Ecommerce Live Streaming - A potência do ao vivo para as vendas
live streaming

Não é de hoje que as lives estão chamando a atenção na internet, mas é incontestável o tamanho do barulho que esse formato fez com a chegada da pandemia. Sem poder sair de casa, as lives ocuparam um espaço de entretenimento e contato pessoal entre os usuários, abrindo uma grande oportunidade para potencializar os negócios online. 

De shows sertanejos à grandes palestras, o ao vivo revelou ser uma estratégia poderosa para engajar públicos e fortalecer a imagem de marcas de todos os portes mesmo à distância. Diante desse cenário, o ecommerce live streaming também ganhou notoriedade e tem se mostrado uma importante ferramenta para alavancar as vendas de quem trabalha com o comércio online.

Continue a leitura e entenda como as transmissões ao vivo podem fazer parte da estratégia de crescimento de um ecommerce, aumentando o tráfego, as taxas de conversão, o engajamento e reconhecimento de marca, sem tirar o usuário de dentro do seu site. Confira!

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O que é ecommerce live streaming?

Também conhecido como Live Commerce, a transmissão ao vivo dentro das lojas online é uma estratégia para convidar o público a interagir com a marca durante uma programação transmitida ao vivo. Esse tipo de ação se popularizou na China, sendo usado por grandes marcas como Taobao, o marketplace da Alibaba. 

Para se ter uma ideia da força das lives dentro dos ecommerces, em 2018, a marca chinesa alcançou o feito de mais de 100 bilhões de RMB (US$ 15,1 bilhões) em volume bruto de produtos vendidos utilizando a estratégia de ecommerce live streaming.

No Brasil, as lives para o comércio digital ainda estão no início, mas as ações estão mostrando um enorme potencial, como é o caso da Americanas que vem utilizando a estratégia ao lado de influenciadores para dar ainda mais força para as transmissões ao vivo. Desde o início do pandemia, a marca já lançou uma série de lives com reviews de produtos vendidos na plataforma ao lado de personalidades de destaque no meio digital, como a influenciadora Camila Coutinho.

Embora seja uma ótima opção para aumentar as taxas de conversão, o ecommerce live streaming também é uma excelente alternativa para fortalecer o relacionamento entre marcas e consumidores, aumentando o reconhecimento e aproximando o público da sua loja.

Live Streaming App: as vantagens de implementar no seu ecommerce

O Live Streaming App é um aplicativo que tem a missão de proporcionar mais autonomia aos e-commerces em relação a produção de conteúdos ao vivo.

Com ele, não é necessário fazer o direcionamento das lives para outros sites, como Youtube ou Google Meet, sendo essa, uma grande oportunidade para as lojas, pois dessa forma, os usuários já estarão dentro do site da marca onde será possível trabalhar com uma comunicação mais orientada ao aumento das conversões. 

O app oferece todas as funcionalidades que outras plataformas de streaming já possuem, o que é ainda mais positivo, pois com a familiaridade de navegação, o público não será impactado negativamente pela mudança da plataforma. 

Outra vantagem do aplicativo Live Streaming é que todo tipo de e-commerce pode se beneficiar com esse recurso, ou seja, tanto quem vende produtos quanto serviços, poderá fazer lives dentro da própria loja online.

Veja alguns exemplos de quando usar o ecommerce live streaming: 

E-commerces de roupa: Com uma live especial, será possível realizar eventos ao vivo de lançamentos, apresentando todas as tendências e processos criativos interagindo diretamente com o público e respondendo todas as dúvidas via chat.

Agência digital: É possível usar o Live Streaming para apresentar webinars e conteúdos de atualização sobre mercado e ferramentas, atraindo mais leads e fortalecendo o reconhecimento de marca. 

Benefícios do Live Streaming App

  • Aumentar as vendas durante eventos ao vivo
  • Promover produtos de sua escolha usando da seção de produtos
  • Promover demonstrações de produtos, novos lançamentos por meio de banners
  • Interagir com os clientes em tempo real, gerando experiências personalizadas por meio de bate-papo em tempo real e botão interativo
  • Melhor experiência de produto e envolvimento do cliente
  • Métricas e KPIs durante e após o evento para analisar vendas e interações com o cliente

Como instalar o Live Streaming App

A melhor opção para instalar corretamente o Live Streaming App no seu ecommerce é com  o auxilio de uma equipe técnica qualificada. A we.digi é uma agência parceira VTEX presente no quadrante, especialista em manutenção e evolução de ecommerces de toda complexidade. Para saber mais sobre como implementar esse recurso na sua loja com a nossa equipe clique aqui e solicite um contato.

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios