E-commerce Avançado no Google Analytics: o que é como utilizá-lo? - we.digi

Que o Google Analytics deve ser uma das ferramentas principais para quem tem um negócio digital não é segredo para ninguém. Mas será que você está explorando bem as funcionalidades certas para entender os melhores caminhos para o seu ecommerce? Se você ainda não conhece, agora é a hora de conhecer e entender bem o que é o E-commerce Avançado no Google Analytics e começar a utilizá-lo no seu dia a dia.

Para te ajudar nessa tarefa, escrevemos esse artigo contando melhor o que é o E-commerce Avançado do Google Analytics e porque ele pode ser considerado uma das funcionalidades mais importantes da plataforma. 

Junte-se a nós
Receba conteúdos sobre marketing de performance, Plataforma Vtex e performance digital exclusivos e com prioridade

O que é E-commerce Avançado no Google Analytics?

Também conhecido como “Enhanced E-commerce”, o E-commerce Avançado no Google Analytics foi criado com o objetivo de adicionar na biblioteca Universal Analytics, uma série de dados sobre o acompanhamento do seu comércio eletrônico.

A ferramenta apresenta informações que, sem ela, o administrador não teria acesso apenas pela plataforma. Esse foi uma melhoria significativa na didática do GA (Google Analytics para os menos íntimos) e também na comunicação entre todas as partes envolvidas na loja online..

E engana-se quem pensa que o E-commerce Avançado no Google Analytics traz benefícios apenas para os analistas que operacionalizam a plataforma. Todas as partes envolvidas no negócio saem ganhando, pois a ferramenta fornece a possibilidade de interligar diversos dados com o desempenho do seu site em termos de capital. Assim, é muito mais fácil ter uma visão mais ampla e aprofundada de como o seu e-commerce está performando.

Use e abuse do E-commerce Avançado

Na imensa maioria das vezes — sim, vamos ser realistas — o seu site é a porta de entrada para o seu negócio, sendo o principal ponto de contato com o seu público (quando não o único). É através dele que você consegue informar ao seu cliente as características do seu produto ou serviço.

Sabendo disso, entender as motivações dos seus clientes dentro do seu site é fundamental. Só assim você terá condições mais precisas para interpretar os resultados que seu ecommerce pode te apresentar.

Você nunca se perguntou o por quê dos visitantes do seu site saírem sem comprar nada, ou então os motivos pelos quais eles desistem de visitar o seu site, ou ainda sobre o tempo gasto no seu e-commerce? O E-commerce Avançado do GA traz todas essas respostas.

E-commerce Avançado X Enhanced E-commerce – Qual é a diferença entre eles?

Como falamos no começo do texto, muita gente conhece o Ecommerce Avançado por Enhanced E-commerce, mas na verdade eles têm as suas diferenças. A principal delas é que o Enhanced E-commerce é uma atualização do antigo E-commerce. Com esse upgrade, a ferramenta fornece relatórios mais elaborados com gráficos mais didáticos, além disso, concede ao usuário informações mais detalhadas sobre as ações dentro da plataforma.

Mas o sistema continua o mesmo e a forma de utilizar o Google Analytics também. Você só terá um plus a mais durante todo este processo.

E-commerce Avançado do Google Analytics na prática

“E agora?” Talvez seja isso que você esteja se perguntando sobre como colocar tudo isso em prática.

Aqui está a cereja do bolo: saindo um pouco da teoria e indo para a prática, é possível extrair relatórios muito mais elaborados com a ferramenta. Mas assim como em qualquer outro recurso, o desempenho da plataforma vai variar de acordo com as técnicas que você pretende implementar por lá, ou seja, quanto mais informações você alimentar o sistema, mais elaborados serão os relatórios.

Além do mais, dependendo do servidor utilizado e da estruturação do seu conteúdo, você precisará apenas organizar as informações no formato recomendado pela plataforma do Google Analytics e seguir em frente!

Quais informações o Ecommerce Avançado pode te dar?

De acordo com as informações extras que você alimentar o seu sistema, será possível obter informações de grande importância dentro do seu site, veja a seguir algumas delas.

Influência do seu site

Com os relatórios em mãos, é possível saber exatamente quantas vezes um produto foi visualizado. Isto permite melhorar sua base de dados sobre as taxas de conversão por produto.

Outro ponto positivo é que ele entrega um enfoque maior em cada produto e suas particularidades para as demais áreas publicitárias.

Importância do carrinho de compras

Muitas pessoas adoram entrar em lojas online, encherem o carrinho de produtos e, simplesmente não comprarem nada. É uma prática muito comum e que, você enquanto loja, não tem como evitar. Mas não pense que essa atitude é algo totalmente ruim para o seu ecommerce.

Quando esse tipo de situação acontece, com o Ecommerce Avançado configurado, é possível identificar quais produtos foram escolhidos e descobrir quais têm maior potencial de venda.

Informações sobre cupom e demais promoções internas

Este é uma das claras vantagens de utilizar o Enhanced E-commerce. O acompanhamento direto por meio dos links promocionais pode te entregar informações valiosas, dizendo com total certeza se você está agindo certo ou de forma equivocada em relação à sua estratégia no Google Analytics. 

Funil de compras e funil de saída

Para quem está de olho no comportamento do consumidor, essa função é muito importante para analisar e segmentar o público. Com os dados deste relatório em mãos, é possível descobrir quais passos eles estão tomando durante o funil de compras, te ajudando a tomar decisões mais efetivas.

Quais pessoas colocaram um determinado produto no carrinho de compras? Quantas desistiram de efetuar o pagamento e quanto tempo demoraram para tomar suas decisões? Todas estas são perguntas facilmente respondidas pelo E-commerce Avançado do Google Analytics.

Como implementar o E-commerce Avançado no seu site

Para implementar o Enhanced E-commerce ao seu comércio eletrônico,a forma mais indicada é pelo Google Tag Manager. Para garantir que tudo saia como o esperado, a melhor opção é que faça isso em conjunto com um desenvolvedor. Mas não tem problema se preferir configurar sozinho.. A própria ferramenta oferece uma série de dados necessários com as métricas exatas, garantindo que você tenha a melhor implementação possível.

Agora que você já sabe o que é o E-commerce Avançado do Google Analytics, quais os benefícios que ele traz e como fazer sua implementação de forma correta e eficaz, que tal deixar que uma equipe profissional e experiente cuide dessa parte para você enquanto você foca nos negócios? 

A we.digi conta com profissionais especializados em Google Analytics, experientes em elaborar estratégias de marketing digital para e-commerce. A utilização do e-commerce Avançado só trará benefícios para o seu negócio, afinal, com relatórios mais robustos e inteligentes operacionalizados por quem realmente entende do assunto, você poderá analisar com detalhes tudo o que acontece no seu site.

Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito!

Entre em contato com a nossa equipe e conheça  esta e todas as nossas outras ferramentas para elaborar a melhor estratégia de para a sua empresa!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo