Google Shopping Orgânico: o que é? Qual sua importância para o comércio eletrônico? - we.digi
Smartphone no teclado do laptop

O Google Shopping Orgânico é uma das muitas funcionalidades ou serviços disponíveis pelo Google.

O Google ao lançar essa funcionalidade, também pensou em concorrer em paridade com a companhia mundialmente forte em termos de comércio eletrônico: a Amazon.

Hoje, como você sabe, o Google se tornou uma grande vitrine para quem tem um site, um e-commerce ou loja virtual

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Para os lojistas em geral, foi um grande avanço, pois o Google permite a exposição gratuita de produtos a milhões de pessoas todos os dias, em suas buscas pela internet.

A liberação dessa nova função do Google está sendo ainda observada e está sendo liberada gradativamente. E a função ganhou mais força ainda com o advento da Pandemia, quando passou a ter maior força o comércio eletrônico. O que fez com que o Google antecipasse seus planos de inserção de novas funcionalidades ligadas ao comércio eletrônico.

Neste artigo queremos que você aprenda mais sobre essa estratégia e potencialize seus resultados digitais, usando e desfrutando desse recurso: o Google Shopping Orgânico.

Como funciona o Google Shopping Orgânico? 

Os usuários conseguem ver resultados de itens de sua loja ou site em vários sites e funcionalidades do Google como: a guia Shopping, Imagens e Pesquisa, isso de forma não paga.

Ou seja, o Google Shopping é uma vitrine onde os empreendedores podem disponibilizar seus produtos e serem encontrados pelos usuários.

E olha que essa exposição estará sendo feita na maior vitrine digital: o Google.

A intenção do Google é ajudar os empreendedores a serem encontrados pelos consumidores, principalmente os pequenos comerciantes, isso independente do anunciante usar a estratégia de publicidade normal do Google.

E assim, os empreendedores podem aparecer no Google Plataformas de forma gratuita, bastando seguir as políticas de exposição de produtos no Google Plataformas.

Segundo informações da PPC Hero, uma empresa varejista do setor de fitness, desde que essa nova funcionalidade foi lançada, o Google Shopping Orgânico, em abril de 2020, a empresa obteve um aumento de cliques de suas divulgações em torno de 5,6%, segundo que a empresa apurou.

Como inserir produtos no Google Shopping Orgânico?

Para inserir seus produtos, você precisa inserir por feeds de dados dos produtos enviados no Google Merchant Center, que é a Central de Anunciantes do Google.

Claro, para facilitar sua vida, a we.digi disponibilizou a plataforma we.tools que conecta seu catálogo de produtos diretamente na API do Google. Saiba mais neste post.

Para isso, você precisa acessar sua conta no Google Merchant Center; entre em Gerenciar programas, em seguida será pedido a você algumas informações para configuração. 

Se você ainda não tem cadastro no Google Merchant Center é preciso fazer antes. 

  • Configure a Google Plataformas e aceite seguir a política de anúncios do Shopping.
  • Em seguida será pedido a você dados de sua empresa e dos produtos que deseja anunciar ou vender.
  • Selecione a opção produtos no menu de navegação à sua esquerda.
  • Vá em Feeds para ver as configurações.
  • No campo “destino”, você verá Google plataformas.

É importante que você observe as políticas e práticas definidas pelo Google.

Mas lembre-se: não adianta você ter a melhor estratégia digital se seu produto não for competitivo em termos de atributos e preço.

Por isso, as funcionalidades do Google Shopping Orgânico precisam ser combinadas com uma estratégia assertiva e global de marketing.

Feliz jovem barbudo

O que os profissionais de marketing de mídia paga precisam fazer com relação a lista de produtos gratuitas?

Simples, os anunciantes que já possuem campanhas do Google Shopping precisam otimizar seus feeds de produtos para otimizar seus resultados orgânicos. 

Ou seja, é preciso repensar e configurar novamente títulos, descrições, categorias, imagens e outros itens, o que tornarão os produtos mais perceptíveis pelo Google e ainda melhora a capacidade do Google de mostrar a lista de produtos.

Concluindo

Neste artigo você viu sobre Google Shopping Orgânico, suas funcionalidades e recursos para você potencializar suas vendas online.

Estou esperando seu contato.
Tire proveito do Google Shopping Orgânico!

Não fique de fora dessa novidade digital: o Google é hoje o site de buscas mais acessado no mundo.

Caso precise de suporte para configurar e começar a usar o Google Shopping Orgânico, solicite nosso suporte. Temos uma equipe de especialistas prontos para te atender. Combinado? 

Veja mais: Vendedor Ecommerce​ -​ CRO Oportunidades​ – ​Ambiente VTEX

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo