Dicas para usar o WhatsApp como apoio da sua loja virtual

Quem trabalha com internet tem praticamente a obrigação de estar por dentro de novidades e de ferramentas que ajudarão a vender mais.
 
Afinal, a competição é grande tanto online quanto off-line e é preciso saber se destacar e estar entre os primeiros que vão oferecer novas ferramentas a seus clientes.
 
Já falamos sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing em nosso blog. Clique para conferir nossos artigos:

Configure corretamente

Antes de tudo, lembre-se de adquirir um número exclusivo para o WhatsApp do seu e-commerce. Nada de usar seu número pessoal.
 
De preferência, configure-o para WhatsApp Business, para ter um maior controle sobre lista de contatos, divisão de clientes, tags e muito mais.
 

Tenha um atalho exclusivo para o WhatsApp em sua loja virtual

É possível criar um link direto para seu WhatsApp e disponibilizá-lo em anúncios nas redes sociais e também, principalmente, em seu e-commerce.
 
A opção mais recomendada é deixar um ícone flutuante fixo em todas as abas de seu site para chamar atenção do cliente.
 
Lembre-se, porém, que o ícone deve ser discreto e conseguir chamar atenção sem atrapalhar a navegação do site. Conte com a ajuda de um especialista em programação para fazer o ícone do modo certo e não prejudicar as vendas.
 
O botão pode ter um call to action de "enviar mensagem” e, ao clicar, o cliente será direcionado para a janela do WhatsApp (seja no navegador ou no celular) já com o contado da loja aberto.
 
Isso pode ser usado como uma ótima alternativa aos chats de atendimento online de uma loja virtual, que são um apoio para os
clientes que têm dúvidas sobre o produto, modo de entrega e outras questões.
 

Como criar um atalho direto para WhatsApp?

É muito simples!
 
Utilize o link https://api.whatsapp.com/send?l=pt_br&phone=5500000000000 e substitua todos os zeros pelo número do seu WhatsApp, sem esquecer do DDD e do dígito 9 (se houver).
 
Dicas para usar o WhatsApp como apoio da sua loja virtual
 
O ícone criado para sua loja virtual deverá conter esse link, que irá automaticamente abrir a janela para que o cliente entre em contato com você.
 

Use o WhatsApp como apoio da sua loja virtual

Utilize a plataforma como apoio não somente para tirar dúvidas que os clientes possam ter, mas também para mais utilidades: peça autorização para divulgar promoções, ofertas e campanhas sazonais.
 
Assim, o cliente terá acesso direto às novidades como uma alternativa ao e-mail marketing.

 
Um outro apoio que algumas lojas virtuais já começaram a investir fortemente é o uso do WhatsApp para atualizar o status da compra.
 
O cliente recebe diretamente em seu app informações de compra aprovada, pacote fechado e produto enviado à transportadora.
 
Lembre-se de, no campo para preencher o número de WhatsApp do cliente, sempre pedir autorização dele antes de iniciar qualquer estratégia.
 
Nossa dica é ter 2 campos de aceitação: um para receber status da compra e outro para receber promoções da loja.
 
Ao disponibilizar o WhatsApp como apoio da sua loja virtual, você cria mais um canal de conexão entre o cliente e o e-commerce, aumentando muito as chances de conversão!
 

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