O que fazer com um lead recebido

Muito se fala em geração de leads, mas muitas pessoas ainda não compreendem muito bem a importância que isso tem para alcançar melhores resultados com ações de marketing digital e aumentar as vendas.

Tampouco conseguem reconhecer a melhor forma de gerenciá-los, estabelecendo uma conexão e acompanhando de perto um potencial cliente, até que ele se sinta convencido a concretizar determinada compra e/ou contratar um serviço.

Se você é uma das muitas pessoas que ainda não tem tanta familiaridade com o assunto, mas deseja entender a respeito dele, estamos aqui para ajudá-lo a compreender de uma vez por todas o que fazer com um lead recebido.

Além disso, iremos auxiliar no controle, acompanhamento e no envio de uma proposta que seja certeira para conquistar a confiança de quem, de alguma forma, demonstrou interesse pelo seu negócio.

O que é um lead?

Um lead pode ser considerado uma pessoa que interagiu com sua empresa, fornecendo suas informações de contato (nome, telefone, e-mail...) em troca de uma oferta de valor em seu site, blog, mídias sociais: conteúdo, avaliação, pedido de informação sobre determinado produto, entre outros.

Sendo assim, um lead pode ser uma grande oportunidade de negócio para sua empresa!

Sabe por quê?

O lead é uma pessoa que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre o seu negócio, tanto em termos de conhecimento quanto sobre boas oportunidades e ofertas de produtos e/ou serviços.

Ou seja: um cliente potencial que deve estar na mira da sua equipe comercial!

O que fazer com um lead recebido?

Em primeiro lugar é preciso estudar e qualificar os leads recebidos. Não adianta querer transformar todos os leads em clientes.

Mesmo porque, se você for com muita sede ao pote e quiser abraçar o mundo de uma só vez, talvez você perca um tempo precioso na elaboração de propostas que não valem à pena.

O ideal é que você consiga identificar os melhores leads para iniciar sua abordagem da forma mais segura possível, com as maiores chances de acerto e aquisição.

Um dos passos mais importantes é fazer o dever de casa: selecionar e analisar a fundo os leads recebidos. Entender cada perfil antes de estabelecer um contato mais direto.

Ao fazer isso, aí sim será preciso agir com rapidez, pois os potenciais clientes certamente estão mandando contato para muitos outros concorrentes.

Então você deve ser ágil e astuto em convencê-lo de que a sua proposta é mais interessante, viável e vantajosa para eles.

Como fazer um primeiro contato com um lead?

Veja o que é preciso ter em mente e colocar em prática:

  • Entrar em contato através de e-mail, telefone ou skype (o que for mais conveniente para o potencial cliente);
  • Estar ciente de todas as informações para esclarecer todas as dúvidas pertinentes;
  • Demonstrar todos os seus conhecimentos sobre o lead prospectado;
  • Agir com naturalidade para não passar a impressão de desespero e causar estranhamento;
  • Construir uma boa impressão. Para isso, é preciso falar um pouco de sua empresa, atuação no mercado e o motivo pelo qual resolveu estabelecer o contato;
  • Evitar perguntas lidas e decoradas. O ideal nesse primeiro momento é fazer perguntas abertas;
  • Ao final, você precisa se certificar de que obteve todas as informações adicionais necessárias a respeito dos principais problemas do lead para auxiliar na elaboração de uma proposta condizente com seu perfil e necessidades;
  • Elaborar uma proposta e tentar agendar uma reunião o mais breve possível para apresentá-la;
  • Melhorar alguns pontos contidos na proposta, caso seja solicitado.

Dica importante:

Se apesar dos seus esforços você não conseguir transformar um lead em cliente, não desanime, ele pode vir a ser em um momento mais oportuno. Dê um tempo para ele pensar, quem sabe ele não te procura em outra ocasião para fechar negócio?

E procure manter o foco sempre, afinal, você precisa avaliar continuamente todos os leads recebidos e seguir na tentativa de trazê-los para seu time. Se concentre e faça o seu melhor!

Quer saber mais sobre o que fazer com os leads recebidos, como o marketing de conteúdo pode contribuir para geração de leads e outras ferramentas existentes para melhorar a sua atuação no mercado?

Entre em contato com a gente e descubra um universo de possibilidades que podem favorecer o seu negócio no meio digital!

Solicite um orçamento de Marketing Digital
Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Redes Sociais