KPI: acompanhe o que é importante para a empresa

Toda empresa que almeja alcançar o sucesso com ações de Marketing Digital deve conhecer e utilizar os KPIs para medir seu desempenho e melhorar suas estratégias.

Isso porque essa ferramenta possibilita ao gestor mensurar se os objetivos de determinada ação estão sendo atingidos de forma eficaz ou não, sendo possível transmitir essas informações com muito mais clareza para todos os profissionais envolvidos no processo.

E o melhor: ao partir do que os resultados revelam, é possível se antecipar aos problemas e evitar prejuízos desnecessários. Notou a importância que isso pode ter para seu negócio?

Talvez você esteja se perguntando: afinal, o que É KPI? Como posso utilizá-lo para melhorar os resultados da minha empresa?

É exatamente sobre isso que vamos falar agora! Acompanhe:

O que é KPI?

KPIs (Key Performance Indicator) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio, ou seja, os valores quantitativos essenciais que servem para medir tanto os processos que ocorrem em todas as áreas de uma empresa quanto os resultados das ações de Marketing Digital implementadas pela mesma.

Para não desperdiçar esforço e tempo com indicadores que não têm relevância para seu negócio, fique de olho nas principais características que os KPIs precisam ter:

  • Representar os objetivos do negócio como um todo;
  • Ser relevantes para o cumprimento dos objetivos;
  • Facilitar a tomada de decisões. Ou seja: precisam ajudar a fazer escolhas inteligentes;
  • Ser baseados em dados confiáveis e mensuráveis para que tudo funcione corretamente;
  • Ter periodicidade: possam ser medidos com certa frequência.

Levando em consideração essas características, você consegue fazer escolhas de acordo com a realidade do seu negócio!

Para te ajudar nessa jornada, separamos os indicadores em três categorias principais. Confira!

KPIs primários

Propósito: demonstrar de forma rápida se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados.

Caso deseje se certificar o que está gerando lucro para sua empresa (por exemplo), os KPIs que você deve acompanhar são:

  • Tráfego;
  • Leads;
  • Custo de aquisição por lead (CPA);
  • Taxa de conversão;
  • Receita por compra;
  • Receita total.

KPIs secundários

Propósito: mostrar que os testes e o gerenciamento de estratégias estão no caminho certo.

Nesse caso, é interessante usar indicadores como:

  • Preço médio por transação;
  • Custo por visitante;
  • Assinantes da newsletter;
  • Custo por lead em cada estágio do funil;
  • Assinantes do blog;
  • Visitas recorrentes no blog;
  • Origem do tráfego (pago, orgânico, redes sociais, e-mail e outros).

Você percebeu como os KPIs secundários estão totalmente ligados aos primários e devem justificá-los?

KPIs práticos

Propósito: fornecer informações adicionais para o entendimento dos resultados dos indicadores primários e secundários.

Para isso é necessário obter detalhes relacionados ao comportamento, características e aquisições dos usuários. Confira alguns deles:

  • Visitantes (novos e recorrentes);
  • Interações sociais;
  • Conteúdos mais lidos/visitados;
  • Melhores landing pages;
  • Page rank;
  • Pageviews;
  • Páginas/visita;
  • Bounce rate;
  • Palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio).

Acompanhe de perto o que é importante para sua empresa e meça o desempenho de suas ações de marketing, alcançando resultados que vão fazer toda a diferença para o seu negócio! Converse com a gente para saber definir os melhores KPIs para sua empresa acompanhar!

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