Como funciona o sistema de assinatura na Vtex
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Criar recorrência de compra. Esse é um dos objetivos mais citados quando o assunto é compra online. Atuar com o comércio digital é entender que seu concorrente deixou de ser somente outro vendedor que comercialize produtos da mesma categoria que você. Vender na internet é competir com produtos, conteúdos e tudo mais que chame a atenção do usuário no momento em que ele está online e pronto para realizar uma compra.  

Uma das grandes estratégias de recorrência de compra é apostar em um sistema de assinatura, onde o cliente realiza a compra programando as próximas entregas automaticamente. Esse formato têm apresentado resultados muito interessantes em todo o mundo e, mesmo não sendo uma novidade, já que o sistema de assinatura já funciona a muito tempo com jornais e revistas, a tecnologia tem fortalecido esse tipo de ação dentro dos ecommerces, tornando esse ambiente um ponto de venda ainda mais completo.

A redescoberta do sistema de assinatura como modelo de negócio tem ganhado cada vez mais espaço conforme a aceitação do público ao comércio online vai se consolidando. Para se ter uma ideia da força do modelo de assinatura, estima-se que esse mercado movimente cerca de R$1 bilhão por ano no país. E não é coisa pouca, só no primeiro semestre de 2020 foi registrado um crescimento de 47% em comparação com o mesmo período de 2019. Essa é a maior alta do setor em 20 anos, conforme um levantamento da Ebit/Nielsen. 

Acompanhando toda essa movimentação, a VTEX disponibilizou um sistema de assinatura próprio para que clientes da plataforma possam transformar seus ecommerces em um clube de assinatura e aumentar as projeções de compra por recorrência. Quer saber mais como funciona? Continue a leitura e fique por dentro!

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Por que trabalhar com um sistema de assinatura?

A estratégia dos modelos de negócio por assinatura podem ser muito benéficas para quem comercializa produtos e serviços, basta alinhar as possibilidades de entrega e deixar claro para o seu público quais serão as políticas de funcionamento.

Essa estratégia, além de aumentar os ganhos recorrentes, possibilita também maior fidelização de clientes, já que periodicamente receberão suas compras enviadas automaticamente pela loja sem ter que refazer todo processo de compra novamente .

O sistema de assinatura é vantajoso não apenas para a loja, mas também para o cliente, que na maioria das vezes, garante um valor diferenciado e tem seus produtos/serviços sempre entregues dentro do período estipulado.

O sistema de assinatura da VTEX

O Sistema de Assinaturas foi desenvolvido para facilitar as vendas recorrentes funcionando como um agendador automático de recompra. Com esse recurso, o cliente indica qual é a periodicidade que a compra deve ser repetida e, dessa forma, o sistema realiza o pedido recorrentemente.

Quando o sistema de assinatura é utilizado, as compras feitas por esse meio são refeitas automaticamente da mesma maneira que foi configurada no pedido original. Ou seja, todas as informações e métodos de pagamento são os mesmos, poupando o tempo do cliente e garantindo fluxo programado de vendas para a loja.

Como esse sistema de assinatura da VTEX funciona

A primeira coisa a fazer é configurar a funcionalidade Assinatura v2 no seu ecommerce. Feito isso, a funcionalidade será habilitada para gerar pedidos com Assinatura. Não há muitos mistérios. Com a configuração ativada, o cliente poderá adicionar um produto habilitado para assinatura e, no momento do checkout, selecionar qual será a frequência da assinatura.

Depois disso, o fluxo de finalização de compra será o mesmo, informando o endereço para entrega e o meio de pagamento. Compra aprovada, assinatura feita!

Buscar novas maneiras de aumentar o fluxo programado de compras é essencial para garantir previsibilidade no seu caixa e, o sistema de assinatura da VTEX é um importante recurso disponível para alcançar esse objetivo. Para saber mais sobre essa funcionalidade e como tê-la no seu ecommerce, entre em contato com a nossa equipe de tecnologia

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios