5 dicas para escrever anúncios que convertem
anúncios que convertem

Qual é o segredo dos anúncios que convertem? Existe mesmo uma fórmula mágica que transforma um único anúncio em uma máquina de vendas? Se esse é o seu interesse já te adianto que não existe mágica, mas existem técnicas que podem te ajudar a potencializar o desempenho dos seus anúncios.

Há quem acredite que escrever um título é tarefa simples e rápida. Se a ideia é focar em anúncios que convertem, criar headlines estratégicas pode ser algo que realmente exige mais trabalho do que um texto mais volumoso, por exemplo. 

Nesse artigo, separamos 5 dicas para te ajudar a pensar estrategicamente na hora de produzir o conteúdo dos seus anúncios com foco em conversão e potencializar as vendas por esse canal. Confira!

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Copy para performance: Preparando textos de anúncios que convertem

Não enrole e vá direto ao ponto

Em meio a tanto conteúdo espalhado na internet, ser direto é um grande diferencial. Na hora de preparar a copy para os seus anúncios, é fundamental que esse conteúdo se assemelhe a um conteúdo orgânico. Faça esse exercício: comece escrevendo um título que você goste. Feito isso, escreva outro baseado no primeiro em uma versão mais curta, eliminando os elementos básicos para que fique mais conciso. Esse exercício vai te ajudar a chegar ao ponto da mensagem que você deseja transmitir ao seu público-alvo de forma muito mais direta.

Não foque no produto. Foque no seu público

O produto é importante, isso é fato. Mas quando o foco está inteiramente nele, as chances de se desconectar do seu público são grandes, tornando-se um grande problema para o seu anúncio. Afinal, o objetivo é criar anúncios que convertem e não que afastem o seu público de você. Ao criar os textos dos anúncios, é importante encontrar um equilíbrio entre os aspectos promocionais e valiosos. Vender é o objetivo, por isso deve ser feito de maneira que não pareça estar apenas preocupado com dinheiro. Esse tipo de comportamento pode passar uma percepção desagradável para seus clientes em potencial.

Não descarte as emoções

Os anúncios que convertem têm a capacidade de contar boas histórias e, utilizar as emoções nesse tipo de narrativa é uma ótima maneira de manter o título alinhado com o conteúdo do anúncio em si. Quando as emoções são bem aplicadas, a conexão entre marca e público é fortalecida, além de ser uma ótima maneira de chamar e reter a atenção. Quer saber como estimular a criatividade para ativar as emoções em seu anúncio? Antes de começar a escrever, pergunte-se sempre o que você deseja transmitir, por exemplo: o anúncio deve ser inspirador ou motivador? Chocante ou provocante? Amigável ou brincalhão? Entendendo qual será a direção que o anúncio deve seguir, o processo de trabalhar com as emoções se torna muito mais eficaz.

Transparência e relevância

Essa pode parecer uma dica vaga, mas acredite, sem essas características dificilmente será possível criar anúncios de convertem. A transparência está relacionada a ser honesto com seu marketing, simples assim. Não faça afirmações falsas, pois elas podem decepcionar seu público e prejudicar sua reputação. A relevância se torna essencial para chamar a atenção do público para o que eles realmente se interessem. Afinal, não tem nada mais chato do que ser impactado por anúncios de produtos que não fazem sentido, resultando em público desengajado e verba mal utilizada.

Não se esqueça do apelo final

Por último, mas não menos importante, ter um apelo final é tão importante quanto todas as outras dicas acima. Seja claro sobre a ação que você espera que o seu público tenha ao ver o seu anúncio. O CTA é a chave final que amarra a ideia central dos anúncios que convertem, podendo ser uma chamada para ação direta de compra, ou então para obter mais informações ou solicitar um contato, por exemplo. Lembre-se de sempre manter uma linha editorial para a campanha e insira o CTA de maneira alinhada ao restante do texto. De nada adianta criar uma narrativa e fugir dela no apelo final. 

Escrever anúncios que convertem pode ser muito mais fácil quando utilizamos técnicas bem direcionadas como as que você viu nesse texto.

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    Por Fabio Costa

    Head de Mídia
    Pai de um casal pimentinha
    Apaixonado por filmes e Copa do Mundo