Emails transacionais: Descubra como explorá-los da melhor maneira
emails transacionais

Você já ouviu a afirmação “conteúdo é rei”? Em uma estratégia de marketing para ecommerce ela é ainda mais evidente. Sabe por que? Em um contexto onde as vendas acontecem sem a presença de um vendedor físico, toda a responsabilidade de apresentação da marca e produtos, convencimento, esclarecimento de dúvidas, encantamento e, por fim, mas não menos importante, relacionamento com o cliente em toda a jornada de compra e pós compra, ficam nas mãos de um conteúdo bem feito.  E se estamos falando de relacionamento, ter na manga uma estratégia bem desenhada de emails transacionais faz todo sentido para as vendas online.

Os emails transacionais são mensagens enviadas automaticamente ao usuário assim que ele realiza uma ação importante dentro da loja, como por exemplo, um email de confirmação de cadastro, confirmação de compra, redefinição de senha, entre outros.

Resumindo, os emails transacionais tem como principal objetivo entregar uma informação solicitada pelo usuário. Mas ele pode ir além daqueles emails padronizados e sem sinergia com o restante da comunicação da marca. Continue a leitura e saiba mais!

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A importância dos emails transacionais e como ir além do básico

A maioria das plataformas de ecommerce oferecem a funcionalidade de ativar o envio automático de mensagens a partir das ações do usuário. Esse recurso é muito importante, pois pode se tornar um canal de comunicação muito relevante entre a marca e seus consumidores. 

Por se tratar de informações que o usuário está esperando receber, as taxa de abertura e clique são altas e, sabendo que há um grande aceitação por parte do público, por que não explorar esse conteúdo de maneira estratégica para aumentar o engajamento da sua comunicação? 

Quer um exemplo? Um simples email de confirmação de cadastro pode ser trabalhado seguindo o tom de voz da marca, tornando a comunicação mais amigável e estreitando laços no relacionamento. Até porque, um cadastro feito ainda não significa que a venda será de fato realizada.

Usar uma comunicação mais humanizada e próxima, com informações relevantes para aquele momento da jornada de compra pode aumentar as chances de conversões finais e, até mesmo, iniciar um elo de fidelização.

Levando tudo isso em consideração, apostar no mais do mesmo, com mensagens sem identidade ou que não despertem interesse ou qualquer outro sentimento positivo ao seu público deve estar fora de cogitação.

Para ir além do básico e fazer dos emails transacionais um grande aliado do seu ecommerce, algumas boas práticas devem ser seguidas e uma boa dose de criatividade não pode ficar de fora. Veja a seguir algumas dicas:

  • Use um remetente relacionado à marca para não deixar dúvidas sobre a confiabilidade da loja e para que o cliente saiba prontamente quem está enviando o email.  
  • Crie assuntos que tenham relação com a mensagem do email e que também chame a atenção para não passar despercebido. De nada adianta um email bem elaborado se o assunto não criar interesse para ser lido. 
  • Aproveite para trabalhar a exposição da marca. Manter a sua marca exposta em todos os emails transacionais facilita que o usuário identifique facilmente a origem do email e lhe passa mais confiança.
  • Por mais que o usuário esteja aguardando esse email, é fundamental que o conteúdo esteja organizado e bem estruturado para passar as informações com clareza e facilitar a compreensão de quem está do outro lado.
  • Mensure os resultado. Só assim, você terá mais clareza do que realmente funciona para a sua realidade. Com dados reais de desempenho será possível identificar quais conteúdos, assuntos e etapas da jornada são mais eficientes e quais merecem mais atenção. 

Emails transacionais na VTEX

A plataforma VTEX oferece o recurso de envio de emails transacionais por meio do Message Center. Esse módulo é responsável pelos envios automáticos sempre que eventos importantes do fluxo do cliente na loja são concluídos e podem ser customizados de acordo com a necessidade da loja.

Para facilitar, a plataforma disponibiliza templates prontos para diversas situações, como confirmação de cadastro, pagamento realizado, envio de produto, entre outros, possibilitando que todo o conteúdo seja alterado de acordo com a estratégia.

Cada template pode ser configurado por completo nos campos:

  • Título do e-mail.
  • Opção de ativar ou não o envio do e-mail.
  • Opção de usar um remetente padrão.
  • Código HTML.
  • Remetente.
  • Destinatário, com possibilidade de especificar Cópia (CC) e Cópia Oculta (CCO).
  • Prévia do e-mail.

Toda loja VTEX conta com uma série de templates pré-configurados e livres para customização de conteúdo e layout. Outro ponto positivo dos emails transacionais da VTEX é poder criar novos templates de acordo com a sua realidade.

Agora que já sabe a importância dos emails transacionais e como fugir do básico para explorá-los da melhor maneira, comece a colocar as dicas em prática e veja no dia a dia como ele pode ser um braço importante no aumento das conversões, recuperação de carrinhos abandonados e, até mesmo, no fortalecimento do relacionamento com os seus clientes.

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios