Infográficos como ferramenta de marketing digital: por que você deve criar infográficos para sua marca?

Com certeza quem navega na internet já se deparou com um infográfico, principalmente empreendedores que estão sempre em busca de informações e de mais conhecimento sobre o mercado, os consumidores e o mundo do marketing.
 
Aliás, esse é um recurso que está cada vez mais se popularizando e deixou de ser uma arte exclusiva criada por revistas e artigos mais complexos.
 

Por que infográficos fazem tanto sucesso?

Muitas pessoas têm maior facilidade de reter informações se elas forem visuais e não escritas. 
 
Além disso, um infográfico bem feito já atrai atenção por si só, por ser agradável esteticamente, capturando mais visualizações mesmo antes da pessoa saber qual era seu tema. Por isso é tão importante caprichar na estrutura e design.
 
O maior trunfo dos infográficos é que eles conseguem condensar informações importantes de forma didática e lúdica, economizando tempo de quem está atrás da tela.
 
Isso acontece porque ele consegue reunir recursos tanto visuais quanto informativos, estimulando simultaneamente o apelo estético e a interpretação do leitor, que acaba aprendendo de forma mais rápida e agradável.
criar infográficos para sua marca

Vantagens dos infográficos na comunicação da sua marca:

  • Poder de atração visual muito maior;
  • Maior chance de se tornar um conteúdo viral, ou seja, ser compartilhado por mais pessoas;
  • Adaptam-se a vários segmentos e tipos de empresas;
  • Funcionam em várias redes sociais diferentes, apenas sendo necessário adaptar seu layout; 
  • Não exige tantos recursos para ser produzido quanto um conteúdo em vídeo, por exemplo;
  • A busca por conteúdos em infográficos é cada vez maior, aumentando a procura e tráfego em seu site;
  • Você pode usá-lo como ferramenta direta para captar novos leads (por exemplo: disponibilizando uma parte do infográfico gratuita e o restante somente mediante os dados do seu leitor).

infográfico como estratégia de marketing 

Por que usar infográficos como ferramenta de marketing?

Já sabemos que conteúdos visuais são mais eficientes em atrair pessoas, e isso tem números concretos: 65% das pessoas aprendem melhor com informações visuais e não escritas.
 
Se você quer criar uma estratégia para atingir mais pessoas em seu negócio, é imprescindível usar um conjunto de ferramentas para criar sua comunicação.
 
Não dependa de somente um meio de produção de conteúdo: use várias plataformas e formatos para pulverizar seu produto ou serviço para o maior número de pessoas possível.
 
Com o uso de infográficos, essa estratégia fica mais fácil de ser implantada!
 

O que não pode faltar nos infográficos para sua marca?

Um infográfico sozinho não faz milagres, por isso é necessário planejar cuidadosamente como será o layout e quais informações você irá incluir nele. Anote nossas dicas antes de preparar o conteúdo:
 
Gráficos – são importantes para expor dados de forma simples de ser entendida. Use o formato de gráfico que melhor transmita os dados e que se encaixe melhor visualmente.
 
Ícones – são importantes para dar relevância visual ao que você quer destacar e podem substituir títulos, por exemplo, o que ajuda a diminuir a quantidade de texto no infográfico. Escolha ícones de acordo com o estilo e design do infográfico e procure usar a mesa identidade em todo o layout, para criar harmonia.
 
Imagens – dê preferência a imagens em formato de desenho e vetorizadas. Fotos não combinam muito bem com a proposta.
 
Texto – com certeza um pouco de texto é necessário para passar sua informação. Não espere transmitir tudo em ícones e gráficos: seu material precisa de um texto de apoio para tornar clara a compreensão. Porém, policie-se para não adicionar texto demais e transformar seu infográfico num bloco gigante de palavras. Use truques como parágrafos curtos, palavras-chaves e listas.
 
Paleta de cores – ela é importante para deixar seu layout harmonioso e visualmente agradável para ser lido e compreendido pelo maior número de pessoas. Escolha com sabedoria e dê preferência à paletas que combinem com as cores da sua marca.
 
dica como criar um infográfico para sua marca
 

Dicas rápidas para criar infográficos:

  1. Defina o objetivo do infográfico e para qual público da marca ele será direcionado;
  2. Faça um rascunho de todas as informações importantes que precisam estar no material;
  3. Pesquise referências e faça um esboço de como cada bloco de informação será dividido;
  4. Escolha os ícones, imagens e paleta de cores que irá usar, para desenvolver a harmonia e identidade visual desde o começo do projeto;
  5. Defina as proporções que ele terá, pois é importante que seja adaptado para cada rede social em que você divulgará;
  6. Ao final do infográfico, adicione informações como logo da sua empresa, botões de compartilhamento em redes sociais, site e um call to action, se pertinente;
  7. Existem diversas ferramentas para criar infográficos por conta própria, como o Canva, Visme e Piktochart.
 

Ainda não está preparado para usar infográficos como ferramenta de marketing digital da sua marca? Fale com a We.digi e descubra a melhor solução para seu negócio!

Solicite um orçamento de Marketing Digital
Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Redes Sociais