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Como aumentar o ROI com marketing de performance?

Quem atua no ambiente digital já deve ter ouvido falar em ROI, mas você sabe do que se trata esse conceito? E como ele funciona com o marketing de performance? Tire todas as dúvidas lendo este post.

O que é ROI?

ROI (ou Return Over Investiment) é uma das métricas mais utilizadas na gestão de marketing.

Durante a gestão do marketing de performance, uma das principais preocupações diz respeito ao retorno sobre os investimentos realizados, e se as estratégias estão mesmo surtindo efeitos. O ROI, nesse sentido, nada mais é que a métrica para essa mensuração.

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E o que é marketing de performance?

O marketing de performance é o tipo de marketing voltado à mensuração de resultados. Ou seja, toda a estratégia realizada por empresas, e pensada para alcançar um objetivo final, pode ser analisada para que se consiga adotar estratégias que se tornem mais presentes no mercado (e alcancem uma grande parcela do público-alvo).

Como funciona o marketing de performance?

O marketing de performance funciona da seguinte forma: por meio de propaganda com links patrocinados (como Facebook Ads e Google Ads), é possível diminuir os gastos com anúncios através de uma performance realizada adequadamente.

O preço de um anúncio se baseia, por exemplo, em quantas vezes ele foi visualizado em determinada página, se recebeu cliques ou se gerou leads.

Tendo isso em vista, os anúncios deverão ser muito bem segmentados, já que apenas um determinado público trará os resultados almejados pela empresa.

As campanhas com links patrocinados também são ferramentas de grande valia para ajudar no caminho que visa a melhores resultados.

Benefícios do marketing de performance

Maior lucratividade

Uma grande vantagem do marketing de performance está em alcançar os objetivos de forma mais econômica, e isso porque, ao otimizar campanhas, é possível diminuir problemas que representam gastos.

Ou seja, sempre há a possibilidade de aumentar os lucros sem ter que, necessariamente, investir mais.

Análise constante

Uma outra grande vantagem é poder aplicar métricas de análise, como o cálculo do ROI e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Por meio delas, tem-se uma ideia de que as estratégias estão sendo realmente eficientes, e, assim, é possível ampliar a atuação das que são mais efetivas.

Aumento do ROI

Um dos maiores objetivos de toda empresa é aumentar o retorno sobre investimentos (o ROI), ou seja, a magnitude dos resultados alcançados após cada um dos investimentos em marketing.

Ao realizar boas escolhas para investimentos, a empresa passa a ter melhores resultados a um menor gasto, ou a ter que custear menos anúncios para obter os mesmos efeitos.

Otimização de páginas e campanhas

Por meio do marketing de performance, a empresa pode analisar constantemente se o desempenho do site está interessante. A partir dos dados, identifica-se quais páginas estão trazendo melhores resultados e o que pode ser replicado para aumentar os leads e a taxa de conversões.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI, deve-se utilizar uma simples fórmula:

ROI = (Ganho obtido – Valor gasto com o investimento) / Valor gasto com o investimento

Para chegar ao percentual do ROI, basta fazer uma adaptação:

ROI (em porcentagem) = Ganho obtido / Valor gasto com o investimento x 100

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O que é CAC (Custo de Aquisição do Cliente)?

O CAC é utilizado para saber o quanto a empresa gasta no processo de conquista de um lead, passando por toda a jornada até se tornar um cliente. Há mais de uma forma de realizar esse cálculo, mas a equação mais simples seria:

CAC = Gastos totais com marketing e vendas / Total de clientes adquiridos

Melhore o ROI da sua empresa por meio de marketing de performance

Para melhorar o ROI de uma empresa online, o marketing de performance se mostra um aliado muito poderoso, e a we.digi é especialista em colocar técnicas otimizadas de performance em prática, atendendo às necessidades específicas de cada cliente, entregando melhores taxas de conversão e uma jornada pelo funil de vendas muito mais produtiva para todas as partes.

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Por Felipe Trudes

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