A importância de atender bem seus clientes: dicas para SAC em redes sociais

A internet surgiu com tudo, causando uma grande revolução na comunicação e, consequentemente, modificando a forma dos consumidores se relacionarem com as marcas e empresas.

E hoje, graças às facilidades de interação e o caráter dinâmico das plataformas existentes, a prática de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) também mudou.

Solicitações, reclamações, sugestões e busca por soluções antes feitas exclusivamente por telefone, agora se propagam velozmente e com uma dimensão gigantesca nas redes sociais.

Diante desse cenário, as empresas devem priorizar um atendimento de qualidade, oferecendo ao seu público mais agilidade e eficiência na resolução dos seus problemas.

Além disso, fortalecer a imagem da empresa a fim de acumular aliados e defensores que podem ajudar e muito no processo de crescimento do negócio.

Mas como funciona a interação de uma marca nas redes sociais: respostas ao consumidor, comentários em posts, auxílio em dúvidas e demais aspectos?

Primeiramente é importante salientar que o SAC nas redes sociais se tornou um diferencial e uma necessidade para qualquer negócio, justamente porque elas se tornaram a "janela da alma” dos consumidores. Ambiente em que se expressam, colocam para fora suas insatisfações e querem ser ouvidos/atendidos nas suas necessidades.

Portanto, estar atento às opiniões, características e dores do consumidor é uma obrigação das empresas. A questão é se as mesmas compreendem isso e estão prontas para encarar esse desafio, não é mesmo?

Vantagens de utilizar o SAC nas redes sociais:

  • Facilita a resolução de problemas com maior agilidade;
  • Desperta a confiança de pessoas interessadas por seus produtos e/ou serviços;
  • Aproxima você do seu público e permite conhecê-lo melhor;
  • Estreita seu relacionamento com os clientes;
  • Melhora seu marketing;
  • Aumenta a audiência;
  • Desperta o interesse pelos perfis da sua empresa;
  • Favorece o feedback e as métricas (veja mais sobre esse métricas clicando aqui) ; 
  • Contribui para sua reputação.

Confira algumas dicas de SAC para redes sociais:

  • Tratar os clientes e potenciais clientes com simpatia e respeito;
  • Escrever comentários e enviar mensagens preferencialmente em tempo real ou pelo menos não ultrapassar 24h;
  • Alinhar os interesses com a equipe de atendimento para não haver contradição nas respostas;
  • Conduzir as respostas com clareza e objetividade;
  • Certificar-se de que o cliente tirou todas as suas dúvidas e se precisa de algo mais;
  • Estruturar as respostas de forma amigável e não mecânica. O ideal é automatizar apenas as dúvidas mais frequentes;
  • Desenvolver uma linguagem própria a fim de fornecer um atendimento personalizado;
  • Ser transparente e mostrar que a sua marca é humana e que se preocupa com o bem estar do consumidor;
  • Fornecer feedbacks dentro do prazo informado;
  • Procurar entender melhor as necessidades dos clientes;
  • Acolher sugestões e responder com melhorias;
  • Retratar-se imediatamente em caso de erros ou qualquer tipo de problema gerado pela empresa.

Você deseja investir em um SAC capacitado para atender bem os consumidores e fortalecer a imagem da sua empresa nas redes sociais?

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