamente não pode ser uma opção! É preciso entender quais são as melhores ferramentas para o seu objetivo, dominar as estratégias e, principalmente, colocar toda teoria em prática otimizando cada ação sem deixar de monitorar os resultados. 

A we.digi possui um núcleo especialmente para gerenciar campanhas de alta performance. Com um time fortemente qualificado e com olhar treinado para resultados reais, o alto desempenho com processos sólidos e transparentes fazem parte da essência. Fale com a nossa equipe e saiba como dar início às melhores campanhas de mídia programática para o seu e-commerce.

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em performance!

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo