Marketing de Performance: veja como medir e otimizar os resultados

As métricas de marketing ainda são negligenciadas por muitas empresas. O que elas não sabem é que a mensuração permite analisar profundamente a real situação de um negócio. Em conjunto com o marketing de performance, é possível avaliar a saúde da empresa e se as ações adotadas por ela estão realmente trazendo bons resultados.

Ainda hoje, há companhias que acreditam que a mensuração de resultados de marketing envolve processos custosos e muito complexos, o que acaba gerando negligência para com o tema. Na verdade, é possível medir resultados de forma bem pensada, organizada e positiva para todo o negócio. Acompanhe todas as informações sobre o assunto!

Qual é a importância de medir e otimizar os resultados?

O marketing é uma área da empresa que, assim como tantas outras, deve contar com um panorama que mostre, com clareza, tudo o que foi e tem sido feito. Ao compreender o atual momento em que o negócio se encontra, fica mais fácil traçar seus caminhos futuros. Isso é possível por meio de metas, dados e métricas.

Ou seja, a mensuração no marketing de performance funciona como um termômetro que mede o sucesso e o alcance das estratégias e campanhas adotadas até o momento. A partir disso, também indica o que pode ser feito para corrigir problemas e otimizar resultados.

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Como funciona o funil de vendas do marketing de performance?

Ao compreender a real importância da mensuração, é preciso entender melhor como funciona o funil de vendas do marketing de performance, sendo ele composto por visitantes, leads, oportunidades e vendas. Confira:

Visitantes

Na primeira etapa do funil, é necessário garantir um alto volume de visitas ao site ou página. Para isso, ter uma total visão sobre quantas pessoas viram os anúncios, clicaram, receberam e-mails marketing e leram conteúdos relevantes é crucial.

Leads

O segundo estágio do funil conta com métricas a serem bem monitoradas, desde o custo de cada usuário cadastrado, o engajamento de cada conteúdo produzido e postado nas redes, até a quantidade de leads em comparação à segmentação de público.

Oportunidades

Ao chegar às oportunidades, o negócio deve observar qual foi a taxa de abertura em comparação aos e-mails enviados, quantos leads evoluíram versus quantos deixaram a jornada de compras, quantos cliques foram gerados e em quais partes dos conteúdos, entre outros.

Vendas

O marketing de performance tem como principal meta a otimização de vendas; por isso, é no topo do funil que deve ser observado o que pode ser feito para melhorar os resultados mediantes tudo o que foi acompanhado nos estágios anteriores.

Quanto melhor for o marketing de performance, mais positivos serão os resultados e maiores os números de vendas.

O que são métricas e no que se diferem dos KPIs?

Dentro do marketing de performance, é comum que haja dúvidas sobre o que difere métricas e Key Performance Indicators (KPIs).

Por um lado, métricas são medidas de desempenho: dados de monitoramento e gestão de estratégias que servem de norte para a elaboração de indicadores.

Por outro, KPIs são os indicadores criados após a utilização das métricas, tendo como objetivo indicar se o resultado esperado foi atingido.

Quais são as principais ferramentas para medir e otimizar os resultados do marketing de performance?

Atualmente, há várias ferramentas de mensuração de resultados no marketing de performance. Entre elas, podemos citar:

SEMrush

O SEMrush é uma ótima opção para testar campanhas. Por meio dele, é possível mensurar a eficiência de campanhas do Google, a relevância dos conteúdos produzidos, assim como a qualidade de um site e todos os backlinks.

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta desenvolvida por Neil Patel, contando com um bônus: a possibilidade de analisar a concorrência. Funciona da seguinte forma: a empresa pode incluir seu próprio URL e o de mais três concorrentes, e a ferramenta fornecerá a pontuação de cada um, as palavras-chave usadas e o que é preciso para otimizar o ranqueamento.

Google Analytics

No Google Analytics, o marketing tem acesso aos principais dados do site, o que inclui os usuários que entraram, onde clicaram, quantas vezes visitaram o site ou o blog, qual a origem do acesso, entre outras informações de monitoramento.

Google Ads

Ainda dentro do Google, foi criada a plataforma Google Ads, por onde é possível fazer a segmentação de públicos de forma mais inteligente, por meio de um algoritmo que reúne o grupo de pessoas almejado.

A plataforma também fornece métricas a serem analisadas em tempo real.

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Marketing de performance: otimize vendas e resultados com o auxílio da we.digi

O marketing de performance é muito importante para a otimização de resultados, podendo fazer toda a diferença para a consolidação (e sucesso) de um negócio. Por meio de suas métricas, pode-se aplicar testes e chegar a diagnósticos que trazem clareza para o processo de tomada de decisão acerca de quais são as melhores campanhas, e o que deve ser feito a seguir.

A we.digi nasceu justamente para ser a agência de marketing de performance que fornece os meios para otimizar vendas e alcançar os objetivos de empresas de todos os portes e segmentos.

Para isso, ela elabora projetos específicos e visa sempre o bom relacionamento entre o negócio e seu público-alvo.

Navegue pelo site para saber como a we.digi e o marketing de performance podem ajudar nos resultados da sua empresa!

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo