Instagram shopping e Loja Instagram: você sabe a diferença entre eles?
instagram shopping

As vendas online deixaram de ser uma exclusividade dos e-commerces e passaram a dominar também as redes sociais. Com cada vez mais recursos focados em vendas, os negócios digitais ganharam novas ferramentas para apresentar seus produtos ao público, encurtando o caminho para a conversão final. Hoje vamos falar sobre o Instagram Shopping e a Loja Instagram. Você já ouviu falar?

Inicialmente, pode parecer que estamos falando da mesma coisa, contudo, Instagram Shopping e Loja Instagram são coisas diferentes, porém complementares, que podem impulsionar as vendas online.

Assim como outras ferramentas do Facebook, os recursos disponíveis no Instagram foram desenvolvidos para potencializar a jornada de compra do usuário e fortalecer a presença digital de marcas que atuam com o comércio online. A ideia é oferecer novas maneiras de destacar os produtos e contar histórias que chamem a atenção do público para aumentar as taxas de conversão, aproveitando ao máximo os recursos da rede social.

Entenda a seguir o que é o Instagram Shopping e a Loja Instagram e saiba como usar esses recursos a favor do seu ecommerce.

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O que é Instagram Shopping

O objetivo do Instagram Shopping é encurtar o caminho de compra, destacando preços e produtos sem a necessidade de sair da rede social para ter essas informações. Com esse recurso, é possível visualizar os produtos e seus preços e encaminhar o usuário para uma página específica, ou então levá-lo diretamente para os stories ou para um post do feed em especial.

Como funciona

Utilizando links da sua loja dentro das fotos do feed, o Instagram Shopping se torna um ótimo facilitador para aumentar o tráfego qualificado do seu ecommerce. Na prática, é possível linkar fotos dos produtos diretamente com a página de compra. Dessa forma, o usuário não precisa dar tantas voltas para encontrar o item que viu no Insta.

Para ativar o Instagram Shopping é preciso ter um perfil comercial integrado a um catálogo no Facebook. Outro ponto importante é a necessidade dos produtos estarem dentro de um ecommerce, até porque, o Instagram não faz o processamento de compra, ou seja, ele atua como um veículo para levar o comprador até a loja. Por último, mas não menos importante, é preciso estar localizado no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália ou Espanha para ativar o Instagram Shopping. 

Feito isso, o Instagram irá iniciar um processo de revisão para checar todos os dados e, normalmente, liberar a funcionalidade em alguns dias.

Com a função liberada, basta acessar sua conta, ir em opções, em seguida clicar em configurações, ir até a opção Shopping, clicar em continuar e selecionar seu catálogo de produtos.

Tudo feito! Agora é escolher quais são as fotos que vão receber as etiquetas com os preços e links. Você pode inserir até 5 etiquetas em uma foto, ou então, até 9 se a publicação for um carrossel. Outra vantagem do Instagram Shopping é que também disponibiliza stickers com os preços para serem usados nos stories, que também levarão o usuário para a página de compra do produto.

E a Loja Instagram, o que é?

Basicamente, a Loja Instagram funciona como uma vitrine dentro da rede social. Com essa função, os produtos podem ser expostos em tela cheia, oferecendo uma experiência mais imersiva e envolvente para o usuário. Com esse formato, as marcas ganham um novo recurso para destacar a história que desejam contar e potencializar a etapa de descoberta do usuário sem que seja preciso tirá-lo do Instagram.

Dentro de uma Loja Instagram é possível explorar coleções, buscar a até comprar produtos tanto na versão mobile como na desktop. O objetivo é oferecer ao usuário uma experiência de compra similar a da loja física e, para as marcas, possibilitar que haja personalização e criatividade na maneira de expor seus produtos dentro da rede. 

Como funciona

Antes de qualquer coisa, verifique se a funcionalidade está disponível para a sua região. Em seguida, vá até o Gerenciador de Comércio pelo desktop para criar sua coleção. A ideia é que a Loja Instagram seja a sua loja online, podendo concluir as vendas sem que o usuário seja direcionado a outro site.

É possível usá-los juntos?

Sim! O Instagram Shopping e a Loja Instagram são recursos com objetivos diferentes, mas totalmente complementares. Na prática, você pode utilizar as etiquetas do Instagram Shopping para levar os usuários para as suas coleções dentro da Loja Instagram. Ou então, criar uma estratégia integrada destacando uma coleção completa na Loja e, em seguida, apostas nas etiquetas diretamente para o seu ecommerce. 

Embora sejam recursos distintos, a ideia central das ferramentas é auxiliar no aumento das conversões. Quer saber mais sobre dicas para aumentar as vendas da sua loja online? Fale com a nossa equipe de performance e descomplique seus resultados! 

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    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo