O que é Autoridade de Domínio e como consegui-la para seu site

Se você procura aprofundar seus conhecimentos em SEO para melhorar o posicionamento do seu site ou e-commerce, talvez já saiba o que é Autoridade de Domínio. 
 
Porém, esse é um termo bastante específico e que se une a vários outros fatores na construção de um melhor SEO para sua marca.
 
A grande questão é que não existe uma definição exata nem um modo de medi-lo exatamente.
 

Mas afinal, o que é Autoridade de Domínio?

Também conhecida como DA (Domain Authority, do termo original em inglês), é um conjunto de elementos e métricas que ajudam a analisar o quão relevante seu site é.
 
Antigamente, costumava ser definido apenas pela quantidade e qualidade de links que apontavam para seu site junto da sua idade (há quanto tempo ele está no ar). Porém, isso foi sendo aperfeiçoado.
 
Ele não é uma medida única para avaliar a qualidade do SEO, mas é um complemento importante que ajuda a melhorar a construção de um SEO sólido e consistente, elevando o posicionamento do site.
 
Ele é medido numa escala de 0 a 100 e, quanto mais perto do 100, melhor. É comum que sites novos tenham notas baixas; já sites bastante antigos e que focam intensamente na melhoria do SEO podem ter índices acima de 50.
 
Um site com um ótimo nível de Autoridade de Domínio tem sua nota por volta de 70.
 

Como descobrir o D.A. do seu site?

o que é autoridade de domínio

Para medir a Autoridade de Domínio, é necessário submeter a url do seu site no endereço https://moz.com/researchtools/ose/
 
A versão gratuita já informa a nota de 0 a 100 e outras informações, como o número de links que apontam para o seu site. Nessa versão, ainda é possível ter um preview de quais são os sites que contém links para o seu.
 
O SEO Siren, site especializado em desenvolvimento de SEO, definiu alguns fatores em ordem de importância para medir a
Autoridade de Domínio:
dicas para melhorar autoridade de dominio
26,6% - qualidade e variedade de links
22,8% - número de links
18,6% - redes sociais
17,4% - idade do site
14,6% - volume de buscas pela marca
 
Ou seja: não basta apenas ter um monte de links apontando para o seu site. É um conjunto de fatores que devem ser levados em consideração na hora de construir a DA.
 

Como melhorar a Autoridade de Domínio?

Saiba que, a curto prazo, não é possível atingir resultados significativos, mesmo aplicando todas as melhores estratégias que você puder reunir.
 
Isso acontece pois um dos fatores que definem a DA de um site é sua idade. Ou seja: quanto mais você investir em SEO e fizer um trabalho de qualidade ao longo do tempo, maior será a autoridade do site.

Veja algumas dicas:
  • O Google proíbe alguns tipos de links externos, como compra de link building, criação de páginas exclusivamente para apontar links para seu site, programas de automatização de links, links escondidos em banners, sites com rodapés lotados de links, entre outros. Clique aqui para conhecer a lista. 
  • Invista na criação de links internos em seu próprio website. Todas as abas de seu site devem estar fortemente conectadas e otimizadas com palavras-chaves de cada assunto. Assim, o Google entenderá que seu site é consistente e possui autoridade própria.
  • Não use sempre as mesmas palavras-chaves para linkar seu site. Mantenha-as no mesmo assunto e tema, mas use frases variadas ao criar links.
  • Invista na criação de posts de blog para sua marca, pois eles são uma ótima fonte de conteúdo de qualidade e links internos. Veja nossas dicas para criar um blog para sua marca. 
  • Participe ativamente das redes sociais; dessa forma você garante muito mais links apontando para seu site em diferentes plataformas.

Agora que você sabe o que é Autoridade de Domínio, fale conosco para criarmos uma estratégia para melhorar seu posicionamento no Google!

Solicite um orçamento de Marketing Digital
Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Redes Sociais