Quando procurar uma consultoria em marketing digital?

Muitas vezes, uma empresa que já tem um bom tempo de mercado pode pensar que já tem vivência o suficiente para implantar seu próprio setor de marketing e, internamente, tocar toda a estratégia de comunicação da marca.
 
Também é muito comum um cenário completamente inverso: um empreendimento recém-inaugurado que não tem a mínima ideia de qual caminho seguir em relação ao marketing. Alguns desses empreendimentos fizeram uma pesquisa básica de mercado para se lançarem na competição pelos consumidores. Em contrapartida, uma parte deles sequer fez um planejamento inicial bem estruturado e apenas abriu seu negócio.
 
O que esses dois tipos de empresas têm em comum? À primeira vista, pode parecer que não têm absolutamente nada a ver.
 
Porém, pode ser que as duas possam se beneficiar com a contratação de uma consultoria em marketing digital.
 
Uma empresa que já possui um departamento interno de marketing talvez possa encontrar o caminho correto, porém, o panorama mais comum é uma utilização intensa dos recursos e funcionários que não traz nenhum resultado relevante ou significativo.
 
O marketing não precisa ser complexo demais quando é utilizado da forma correta e com inteligência estratégica.
 
Por isso, contar com uma consultoria em marketing pode ser o direcionamento ideal para as empresas; assim, os erros são reduzidos, as ações corretas são direcionadas e os recursos são utilizados da melhor maneira possível.
 
Quando procurar uma consultoria em marketing digital?
 

Mas quando procurar uma consultoria em marketing digital? Existe um momento certo?

Não é necessário (e é até mesmo contraproducente) esperar o momento ideal ou ficar sempre impondo uma barreira ou meta a ser atingida antes de se contratar a consultoria.
 
A regra geral é: se a empresa está disposta a acatar o diagnóstico da consultoria e se comprometer na execução das ações sugeridas, tendo uma estrutura e orçamento mínimos para iniciar o projeto, essa é a hora de contratar uma consultoria em marketing digital.
 
Ou seja, se sua empresa já tem os pré-requisitos para contratar uma consultoria, então agora é o momento! Não espere outros fatores e comece agora mesmo a investir na saúde da sua empresa.
 

O que uma consultoria em marketing digital vai fazer na sua empresa?

Ok, você decidiu que agora é o momento certo de investir numa consultoria. Para não ter nenhuma dúvida, conheça as principais ações de uma consultoria de marketing digital.
 
Claro que o método trabalhado ou o cronograma pode variar de uma consultoria para outra. Mas sempre analise bem as propostas e o método de cada uma para avaliar se a consultoria com a qual você entrou em contato está seguindo o caminho correto.
 

1.Diagnóstico 

A consultoria irá estudar minuciosamente todas as ações de comunicação, marketing e vendas da sua empresa para elaborar um diagnóstico. Além disso, também irá definir junto à empresa quais são os valores e objetivos que a empresa deseja alcançar no futuro.
 
Isso será feito com um mergulho a fundo na rotina da empresa, então, não ache estranho se o consultor entrar em contato com uma frequência alta, mandar questionários extensos e até mesmo realizar algumas visitas in loco para conhecer todos os processos.
 
Nessa fase da consultoria, é muito importante ser honesto e sincero, sem ter vergonha de expor resultados e processos que você sabe que possam estar incorretos. Somente através de informações verdadeiras é possível criar a estratégia para consertá-las e direcioná-las corretamente.
 
A consultoria também irá avaliar a presença online da marca, como é realizada a comunicação e relacionamento com os clientes e futuros clientes, o posicionamento nas redes sociais, campanhas já feitas e em desenvolvimento e outros fatores que possam ser relevantes no mundo digital.
 
Reunindo o máximo de informações que conseguir, a consultoria irá elaborar e apresentar um diagnóstico da sua empresa.
 
Tendo esse panorama geral, é possível saber quais pontos críticos precisam ser melhorados, o que deve ser mudado, excluído e quais novos processos devem ser implantados para que a empresa comece realmente a extrair 100% do seu potencial.
 

2.Planejamento estratégico

Tendo em mãos os objetivos da empresa e todo o diagnóstico realizado, é hora de começar o planejamento estratégico para definir quais ações de marketing e comunicação serão iniciadas.
 
Aqui, tarefas serão delegadas para cada área, detalhes da estratégia serão definidos e o plano de comunicação da marca começa a tomar forma.
 
São elencados todas as ações sugeridas para que a comunicação digital tenha resultado e definidas quais os ajustes devem ser feitos no site ou e-commerce, as melhores redes sociais e tipos de campanhas para cada objetivo da empresa.

Quando procurar uma consultoria em marketing digital?
 
Normalmente, dentro da fase de planejamento estratégico, também já é definido o cronograma das ações a serem tomadas tanto internamente, na operação da empresa, quanto na comunicação realizada ao público.
 
Isso não é feito de forma desordenada: são criadas metas baseadas no público e faturamento esperado, métricas e KPIs importantes para que possam ser monitorados corretamente e acompanhados ao longo do tempo para medir os resultados.
 

3.Orientação e execução

Caso a empresa já tenha implementado um departamento interno de marketing, essa equipe será orientada e guiada através do planejamento criado para executar da forma correta e esperada para obter os resultados propostos na consultoria.
 
Se a empresa não tiver essa estrutura interna e nenhuma pessoa responsável pela área de marketing, então a consultoria irá indicar parceiros e possíveis agências para executar o projeto.
 
Normalmente, uma consultoria de marketing digital não executa diretamente as ações propostas no planejamento, pois seu principal objetivo é diagnosticar, criar um planejamento estratégico e acompanhar sua execução, além de mensurar os resultados.
 
Porém, existem agências digitais que oferecem um serviço considerado 360° tendo, além de consultores especializados em diagnosticar e desenvolver o planejamento estratégico de marketing, uma equipe interna indicada para executar todas as fases da comunicação online e ajustes necessários das campanhas propostas no planejamento.
 
Assim, é possível garantir que a empresa estará completamente assessorada do início ao fim da consultoria em marketing digital, diminuindo os riscos de erros na execução e aumentando as chances de sucesso.
 
Descobriu que sua empresa está precisando de uma consultoria em marketing digital?
 

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