Como aplicar o conceito de humanização no e-commerce da sua marca

Já publicamos um artigo em nosso blog com dicas preciosas para criar um e-commerce de sucesso.

Não é nenhum segredo, mas sim um conjunto de táticas importantes e que devem ser lembradas por quem quer empreender no mundo digital.

Porém, como a concorrência também pode se beneficiar dessas técnicas, é preciso estar sempre à frente e pensar novas estratégias para atualizar seu negócio constantemente.

Hoje em dia, com a quantidade de concorrentes e marcas criando inovações, é imprescindível apresentar soluções personalizadas.

Mas a melhor estratégia de todas não se trata de um conjunto fechado de dicas, mas sim de ser capaz de personalizar suas inovações para cada perfil de cliente. Mas será que é possível criar essa exclusividade?

É aí que entra o conceito de humanização no e-commerce.

Humanizar seu e-commerce não é tão complicado quanto parece, mas deve ser uma estratégia aplicada com dedicação e realmente fazer parte dos valores da empresa, pois o consumidor percebe quando algum posicionamento é feito apenas para impressionar.

Anote algumas dicas para oferecer atendimento e soluções personalizadas para seus clientes:

Capriche no atendimento

Isso pode parecer básico, mas ainda existem muitas marcas que pecam no atendimento online ao cliente.

Não é suficiente apenas responder ao básico do que é perguntado pelos consumidores, mas sim ser proativo para resolver problemas, se interessar pela satisfação do cliente e garantir que a empresa estará lá mesmo depois de solucionada a questão, mantendo-se à disposição para o cliente ter confiança de que a marca sempre vai ser empática e estar disponível quando ele precisar.

Compra personalizada

Uma loja virtual padrão pode até ser funcional, porém é necessário ir além do básico caso você queira realmente realizar uma humanização no e-commerce e se destacar da concorrência.

Sistemas inteligentes que identificam peças de roupa no mesmo estilo que uma pessoa já demonstrou interesse, por exemplo, são essenciais para que seu cliente faça sua compra com mais itens no carrinho.

Ainda no exemplo de um e-commerce de roupas, é interessante criar soluções inovadoras, como a venda de looks completos por um preço único e até mesmo um sistema de compra rápida, onde o cliente não seja obrigado a fazer um cadastro extenso e cansativo apenas para gerar um boleto.

Uma estratégia que gera muitos resultados e faz o cliente se sentir lembrado é enviar e-mails para carrinhos abandonados, que pode converter com sucesso uma venda que teria sido perdida.

Dica: invista em um layout diferente e chamativo, além de caprichar na redação do e-mail para realmente converter o cliente que tinha desistido da compra.

Informações completas

O mínimo que se espera de uma loja virtual é que o produto à venda tenha informações básicas como tamanhos e medidas.

Porém, é possível ir mais além e oferecer uma vasta gama de informações para que o cliente não tenha nenhuma dúvida ao comprar pela internet.

Quanto mais detalhes sobre o produto você fornecer, mais chance tem de converter um cliente que tem receio de comprar pela internet.

Uma tabela de medidas padrão pode não ser suficiente dependendo do que o seu site comercializa: se você vende apenas camisetas estampadas, tudo bem ter uma tabela padrão. Mas se você vende peças de roupas variadas, por exemplo, é interessante cada produto ter sua própria tabela de medidas na descrição.

É comum vermos a informação de qual tamanho a modelo da foto está vestindo, mas para ir um passo além na completa humanização no e-commerce da sua marca, uma solução criativa é disponibilizar também as fotos dos clientes vestindo a peça de roupa.

Além de oferecer mais informações e gerar confiança em quem está interessado no produto, você pode aproveitar para fidelizar os clientes que já enviaram suas fotos, estreitando os laços entre consumidor e marca ao, por exemplo, oferecer um cupom de desconto na próxima compra para pessoas que enviarem fotos com seu produto.

Aposte no vídeo

Os vídeos são a tendência mais atual da internet. Não só apenas para os famosos youtubers, mas também para marcas que querem se aproximar dos consumidores.

Para diminuir a barreira que existe entre produto e cliente nos e-commerces, uma boa solução é investir em vídeos para demonstrar de perto o uso ou as características do que você está vendendo.

Assim, o cliente tem a chance de enxergar detalhes e texturas que não eram possíveis por foto, aumentando muito a oportunidade de venda.

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