Saiba como criar um e-book pode aumentar seus leads

Uma das táticas mais utilizadas do Marketing de Conteúdo são as iscas digitais.

O que é isso?

Basicamente, é uma forma de fazer com que pessoas interessadas em uma empresa forneçam seus e-mails e outras informações em troca de um conteúdo gratuito, interessante e que tenha relevância para elas.

Uma excelente isca na geração de leads e que serve para qualquer tipo de negócio é o e-book.

Ele pode ser direcionado a diversas personas e possui a grande vantagem de atingi-las em quaisquer estágios em que elas se encontram, não apenas aquelas que já efetuaram uma compra ou contrataram determinado serviço.

Dica da We.digi: saiba o que fazer com um lead recebido na sua empresa.

Se para algumas empresas essa já é uma atividade corriqueira, para pessoas que estão no começo da sua jornada empreendedora pode ser difícil saber como criar um e-book que gere resultados.

Por isso, é muito importante montar um processo de produção de conteúdo metódico, que siga etapas pré-estabelecidas, tornando o desenvolvimento do e-book muito mais dinâmico e efetivo.

Descubra como criar um e-book de qualidade para sua empresa e aumentar seus leads:

  • Determine qual é o seu propósito em fornecer o e-book. Ele será uma ponte para aumentar os leads? Uma forma de fazer com que seus leads entrem em contato com a sua equipe de vendas? Um meio de atrair novos clientes?
  • Com isso em mente, realize uma pesquisa no Google Analytics e verifique quais são os assuntos mais procurados pelos visitantes do seu site/blog. Isso será um facilitador para que você consiga desenvolver um material rico e bem estruturado.
  • Pegue referências do que tem sido falado no seu mercado, o nível de interesse das pessoas por determinado assunto, pesquise os concorrentes e se inspire para melhorar versões existentes ou até mesmo para criar algo totalmente novo.
  • Valide as ideias com setores da empresa que estão em contato direto com os clientes, ou com os próprios clientes através de entrevistas, pesquisas por e-mail e redes sociais. Ouça seu público e entenda seus problemas, desejos e necessidades.
  • Com o tema já escolhido, divida e defina os capítulos para facilitar o desenvolvimento do e-book no que se refere à linha de raciocínio, linguagem e escrita. Afinal, ele precisa ser consumido pelo leitor de uma forma eficaz e satisfatória.
  • Prefira parágrafos curtos, pois um bloco inteiro de texto pode se tornar cansativo de ler em uma tela. Além disso, parágrafos menores são ideais para melhorar o fluxo do texto porque adicionam mais espaço em branco, despoluindo visualmente o conteúdo.
  • Utilize negritos e itálicos para destacar frases, títulos, subtítulos e para ressaltar frases e ideias mais importantes. Outra forma eficiente de fazer isso é usando bullet points.
  • Apresente a imagem da sua empresa: utilize o logo e as cores que representam a sua marca. Assim sua empresa será lembrada quando o leitor for baixar outros materiais.
  • Procure utilizar imagens relacionadas com o tema escolhido para melhorar o visual do seu e-book e tornar a leitura mais agradável.
  • Crie uma Landing Page do seu e-book com uma correspondência visual entre os dois.
  • Desenvolva um texto atrativo que ressalte as questões que o e-book é capaz de solucionar.
  • Adicione as chamadas para ação em seu blog e no site para que seus visitantes fiquem cientes de que existe um material novo à disposição. Assim, você terá a chance de gerar novos leads que ainda se não encontram na sua base de contatos.
  • Faça uma revisão crítica do conteúdo que será abordado, leia e releia os parágrafos e sempre que necessário faça alterações para melhorar a qualidade do texto. Peça que outros profissionais da sua empresa leiam e façam considerações a respeito.
  • Veja se não há nenhuma informação e conceito errados ou explicações confusas e longas demais. Passe um pente fino na gramática para que seu e-book fique perfeito!

A partir do momento em que você sabe como criar um e-book, você é capaz de compartilhar todo o seu conhecimento com o leitor, se tornando referência nos mais diversos assuntos e fonte de futuras consultas.

Siga nossas dicas para construir um e-book de sucesso, busque a otimização contínua do processo para aumentar seus leads e melhorar consideravelmente os resultados da sua empresa.

Ainda não tem ideia de como criar um e-book? Converse com a We.digi e conte conosco!

Solicite um orçamento de Marketing Digital
Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Redes Sociais