O que é o Certificado SSL e porque você precisa dele no seu domínio

É fato que todos nós já nos sentimos inseguros navegando em alguns sites na Internet. Geralmente nossa reação é sair desse site o mais rápido.

Em compensação também já nos sentimos seguros em alguns ambientes ao ver aquele cadeado ao lado do endereço, e o navegador indicando o site como "seguro”.

Essa tecnologia se chama SSL, e abaixo vamos explicar melhor como funciona e quais os benefícios de tê-la no seu site.

 

O que é o certificado SSL?

 O certificado SSL (Secure Socket Layer) é um tipo de proteção para manter uma conexão segura com a Internet. Essa proteção impede que hackers e softwares maliciosos acessem e modifiquem informações transferidas, como números de cartão de crédito, documentos, informações financeiras e outros dados importantes.

Além disso, o Google já comunicou que a partir de Janeiro de 2017 o navegador Chrome exibirá um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras. Com isso, os sites que possuem o certificado SSL levam vantagem nas buscas do Google.

 

Razões para ter um certificado SSL no seu domínio

Segurança contra golpes online

Como já falamos anteriormente, a proteção contra golpes online é o principal motivo para a utilização do SSL. Com ele, muitas práticas criminosas podem ser evitadas.

Uma das formas mais comuns são os hackers criarem páginas falsas que simulam nos mínimos detalhes o site de outra empresa, conseguindo assim colher informações confidenciais das vítimas.

A principal função do SSL é confirmar a autenticidade de um site. Dessa forma as chances desse golpe acontecer são quase nulas.


Manter uma relação de confiança com os clientes

Apesar de muitas pessoas não conhecerem o certificado SSL em si, a proteção que ele gera já é conhecida. Principalmente nos casos de lojas virtuais, onde é comum verificar o cadeado ao lado do endereço antes de fazer um pagamento.

Numa época em que a relação de pessoas com empresas está cada vez mais próxima, a melhor forma de demonstrar respeito e criar uma relação de longo prazo com seus clientes é oferecer segurança com os dados deles.

 

Segurança para pagamento com cartão de crédito

 Para os sites e lojas virtuais que disponibilizam a opção de pagamento online por cartão de crédito o SSL é fundamental.

Além da questão de segurança, hoje as operadoras de crédito só liberam o uso do cartão de crédito para sites que possuem o SSL ativo, como medida de proteção contra fraudes.

 

Ajudar no ranqueamento do Google

 Diversos fatores influenciam o ranqueamento e relevância dos sites no Google. Desde o tempo do domínio, conteúdo do sites, link externos, entre outros. E desde 2014 o Google anunciou que um dos itens de ranqueamento é o SSL no site.

Apesar de ter um peso leve em comparação com outros fatores, cada vez mais o uso de SSL vem se tornando importante.

 

Ter informações mais detalhadas no Google Analytics

 Uma das maiores fontes de informação sobre os acessos de determinado site é o Google Analytics. E até nessa parte o SSL ajuda positivamente.

O SSL permite que o Google Analytics identifique todas as fontes de tráfego, diferentemente de sites sem navegação segura, onde se perde precisão.

 

Concluindo

 O certificado SSL está cada vez mais popular e vem se tornando indispensável para sites, lojas virtuais e aplicativos que possuem troca de dados.

Se você ainda não tem o seu, entre em contato conosco que podemos te ajudar.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário