Facebook wifi como estratégia de marketing
facebook wifi

Uma estratégia de marketing digital pode ser feita por diversas ações, desde anúncios pagos, conteúdo orgânico, mídias sociais, entre tantas outras validadas pelo mercado. Quando o assunto é a divulgação de um estabelecimento, uma ação que tem ganhado destaque é o Facebook wifi, você já ouviu falar?

O recurso disponibilizado pela rede social contribui para que novos usuários conheçam a página do estabelecimento a partir da publicação de check in realizado para liberar a conexão wireless. Dessa forma, o usuário e visitante do estabelecimento divulga o local em troca do acesso à rede.

Quer entender melhor como o Facebook wifi funciona e como configurá-lo no seu estabelecimento? Continue a leitura e fique por dentro!

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

Primeiro, precisamos falar sobre “Encontrar Redes de wifi”

Antes de falarmos sobre a definição do Facebook wifi, precisamos voltar um pouquinho no tempo e te lembrar (ou te atualizar) sobre outro recurso da rede social. Em 2017, o Facebook lançou mundialmente a função “Encontrar Redes de Wifi”. Esse recurso transforma os smartphones em um rastreador, apontando onde é possível encontrar locais próximos com sinal de internet disponível.

Desde bares à hóteis, o Facebook faz o mapeamento das redes abertas mais próximas para informar ao usuário onde é possível se conectar sem precisar gastar os dados 4g do celular (quem já fez viagens para o exterior sabe da utilidade que é encontrar sinais abertos para se conectar sem ter que comprar cartões de dados de operadoras locais).

Esse recurso foi o primeiro passo para dar início ao Facebook wifi, isso porque, com o público familiarizado com a ferramenta de busca de rede aberta, muitas outras portas poderiam se abrir em seguida. E foi o que aconteceu.

Agora sim, entenda o que é o Facebook Wifi

Oferecer wifi grátis não é uma novidade do mercado, certo? Mas, e se ao invés de compartilhar a senha, o estabelecimento pedisse algo em troca, como por exemplo, divulgar sua página no Facebook?

Pode parecer estranho, mas o Facebook pensou em tudo.

O Facebook wifi possibilita que o acesso à rede seja feito a partir do Check in, levando mais visibilidade para a página do estabelecimento.

Para que isso aconteça é simples, basta ter uma página de empresa da rede social e um roteador compatível. Assim, a sua empresa se torna um ponto de wifi grátis em troca de divulgação espontânea na timeline de seus clientes.

Como configurar o Facebook wifi

Segundo a própria plataforma, não é preciso mais do que 20 minutos para fazer a configuração. O primeiro passo você já sabe, ter uma página comercial no Facebook. Em seguida, é preciso ter um roteador compatível com a função, veja a lista abaixo dos equipamentos autorizados:

  • TP-Link
  • Intelbras (somente Brasil e América Latina)
  • Netgear
  • Ubiquiti UniFi
  • Meraki
  • D-Link
  • Zyxel
  • Aruba
  • Ruckus
  • ASUS
  • Open Mesh

Agora, é ativar o Facebook wifi nas configurações do roteador. Você pode conferir como fazer no vídeo do modelo do seu roteador clicando aqui.

Feito isso, conecte a sua página do Facebook ao Facebook Wifi e defina as configurações. Por último, reconecte-se à sua rede wifi e veja se uma nova caixa de diálogo solicitará o login. Caso positivo, parabéns, você acaba de ativar a função Facebook wifi no seu estabelecimento.

Configuração feita, agora é a hora de explorar mais esse recurso para divulgar a sua empresa e ganhar mais visibilidade em parceria com os seus clientes. 

Para mais dicas e conteúdos sobre marketing digital, acompanhe o blog da we.digi e fique por dentro de tudo para te ajudar a descomplicar a performance do seu negócio.

Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em performance!

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo