CRO: o que é e quais são os principais benefícios | we.digi

Gerar tráfego é uma das principais metas de quem atua no ambiente digital, e hoje há diversas estratégias para alcançar tal objetivo. Saiba o papel do CRO, o que é e quais seus benefícios.

O que fazer para alcançar um maior número de leads? Como proceder quando não se consegue executar tal meta?

Atualmente, para ter presença no mercado mediante tantos e-commerces criados diariamente, é preciso saber como atrair atenção do público-alvo e convertê-la, processo esse que se tornou um grande desafio para todos os segmentos de empresas.

Nesse cenário, surge o CRO (Conversion Rate Optimization), que visa desenvolver o melhor caminho para a otimização de um site especificamente. A seguir, acompanhe o que é necessário saber sobre CRO.

CRO: o que é

Em inglês, CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, o que fica como Otimização de Conversão no português. Tratam-se de ferramentas aplicadas para otimizar o desempenho de um site e, dessa forma, ajudá-lo a chamar atenção de usuários e concluir vendas.

Qual a importância do Conversion Rate Optimization

O CRO baseia-se, principalmente, em hipóteses, testes e diagnósticos para acompanhar o perfil dos usuários e seu comportamento. Nesse sentido, o Conversion Rate Optimization se faz importante, uma vez que:

  • Define personas: o CRO ajuda a mapear o tipo de consumidor que frequenta o site, quais suas motivações e que tipo de solução ele busca;
  • Analisa o funil de compras: por meio do funil, é possível entender quais páginas são mais visadas e quais chegam a ser rejeitadas. Assim, via CRO, você pode ajustar o que for preciso para melhorar as conversões;
  • Realiza teste A/B: tópico de extrema importância dentro do CRO, o teste A/B compara resultados de duas páginas similares (que tenham pequenas diferenças entre si) e permite a observação de quais elementos convertem melhor, como cor de botão CTA, posição de formulário e afins;
  • Faz pesquisas junto aos usuários: as análises de CRO levam em consideração a opinião do usuário e, para tal, realiza pesquisas (via e-mail, questionários ou telefone) para coletar avaliações e, a partir disso, identificar insights que possam ajudar nas conversões do site.

A partir desses tópicos, fica claro o quão importante o CRO, em conjunto com a compreensão da performance de um site, pode ser para alcançar o maior volume de vendas.

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Quais são os principais benefícios do CRO

Economia de tempo e dinheiro

O impacto que o CRO tem sobre um e-commerce é visível quando o assunto é poupar tempo e dinheiro ao buscar resultados positivos.

O CRO ajuda a aumentar a taxa de conversão, e tal crescimento diminui o tempo e o dinheiro que geralmente são gastos para chegar aos objetivos estabelecidos.

Aumento do ticket médio

Ao invés de encerrar a venda apenas com um agradecimento, os testes realizados pelo CRO, em conjunto com diagnósticos e refinamentos no fluxo das páginas de checkout, são formas de oferecer recomendações aos clientes e, consequentemente, criar um relacionamento melhor com eles.

Ou seja, uma compra pode aumentar o volume de produtos graças a pequenas mudanças na apresentação desses produtos dentro do site.

Otimiza oportunidades

Por meio dos diagnósticos e providências tomadas pelo CRO, os visitantes que antes desistiriam de fechar uma compra passam a se sentir mais incentivados a levar a jornada até a conversão.

Com o trabalho de otimização e os esforços inteligentes do CRO, as oportunidades de conversão são ampliadas.

Como aplicar o CRO da forma correta:

Por meio da qualificação dos leads

A qualificação de leads envolve uma classificação de todos os contatos gerados por meio de formulários e representam potenciais clientes.

Separar os leads entre prontos para a compra e menos propensos a fechar o pedido é uma prática fundamental para aumentar a taxa de conversão.

Fazer o teste A/B

Como dito anteriormente, criar versões diferentes de páginas dentro do site e comparar o desempenho de cada uma para saber o que é mais bem recebido pelo consumidor é de grande-valia.

O teste A/B das páginas, principalmente aquelas que envolvem a conversão, deve ser sempre realizado visando a otimização.

Acompanhar a jornada e feedback do consumidor dentro do site

Entender a experiência que o consumidor tem durante a jornada dentro do site só é possível por meio dos testes e diagnósticos feitos pelo CRO, o que envolve muito estudo de comportamento das personas e possíveis problemas que o usuário possa encontrar nas páginas.

CRO: o que é e como auxilia na mídia de performance

A mídia de performance é de grande-valia para avaliar o posicionamento de um site no mercado e, auxiliada pelo CRO, é capaz de aplicar os melhores testes para diagnósticos e estratégias e otimização. Ou seja, é visível a importância do CRO e como ele atua na conversão de sites.

Nesse sentido, a we.digi surge como uma agência que promove mídia de performance com o intuito de otimizar vendas ao suprir as necessidades, próprias e dos clientes, a partir de projetos desenhados especificamente tendo como base o relacionamento da empresa com os usuários.

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    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo