Consultoria de Marketing Digital

Consultoria em marketing digital, o que é?

Antes de iniciar nossa conversa, você tem ideia de quais ações envolvem o marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para atrair e se relacionar com seu público alvo. É, sem dúvida, o investimento com o melhor custo benefício. Imagine que tudo que você investe pode ser medido: quantos novos clientes alcançados, qual o envolvimento deles com suas publicações, quantos se interessaram pelo seu produto ou serviço, quantos adquiriram e qual canal está te trazendo o melhor retorno.

Além de tudo isso, e se eu te disser que dá pra ajustar tudo em tempo real? Sabe aquele produto que você achou que seria ideal para aquele determinado público? Então você fez a aposta e depois de 3 dias descobriu que ninguém se interessou. E se tivesse feito a mesma propaganda em uma revista impressa? Daria pra ajustar depois em 3 dias? No marketing digital sim! Dá pra mudar, testar o público, produto, serviço e o canal. Você direciona suas ações conforme o resultado.

Conheci muitos clientes que gostaram tanto do assunto que preferiram se aprofundar, pensando que tudo era simples. Até porque, o que não falta é material de estudo para esta área. Mas quero te dar o caminho das pedras, não pense que é tão simples assim quanto parece. 

Por que procurar uma consultoria em marketing digital

Por que procurar uma consultoria em marketing digital

Como dito, você pode se aprofundar no assunto, estudar e até iniciar algumas ações para sua empresa. Pelas facilidades das ferramentas de publicidade, como o Google Ads e o Facebook Ads, não tenho dúvida de que, em alguns minutos, você configura uma campanha, insere os dados do seu cartão de crédito e pronto! Sua campanha começa a funcionar.

Mas é só isso? Será mesmo que é tão simples assim? Te garanto que não!

Experiência em marketing digital

Procure uma consultoria com experiência. Desconfie de propostas abaixo do mercado. Como eu disse, o conhecimento está aberto e não é tão complicado conseguir uma certificação ou até mesmo colocar um selo do certificado no rodapé de um e-mail ou no site. Procure agências reconhecidas, que possam mostrar o trabalho desenvolvido com outros clientes. Não fique só na apresentação do Power Point, solicite os resultados obtidos em tempo real. Só aí você já corta os "especialistas" sem experiência.

Olhar de fora para seu negócio

Sua experiência é importante, mas deixe o procure uma ajuda para analisar seu negócio de outra prespectiva. Será que você está aproveitando todo potencial de geração de receita que sua empresa pode ter? Sua operação digital DEVE ser tão importante quanto o seu negócio que já funciona. E olha que ela trabalha por 24 horas e 7 dias por semana.

Encontrar problemas

O primeiro passo de uma consultoria é apontar os pontos de melhoria na sua operação digital, tais como: velocidade do site, qualidade de navegação nos dispositivos móveis, qualidade do código fonte - isso aqui é muito técnico, mas faz uma diferença absurda - segurança e possíveis melhorias nas ações em marketing.

Planejamento de marketing digital

Está aqui uma parte de extrema importância que você deve ficar de olho. O planejamento deve ser feito baseado nos resultados que você quer alcançar. É aqui que entendemos o que precisa ser feito e quais resultados serão obtidos em curto, médio e longo prazo. Sim, existem ações de médio e longo prazo. Tenha paciência. 

Como uma consultoria em marketing digital pode te ajudar

A consultoria precisa entrar no seu mundo, entender seus produtos, serviços e como se relaciona para oferecê-los ao mercado. Isso entendido, passa para o segundo passo que é analisar sua concorrência. Quem são, de que forma se apresentam, quais ferramentas estão utilizando e quais oportunidades podem ser exploradas.

Quero mostrar a seguir os principais serviços prestados dentro do marketing digital:

Como uma consultoria em marketing digital pode te ajudar

Presença Digital

Tudo vai depender do modelo do seu negócio. Caso seja venda direta de produtos, podemos partir para um e-commerce; se é uma venda consultiva, um website institucional, ou landing page. Veja abaixo:

Website institucional

É a forma em que a grande maioria das empresas se apresentam. Há poucos anos, empresas tinham o site como uma extensão do seu cartão de visitas, servia somente como um apoio para o time comercial mostrar seus produtos e serviços. Agora a regra é outra: além de mostrar essas informações é importante que ele seja uma ferramenta de vendas.

Landing Pages

São páginas que geralmente tratam de um único assunto e a ideia é não dispersar o visitante e por isso elas têm alta taxa de conversão. Falamos de um determinado assunto e convidamos o visitante para deixar suas informações para continuarmos essa conversa, entende? Isso é MUITO utilizado em campanhas de marketing digital e servem para qualquer segmento: e-commerce ou venda consultiva.

E-commerce

Seu produto pode ser vendido pela internet? Seu cliente já está educado suficiente para colocá-lo no carrinho e comprá-lo sem a necessidade de tirar dúvidas com você? Que bom, então você pode partir para um e-commerce. Existem diversas plataformas no mercado e a consultoria DEVE te ajudar a escolher a melhor plataforma para o momento da sua empresa. São diversas as possibilidades de venda online: venda direta para o consumidor final (B2C), venda no atacado (B2B), por marketplaces (seus produtos em grandes e-commerces de mercado), clube de assinaturas, entre outras.

Google Ads

É a ferramenta de anúncios do Google. Por ela é possível criar campanhas de anúncios para a rede de pesquisa, display, business e também para o Youtube. Olha, dificilmente seu consultor deixará o Google de lado no seu planejamento.

Facebook Ads

Diferente do Google, que é voltado para termos de pesquisa, a publicidade do Facebook trabalha com o perfil dos usuários. Por ele segmentamos os anúncios de acordo com: faixa etária, sexo, localização, interesses e também pelo hábito das pessoas. O Facebook é inteligente suficiente para exibir anúncios de compras para pessoas que têm costume de comprar online, vídeos para quem gosta de assistir e assim por diante. Os anúncios do Instagram seguem as mesmas regras e são realizados pelo mesmo gerenciador.

E-mail marketing

Você deve estar pensando: sério que isso ainda funciona? Não não costumo abrir mais e-mails de publicidade.

Vou te provar o contrário. É a ferramenta que traz a melhor taxa de conversão. Desde que tenha uma boa lista de e-mails, criada por sua empresa, com pessoas que tiveram contato com seu produto ou serviço.

Whatsapp

É muito engraçado, mas um serviço se conecta ao outro. Você PRECISA utilizar o Whatsapp profissionalmente. Pegue um número e configure o Whatsapp Business. Veja o artigo que mostra a importância desta configuração para empresas.  

Este canal é muito importante para "quebrar o gelo". Geralmente, quando alguém te envia uma mensagem, ao invés de um e-mail, está aberta a um diálogo. Treine sua equipe comercial para aproveitar essas oportunidades. Quebre o gelo, faça uma comunicação fluída e traga este novo cliente para sua carteira.

Confie em mim, ele é MUITO BOM mas ainda é explorado de uma forma muito amadora por muitas empresas.

Marketing de conteúdo

Chegamos a um ponto que de fato precisa de uma consultoria do seu lado. Todos querem resultados de curto prazo, ou seja, se eu investir X quanto eu tenho de retorno? Em quanto tempo? Não é bem assim. Posso te dizer que este tópico é o ponto alto deste artigo: Produção de conteúdo é MUITO IMPORTANTE, não traz resultados de curto prazo mas você PRECISA investir nisso!

Não desprezando os outros mecanismos de busca, mas quero falar um pouco de como o Google funciona. Ele tem um robô que diariamente varre todos os sites, pesquisando entre outras coisas, a qualidade do conteúdo. Sabe, ele se preocupa muito em entregar o melhor resultado para a busca solicitada e por isso você precisa se dedicar muito para tirar proveito disso.

Vou dar uma notícia ruim pra você que tem um e-commerce e copia e cola o conteúdo do produto do site do fornecedor: O robô do Google sabe que o conteúdo é copiado e vai sempre priorizar o site que colocou a informação pela primeira vez.

Gaste energia neste assunto, crie conteúdos que façam sentidos para seu público e tenha um tráfego extremamente qualificado, sem depender de investimento mensal em mídia.

Inbound Marketing

Explicando de uma forma bem simples, é uma ferramenta que automatiza o relacionamento dos seus possíveis clientes com sua empresa. Deixa eu exemplificar:

Vamos supor que eu atue em uma empresa de marketing digital e esteja disponibilizando este conteúdo para "fisgar" empresas interessadas neste assunto. Eu só tenho tempo para conversar com pessoas que estejam no momento certo de contratar meu serviço, pois minha campanha gera muitos contatos e nem sempre estão prontos para contratação.

Deu pra entender a situação? É aí que entra o inbound marketing!

Trata-se de um serviço de automatização de conteúdo, onde monitoramos cada passo do contato que conseguimos converter em nossa campanha. Explico: imagina que fizemos uma campanha no Facebook para atrair pessoas que estão interessadas neste assunto. Ele lê este artigo e ao final, solicitamos que deixe seu e-mail em troca de mais informação, como por exemplo um vídeo de 2 minutos. Se ele leu o artigo, colocou o e-mail e viu o vídeo, ganha 2 pontos. Na próxima semana eu mando um e-mail mostrando um cliente que teve sucesso com o serviço de consultoria da We.Digi. Se ele leu o e-mail, ganha mais 1 ponto e assim por diante. A ideia é pontuar cada passo deste contato até que fique pronto para o time comercial abordá-lo, entende?

Contatos que estão curiosos, consultando informações, não estão aptos a serem abordados e tomam muito tempo da equipe comercial. Implementando uma boa estratégia de inbound marketing, você otimiza seu time a conversar com pessoas que já consumiram informações suficientes do seu serviço ou produto e estão prontos para receber uma abordagem. 

Contratar uma agência ou um consultor de marketing digital?

Contratar uma agência ou um consultor de marketing digital?

Dei uma bela resumida nos recursos que temos hoje. Me perdoe se ler este artigo alguns meses após sua publicação. Tenho certeza que novidades apareceram e não estão aqui.

Seguindo nossa linha, quero falar da diferença de uma agência e um consultor autônomo.

Consultor de marketing digital

Você vai encontrar uma pessoa extremamente capacitada que vai apontar tudo o que precisa ser feito, mas... não vai executar grande parte do serviço, até porque estamos falando de uma área multidisciplinar e não dá pra uma pessoa fazer tudo, concorda?

Se prepare para contratar: programador para acertar o website, redator para os conteúdos, profissional certificado Google e Facebook. Além de um designer, caso seu consultor não coloque a mão na massa.

Agência de marketing digital

Lembra que iria te dar o caminho das pedras? Então, eu sugiro que conheça o serviço de uma agência pois ela deve cuidar de todas as áreas. Não só aponta o problema, mas resolve internamente sem ter a necessidade de contratação de terceiro. O melhor de tudo, um canal único de relacionamento.

Qual o investimento para contratar uma consultoria de marketing digital?

Não foque em serviços avulsos. Quem sabe o que é melhor para sua empresa é o consultor, depois de colocar bastante energia em desenvolver o planejamento. Ele precisa te mostrar as possibilidades de retorno e investimento. Isto posto, juntos vocês ajustam o budget e os serviços que podem ser executados naquele momento.

Contratar serviços avulsos e aleatórios não trarão resultados sólidos de médio e longo prazo.

Como funciona investimento em mídias e agência

Depois de um planejamento bem feito, é possível estimar os investimentos necessários em cada canal para alcançar a meta do seu faturamento. Existem agências que cobram de acordo com o canal trabalhado, outras cobram um percentual do faturamento, independente do canal. É o que eu aconselho, pois desta forma a agência tem liberdade de diversificar o investimento de acordo com o canal que está trazendo o melhor resultado para cada campanha.

Funciona assim: você terá um valor mensal que será pago diretamente para agência que diz respeito a inteligência das campanhas, trabalho diário de acompanhamento e os relatórios de tudo que foi feito no mês. Fora este investimento, você paga direto para o canal (Google ou redes sociais) um valor fixo, acordado no planejamento da campanha. Este pagamento pode ser via cartão de crédito ou boleto bancário.

Como calcular o ROI de marketing digital

Com a ajuda da agência, você passará a entender o quanto de retorno sobre o investimento (ROI) cada canal está te trazendo. Isso é muito importante, pois em muitos casos este retorno não é somente medido através de um site de com venda online. Temos que medir também, as vendas que chegaram até você por conta das campanhas. Sabe aquele cliente, que está com dúvida a respeito do produto e manda um Whatsapp? Então, ele deve ser contabilizado como venda online, entende?

Como eu disse, este deve ser um trabalho da sua agência. Que deverá apresentar o ROI separado por canal. Mas a conta é a seguinte:

Como calvular ROI de Marketing Digital

Pensando em uma receita mensal de R$ 25.000,00 e um investimento de R$ 5.000,00, teríamos um ROI de 400%.

Vamos tomar um café?

Temos certeza que podemos ajudar a alavancar seus resultados com marketing digital.

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