Case de Sucesso - Moldura Minuto e we.digi
moldura minuto

Sobre o cliente

A Moldura Minuto é a maior rede de franquia de emolduramento de luxo do país e líder no segmento, além de ser uma galeria com foco na valorização da arte brasileira. Com mais de 20 anos de história, a empresa está presente em praticamente todo o território nacional, com mais de 50 lojas pelo Brasil. Os serviços da Moldura Minuto abrangem todas as etapas, incluindo moldura, impressão, acervo exclusivo de arte e fotografia, consultoria especializada e serviço de instalação profissional. 

O desafio

Desenvolver um e-commerce totalmente dinâmico para que a proposta de total customização e personalização dos quadros fosse mantida foi o desafio inicial, em 03 de março de 2021. A quantidade de obras e todas as suas variações, desde tamanho, acabamento, moldura, aplicação, entre outras possibilidades, tornaram a complexidade do desenvolvimento extremamente elevada.

A ideia central era transformar o e-commerce em uma galeria de arte para que o usuário pudesse escolher as obras de sua preferência e, ainda, determinar todas as variações de acabamento. Além disso, era necessário criar um mecanismo para que o cliente pudesse visualizar todas as escolhas aplicadas antes da compra. Dessa forma, não haveriam surpresas negativas no momento do recebimento do produto.

Porém, para que tudo funcionasse corretamente, de maneira fluida e dinâmica, foi necessário entender como alimentar a plataforma com um grande volume de informações necessárias para que os comandos fossem atendidos perfeitamente, até porque, só para o campo de preço havia mais de 80 variações. Ou seja, seria inviável subir esse volume de SKUs de maneira habitual.

Veja a seguir, como a equipe de tecnologia da we.digi resolveu esse grande desafio.

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A solução

Arquitetura

Conhecendo a VTEX e sua limitação de 50 skus por produto, já tendo experiência com sites com a mesma problemática, conseguimos criar uma nova modelagem que possibilitou o site ser mais performático e com uma indexação mais saudável, economizando a necessidade de cadastro milhões de skus.

Para garantir que o resultado fosse atingido, a equipe de tecnologia da we.digi  desenvolveu uma estrutura de forma enxuta, onde os produtos dentro da VTEX fossem a arte em si, sem outros elementos variáveis.

Para determinar os detalhes de cada obra, a solução foi trabalhar com filtros de tamanho, cor, tag, auxiliando na busca e, assim, vinculando o acabamento, moldura e tamanho pelo master data.

Para solucionar o desafio das variações de preço, foi utilizado o recurso de manual price com master data para alterar os valores de forma dinâmica sem que eles estivessem cadastrados na plataforma. Isso porque, os preços das artes são padronizados e cada acabamento, moldura e tamanho possuíam os mesmo preços. Com isso, foi possível resolver dessa maneira, mantendo um baixo volume de SKUs cadastrados na plataforma. 

Resultado: solucionamos o problema de 150 variações de preços, utilizando exatamente essa a quantidade de SKUs utilizados com o site totalmente funcional em 01 de junho de 2021.

Produto acabado

Mesmo após todas as customizações de produto, foi necessário criar a possibilidade de compra de produtos acabados. Diferente das artes, esses produtos possuem um estoque de apenas uma única unidade e uma página diferenciada de venda.

Formulário para artistas

Para registrar os cadastros dos artistas. criamos uma Landing Page customizada com um formulário de captura que dá inicio a todo painel de artista.

Conheça os cases técnicos desenvolvidos nesse projeto

Além das soluções citadas acima, outros recursos técnicos foram desenvolvidos especialmente para atender as necessidades do cliente. Veja a seguir as outras funcionalidades que criamos nesse projeto:

Página de produto customizada

Compra de Serviços como Instalação

Vitrines flexíveis

Nossas lojas – Onde encontrar

Painel do artista

Desafios técnicos

Para que tudo fosse desenvolvido dessa forma, foi necessário entender como a VTEX fazia a seleção de produtos. A partir do intelligent search utilizado pela VTEX, recurso que abrange todos os mecanismos de busca da plataforma, a equipe estudou como o intelligent search fazia a entrega de busca de páginas e, só então, realizar as modificações. Entendendo a codificação de como é feito os retornos desses dados, foi possível consumir do nosso servidor e transformar na solução de visualização.

Todos os efeitos visuais foram feitos em CSS e um script capaz de gerar o CSS dinamicamente todas as customizações possíveis para o produto.

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    Por Felipe Trudes

    Novos negócios