O que é e como funciona o trabalho de SEO

Se você tem um negócio e deseja estar presente na internet, com certeza já sabe que a estratégia para se destacar é bem diferente da utilizada no mundo offline. Um bom trabalho de marketing digital usa o trabalho de SEO como parte importante dessa estratégia.

Mas afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que nada mais é do que a otimização do mecanismo de busca.

O que é um mecanismo de busca? Você com certeza conhece o maior deles: o Google é responsável por 90% das buscas feitas no mundo todo. Ou seja: se você quer que potenciais clientes encontrem sua marca, você precisa estar no Google e o SEO é a ferramenta necessária para se destacar entre os concorrentes.

SEO não são links patrocinados

Quando você realiza uma busca no Google, os primeiros resultados que aparecem no topo sempre são resultados pagos, o que significa que essas empresas utilizaram o Google Adwords para criar seus anúncios.

É possível identificá-los facilmente, através da tag "anúncio” que o próprio Google insere:

Após os resultados patrocinados, os que vêm em seguida são os que estão melhor rankeados, muito provavelmente por utilizarem técnicas de SEO em suas páginas.

Como funciona o SEO?

O Google se utiliza de robôs que escaneam automaticamente e periodicamente sites, páginas e blogs para analisar o conteúdo que é oferecido e classificá-los nas pesquisas de acordo com sua relevância.

Não sabemos precisamente todos os fatores que levam o Google a considerar um site relevante, porém alguns fatores são conhecidos por aumentar a importância de uma página, como o uso inteligente de palavras-chaves, qualidade do conteúdo, facilidade de leitura, links externos que apontam para seu site, entre outros.

Ou seja: trabalhando todo o conjunto de fatores importantes é possível criar relevância para o Google.

Porém, deve-se estar consciente que um trabalho de SEO é algo longo, pois os resultados duradouros podem demorar alguns meses e vários testes de otimização para surgirem e se firmarem.

Técnicas de SEO para aumentar a relevância do seu site

Existem algumas técnicas de SEO que podem ser trabalhadas no site para aumentar sua relevância e torná-lo mais fácil de ser encontrado nas pesquisas, conheça algumas:

1.Conteúdo de qualidade: escreva conteúdo realmente importante e que abrange o universo da sua marca.

2.Escolha de palavras-chaves: delimitar as palavras-chaves mais usadas é muito importante para ter um bom resultado. Você deve oferecer as palavras que o público está buscando.

3.Imagens com atributo alt: as imagens em seu site também podem (e devem) ser otimizadas.

4.URL amigável: criar um endereço para o link que contenha a palavra-chave relevante para sua marca conta muitos pontos para a busca orgânica do Google!

5.Escaneabilidade:o seu texto deve ser claro e objetivo, para ser de fácil leitura e não cansar seu público. Para saber mais sobre escaneabilidade, clique aqui.

Quer desenvolver um trabalho de SEO para sua marca?

Entre em contato conosco e aumente a relevância orgânica do seu site no Google!

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