Conheça as principais tendências do varejo para 2018 e deixe seu negócio preparado

Estudos indicam que a partir de 2018 o Brasil iniciará um processo de retomada do crescimento da economia, o que obviamente causará impacto no aumento do consumo de bens e serviços.

A previsão é que ocorra um crescimento no PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 1,5% e, com isso, o varejo precisa estar atento para acompanhar as mudanças.

Isso porque o mundo dos negócios está vivendo uma era bastante influenciada por novas tecnologias que vem aos poucos automatizando processos e dando ao consumidor a possibilidade de escolhas mais assertivas diante da realidade incontestável de maior acesso a informação.

Conheça as principais tendências do varejo para 2018 e deixe seu negócio preparado!

Integração de loja física e virtual

A união de loja física e virtual deixou de ser prioridade somente dos grandes varejistas. Em 2018, essa tendência precisa estar presente no universo das pequenas e médias empresas, desde que haja a compreensão de que essas duas frentes precisam ser sincronizadas.

Para garantir a fluidez dessa integração é essencial padronizar processos internos a fim de assegurar que todas as equipes sigam diretrizes similares. Da mesma forma, é preciso dar a devida atenção a setores críticos, em especial ao estoque, tanto na loja física quanto na virtual.

Uma solução eficaz que vem sendo bastante utilizada são os softwares de gestão empresarial, conhecidos pela sigla em inglês ERP.

Personalização do atendimento

O atendimento personalizado já virou tendência no varejo, mas em 2018 entrará com força total e pra ficar. Tendo acesso a informações relevantes e adotando ferramentas altamente eficazes, como os sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é possível definir os públicos específicos para cada tipo de negócio.

Além disso, é possível melhorar o pós-venda (que muitas vezes é deixado de lado), entendendo os questionamentos dos clientes e suas demandas, com foco em encontrar soluções mais eficientes.

A partir desse ponto, basta direcionar as ações de marketing para fidelizar o perfil que mais compra com o negócio e encontrar formas de acrescentar novos produtos para continuar crescendo.

Automatização de processos

Assim como já tratamos do ERP e CRM, esses e outros softwares estão dominando os processos do varejo e não será diferente em 2018, visto que a tendência é justamente oferecer serviços mais eficientes e permitir que a força de trabalho humana seja destinada a realização de tarefas mais estratégicas.

Os sistemas de controle e gestão têm demonstrado agilidade e eficiência, contribuindo para a otimização do tempo, menor incidência de erros, o que impacta diretamente na redução de custos.

Gestão de estoque, pedido de fornecedores, emissão de notas fiscais e outras atividades já são intermediadas pela inovação tecnológica, que hoje podemos dizer que é a grande aliada do mercado varejista.

Combinação de produtos e serviços

Também conhecido como varejo híbrido, essa tendência do varejo para 2018 tem como objetivo principal reter clientes nos pontos de venda não só a partir de produtos, mas também através da disponibilização de serviços que agregam valor ao negócio.

Portanto, aderir à serviços de revenda de passagens de ônibus, recargas, pagamento de contas, créditos no Google Play, entre outros, pode favorecer ainda mais as vendas e contribuir para a captação de novos clientes.

Sites responsivos

Algo tão importante quanto tudo que foi falado anteriormente e deve ser lembrado pelo setor do varejo em 2018 é a experiência do consumidor com os sites, quer seja no desktop ou mobile, porque ele ganha importância a cada dia na decisão de compra. E por impactar diretamente o consumidor, ele deve ser criativo, claramente comunicativo e responsivo (adaptado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos).

 

Atraia a atenção com seu site e facilite a escolha de seus clientes.

Prepare agora mesmo seu negócio para esta mudança que já está acontecendo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Redes Sociais