Categorias
Uncategorized

Home Office: Como manter a produtividade trabalhando em casa?

Antes mesmo do início da pandemia do Coronavírus no mundo, muitas empresas já adotavam o home office como modelo de trabalho, porém, tantas outras ainda não sentiam confiança no formato, ou então, acreditavam que liberar os colaboradores para trabalhar fora da estrutura física da empresa não era compatível com os serviços oferecidos pela companhia.

Com a propagação do COVID-19, muita coisa mudou e, para grande parte das empresas, o home office se tornou a única maneira de manter-se em funcionamento, até mesmo aquelas que antes não eram adeptas ao trabalho remoto.

Mas e agora? Como manter a produtividade em alta trabalhando em casa? Esse tem sido um desafio tanto para empresas como para as equipes, mesmo que com modelos de trabalho 100% digitais, ter a operação totalmente remota pode causar estranhamento. Por isso, veja abaixo algumas dicas para manter o foco no trabalho, mesmo com possíveis distrações que o home office possa ter.

Junte-se a nós
Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Reserve um espaço de trabalho eficaz

Se você tem aquela ilusão de que trabalhar em casa é ficar o dia todo deitado na cama ou no sofá com o notebook no colo, esqueça! Se você quer que a produtividade seja sua amiga nesse período, é preciso definir um local que dê suporte para isso, como garantir uma boa conexão com a internet, um lugar que você possa manter os equipamentos necessários para as suas atividades, com o mínimo de distrações possível e que te possibilite manter uma boa postura, com mesa e cadeira adequados. Dessa forma, será mais fácil assimilar que todas as vezes que você estiver naquele espaço, você estará pronto para trabalhar.

Vista-se como se estivesse indo ao trabalho

Afinal, ativar o modo home office não deixa de ser uma ida ao trabalho. Você já deve ter ouvido que quarentena não é férias, não é? Home office também não. Seguindo a mesma ideia de ter um espaço reservado para trabalhar em casa, evitar ficar de pijama o dia todo vai te ajudar a entender que naquele momento, o foco deve estar no seu trabalho. Além disso, usar as roupas que você usaria para ir ao trabalho vai te fazer sentir melhor com você mesmo e mais disposto para começar o dia, sem contar que vai ficar mais à vontade para atender as videochamadas que acontecem com frequência nesse modelo de trabalho.

Respeite os horários de trabalho (e de descanso)

Não é porque o escritório está dentro de casa que qualquer hora é hora de ligar o computador e trabalhar. Trabalho é trabalho, descanso é descanso. Se você é colaborador, cumpra os horários combinados para fazer as suas entregas. Quanto empresa, não exija que seus funcionários trabalhem além do horário e nos finais de semana. É importante ter essa divisão bem estabelecida para não criar desgastes desnecessários. 

Estabeleça uma rotina de reuniões por videoconferência

A equipe está distante fisicamente, mas não pode perder o alinhamento. A produtividade em home office está diretamente ligada com o engajamento entre os membros do time, por isso, estabelecer uma rotina de reuniões por videoconferência é importante para que todos saibam as prioridades e remem para a mesma direção, assim como é feito no escritório físico. As chamadas de vídeo facilitam esse entendimento e aproxima ainda mais o time.

O home office não é mais uma tendência, é uma realidade presente que se tornou a única saída para um grande número de empresas de uma hora para outra. Por isso, além de se  preocupar apenas com a operação da sua empresa, foque também no relacionamento com o seu time e dê o suporte possível para que todos continuem com boas condições de trabalho com objetivos em comum. 

A produtividade da sua equipe não deve ser prejudicada pela dificuldade de adaptação. Quem sabe não é agora que a sua empresa descobre uma nova forma de fazer os negócios darem certo? 

Nós da we.digi adotamos o trabalho remoto para manter o atendimento e a qualidade das campanhas de todos os nossos clientes. O mundo está passando por uma situação delicada, mas estamos seguindo essas dicas para manter a qualidade de sempre e entregando os melhores resultados em performance. Mesmo em home office!

Se estiver precisando de suporte para manter as suas campanhas digitais ativas e em alto desempenho, entre em contato com a nossa equipe e entenda o que é uma performance descomplicada e com resultados reais, estando todos em home office ou não!

Veja mais: Agência de Performance​ – ​Consultoria de Marketing Digital – Lojas Vtex

Por Felipe Trudes

Novos negócios